Educação Tântrica
por Lukas Sato, idealizador da Educação Tântrica
Eu sou um sonhador e sinto que a capacidade de sonhar está intimamente ligada a uma atitude interna que promove o desenvolvimento humano. É um ponto futurístico na linha da vida que necessita que no dia de hoje façamos os movimentos necessários à realização. A jornada rumo à realização geralmente envolve acessar nossas curas, é preciso sair das ilusões, das fugas, dos medos, do sofrimento e das máscaras e assumir a responsabilidade de ser você mesmo.
Nesse sentido, acredito que é importante ter uma postura de autodescoberta e autoconhecimento, buscando entender nossos limites e potenciais, trabalhando para desenvolver nossa capacidade de enfrentar os desafios da vida de forma corajosa e positiva. A jornada pode ser difícil e desafiadora, mas é através dela que aprendemos e nos transformamos. Acredito que essa transformação é fundamental para que possamos viver plenamente nossas vidas, ancorados nos propósitos da alma.
Atualmente, vejo que a habilidade de pensar e agir de forma inventiva precisa estar em harmonia com a realidade. Afinal, de nada adianta viver em um mundo de fantasias, pois na vida real, que ocorre diariamente, precisamos nos adaptar às situações que se apresentam e não apenas seguir nossas vontades imaginárias. Consegue perceber a grandiosidade desse movimento?
E foi isso que aconteceu comigo: as respostas para minhas inquietações surgiram por meio da exploração do caminho terapêutico, baseado no corpo e no método tântrico. Aos poucos, fui me desvencilhando dos jogos do ego, onde eu queria mudar o mundo, e descobri que não tenho a intenção de mudar o status quo social, pois preciso focar no que realmente posso fazer, que é o meu trabalho interno. Gandhi fala sobre isso:
"Seja a mudança que você quer ver no mundo"
A partir dessa análise interna, comecei a desenvolver a visão tântrica do despertar do grandioso potencial humano e percebi que a educação é o movimento necessário que precisamos fazer em direção à transformação pessoal e, consequentemente, social. Essa é uma visão baseada nos ensinamentos do grande e necessário Paulo Freire.
A Educação Tântrica tem como base quatro pilares fundamentais: segurança, respeito, ética e consentimento. Esses pilares são essenciais para oferecer ao praticante a possibilidade de explorar a conexão entre corpo, emoções e os caminhos do coração, que é a espiritualidade, de forma autônoma e consciente, ou seja, o(a) educador(a) tântrico(a) coloca-se a serviço da transformação humana, criando um ambiente seguro e acolhedor para que o aprendizado seja construído por meio da experiência em primeira mão, gerando um campo propício para a reflexão interna, valorizando a subjetividade e singularidade de cada indivíduo, respeitando suas diferenças e buscando compreender suas demandas específicas. Dessa forma, o educador tântrico busca promover o desenvolvimento integral dos participantes, estimulando o autoconhecimento, a autotransformação e o despertar da consciência.
Encontre um Educador Tântrico
Lukas Sato
- A Educação Tântrica possui 3 pilares fundamentais para uma atuação responsável e terapêutica: Segurança - Respeito e Consentimento
- São Paulo (Capital)
- Rio de Janeiro
- Itapeva + 1 cidade
- Perfil Completo
Nayano Prem
- Tantra Goiânia, Brasília e Brasil.Se permita viver essa experiência com o TANTRA
- Brasilia
- Goiânia
- Rio Verde + 4 cidades
- Perfil Completo
Próximos Eventos de Educação Tântrica
Tantra: contextualização.
O trabalho que promovemos por meio da educação tântrica na escola Aos Caminhos tem como ideal o resgate da visão de mundo da tradição tântrica, que é ampla e muito profunda. Consideramos o Tantra como um sistema de apoio e desenvolvimento da vida humana, que contempla tanto a realidade física quanto a espiritual, sem negar qualquer aspecto da vida em detrimento de outros. Para o Tantra, tudo faz parte de uma só consciência.
Durante o seu desenvolvimento corporal, mental, emocional e espiritual, você provavelmente já ouviu falar da palavra "Tantra". No entanto, é comum associá-la apenas a práticas, jogos ou experiências relacionadas à sexualidade humana, em particular, ao sexo, que é uma das formas de manifestação da nossa sexualidade. Não estou aqui para julgar ou repreendê-lo(a) por esses pensamentos e talvez ações. Em vez disso, proponho uma organização cognitiva por meio da teoria para que você possa se livrar de qualquer preconceito que possa ter sobre o Tantra, independentemente do conhecimento que acredita ter sobre ele. Como costumo dizer: desidentifique-se ao entrar. Dessa forma, é possível estabelecer um ambiente seguro, responsável e ético para a experiência corporal. É nesse lugar que a alquimia tântrica floresce.
É importante estudar a história do Tantra para promover uma integração entre filosofia tântrica e o(a) Educador(a) Tântrico(a), gerando mais confiança e evitando que você divulgue informações falsas. Além disso, o conhecimento sobre o Tantra pode ajudá-lo(a) a crescer como pessoa e expandir sua compreensão do mundo. É fundamental deixar de lado as concepções enganosas sobre o Tantra e compreendê-lo tal como é. Isso requer um processo de desapego das nossas próprias expectativas e visões, que muitas vezes são afetadas pela nossa machucada história pessoal. Embora seja um desafio, este processo nos fornece uma base sólida para compreender as dificuldades humanas envolvidas no processo que chamamos de vida. Meu objetivo é que você se aproxime da essência tântrica, permitindo a ampliação dos seus horizontes, sem torná-lo(a) alguém inacessível que acredita ter toda a sabedoria em suas mãos.