O que é o Tantra?

publicado por
Prem Mukto
O Tantra é uma filosofia de vida milenar, criada há milhares de anos, passada de geração a geração. Um conjunto de ensinamentos e práticas que se mantém vivo até os dias de hoje.
A palavra “Tantra” vem do sânscrito “Tan” que significa expandir e “Tra”, que significa instrumento. Assim, o Tantra é um instrumento de expansão da consciência. Tantra quer também dizer “tear, tecelagem”, pois “percebe o universo como um tecido, no qual tudo se conecta”. É um processo contínuo de ascensão desta Consciência.
Para as pessoas tântricas, tudo no universo vive e tem consciência. E nós como parte desse Todo, somos esse Todo também. Consciência e energia estão associados e formam o universo.
Assim, a mente não detém de forma exclusiva a consciência. Pois essa consciência está presente em todas as nossa células. Para a pessoa tântrica, o corpo é o seu templo. O corpo não corresponde às limitações da mente. Quando o corpo se expande com as práticas tântricas, os condicionamentos da mente são dissolvidos, e a energia Kundaliní se eleva levando a um despertar da consciência.
Nessa experiência, não há separação. Tudo é vida. Todos estamos unidos com o Todo. não existe ego, não existem dogmas. Só existe o universo. Você se une a todos, ao universo e às estrelas.
Essa união com o universo é alcançada com as práticas de meditações ativas, bem como com as técnicas de massagem tântrica ou ainda por meio das vivências para casais.
É possível praticar tantra sozinha(o), com o parceiro ou parceira ou ainda em grupo. Tudo é permitido. Não há regras, pois o Tantra não é uma religião, mas sim uma filosofia de vida.
Pode-se praticar Tantra em qualquer atividade, comendo, bebendo, se exercitando ou no sexo. O Tantra apenas requer que você esteja presente no aqui e agora. E livre para transcender a sua mente, deixando o seu corpo falar por você.
Com amor,
Mukto
* Inspirado no livro “Tantra, Outra visão da vida e do sexo”, de André Van Lysebeth.
* Fotografia: Sharon McCutcheon on Unsplash