Força de vontade e auto estudo: o Tantra do dia a dia




força de vontade e o tantra

A vida “boa” é aquela com consciência de si e das interações de si com o outro. Nesse sentido, tem tudo a ver com a forma como você se comunica consigo mesmo (auto estudo) e como transforma sua força de vontade em “vida real”, ou seja, suas realizações. O problema das histórias é estar pela metade muitas vezes: somente a parte “bem sucedida” passa pra frente. Dificilmente as pessoas falarão sobre momentos “não tão bons”, como as tristezas e as raivas. Além disso, sempre temos a impressão de que um gênio da lâmpada apareceu e resolveu tudo.

Quando paramos para pensar no significado de sucesso, ele tem muito a ver com a forma como lidamos com o Tantra. Na etimologia da palavra, “ sucesso “ se combina com a sucessão de eventos. Agora, o que sucede ao que? Por isso, aprender Tantra é tão útil: ele não busca “grandes passos”. Pelo contrário, você atinge o sucesso através da redenção do dia a dia. O desapego presente é importante, porque sem ansiedade, você foca no aqui e agora. E isso faz toda a diferença.

As pessoas bem sucedidas são bem sucedidas em uma coisa que o Tantra te ajuda de forma maestral: estar no presente. Ou seja, estar no presente significa integrar seus corpos emocionais, espirituais, mentais, e físico. Isso, em termos básicos é: meditar. Quando se trata de meditar, existem muitos equívocos. É possível meditar comendo, meditar fazendo sexo, meditar conversando com alguém.

Um olhar para o interior: encontrando a força de vontade através do auto estudo

Normalmente as pessoas focam nos sentidos externos, mas uma esfera importante do sentir envolve o interno. Perceber o sentir interno é importante para o dia a dia. Integrar a mente com o processo, tem tudo a ver com o Tantra: a mente não é boa para tomar decisões. As decisões vão se suceder! A mente é uma ferramenta interessante para você decidir o que fazer com o seu tempo: o presente divino.

É aquilo: se organizar direitinho, todo mundo transa. Mais ou menos assim, se você organizar seu dia a dia direitinho, você vai conseguir atingir sucessões de eventos favoráveis à sua vida. Integrar seu externo com seu interno parece um grande desafio. No entanto é uma tarefa simples quando você olha para o aqui e agora e realiza ações integradas com o seu sentir e pensar.

Na prática, quando estamos ansiosos a mente vai pro futuro, não permanece no presente. E a maior das pessoas, está com a mente dissociada do aqui e a gora. Assim, o Tantra ajuda muito no processo do bem estar e do estar consigo mesmo. Esse processo de integrar o aqui e agora com seu eu interior ajuda em absolutamente qualquer aspecto da vida. É ir no seu ritmo, e olhar mais para o ritual do dia a dia.

Publicado originalmente em https://attitudetantra.com em 31 de Maio de 2021

saiba mais

Deva Bebaak (Breno)

A primeira massagem tântrica que eu recebi me fez sentir integrado ao mundo por vários dias consecutivos: uma sensação incrível de união (yoga) com a humanidade e de sincronicidade da existência. A partir de então decidi seguir na trilha da Capacitação Terapêutica para poder levar [...] Abrir perfil completo




---