A estrutura de um bom artigo

Algumas dicas muito legais sobre como estruturar um bom artigo pra internet. Para quem deseja escrever e publicar artigos na Rede, vale muito ler essas dicas de ouro do Neil Patel, referência em marketing de conteúdo:

  1. Você e Eu – use as palavras “você” e “eu” para que o post soe como uma conversa. Por exemplo “Você não odeia quando as pessoas te dizem que certas coisas não são possíveis? Eu, pelo menos, odeio.” Vê como parece uma conversa?
  2. 3 seções – um post deve se estruturar com 3 seções principais: introdução, corpo e conclusão. Quando você estrutura todos os seus posts da mesma forma, seus leitores vão saber o que esperar e vai ficar mais fácil para eles passarem o olho pelo seu conteúdo (a maior parte dos seus leitores vai só passar o olho, não ler).
  3. Conclusão – a conclusão deve ser intitulada “Conclusão”. A razão disso é que praticamente 8% dos seus leitores vão descer até o fim do seu post para ler a conclusão. Se eles gostarem da conclusão, eles vão voltar para o início e ler o resto.
  4. Subtítulos – o corpo do texto deve conter subtítulos, assim fica mais fácil para as pessoas passarem o olho. Os subtítulos devem descrever do que trata a seção, e se você conseguir colocar palavras-chave de forma natural ao longo dela, ótimo. Só não force.
  5. Parágrafos curtos – tente manter os parágrafos com até 5 ou 6 linhas no máximo. É mais fácil para os olhos, principalmente quando se lê no celular.
  6. Fatos e dados – use métricas e dados para embasar seus argumentos. Fique à vontade para fazer referências a outros sites e linkar para eles. Isso vai validar seu conteúdo e te promover como uma autoridade ao longo do tempo.
  7. Imagens – use capturas de tela e fotos para transmitir melhor sua visão. Algumas pessoas aprendem de forma mais visual, então use imagens quando fizer sentido. Se você for usar imagens de outra pessoa, procure informações sobre direitos autorais e não deixe de citar suas fontes.
  8. 2.000 a 3.000 palavras – Isso varia de acordo com a área, mas, se você está num ramo competitivo, estabeleça a meta de 2.000 ou mais palavras por post. Eu mostrei no início desse post como o Google prefere conteúdo de pelo menos 1.890 para ranquear na primeira página. Se você não estiver em um ramo competitivo, você pode escrever menos de 1.000 palavras. Com o tempo, você pode voltar para os posts que ganharam mais tração e expandi-los.
  9. Títulos precisam ser incríveis – 8 em cada 10 pessoas vão ler seu título, mas só 2 em cada 10 vão clicar e ler o resto do post. Antes de clicar “publicar”, dê uma olhada nessas métricas do Buzzsumo sobre títulos atraentes.
  10. Termine com uma pergunta – finalize sua conclusão com uma pergunta. As pessoas estarão mais inclinadas a deixar um comentário quando você faz uma pergunta. Não deixe de fazer isso para obter engajamento.

Agora que você já conhece o processo de escrita, é hora de ter ideias de assuntos. A maneira mais fácil de saber o que está em alta é digitar palavras-chave no seu espaço no Buzzsumo.

Atividades da Terapêutica Tântrica

Outros artigos interessantes para você