Delerium foi uma das melhores coisas que fizemos para o nosso relacionamento. A forma natural e segura com que as atividades são conduzidas fazem com que qualquer receio ou tabu inicial perca todo o sentido logo nas primeiras atividades.
L. C.
Experimentou Delerium
com Premali
e Shantideva
em 18/01
Foi uma experiência incrível de auto conhecimento e prazer. Prem Gaya é de um profissional e de uma sensibilidade imensa com os aprendizes! Agradeço a todos envolvidos, com certeza pretendo me aprofundar ainda mais no Tantra!
Cristiane Rochembach
Experimentou Delerium
com Gaya
em 26/10
Posso falar que todas as dinâmicas realizadas foram significativas pra mim, optar uma dinâmica por outra acho que seria injustiça da minha parte. Os efeitos foram ótimos, as sensações de prazer foram muito boas, e afirmo que foram muito mais do que isso, nada do que senti passa perto do que qualquer coisa que eu tenha vivido. É simplesmente inexplicável.Consegui me ver melhor, me entender melhor, vencer alguns medos, entender melhor a minha esposa, conhecê-la melhor e muito melhor. Realmente palavras não há como descrever o que vivi, o que aprendi, tem que ser vivenciado. Posso afirmar sem qualquer dúvida que foi o melhor curso que fiz na minha vida( e olha que já fiz muitos), o estado tranquilo, zen, em que me encontro, simplesmente nunca estive assim. Esse curso, se todos fizessem poderia mudar o mundo. Muito obrigado
C. F.
Experimentou Delerium
com Vijaya
e Nutano
em 24/05
Acho que como todos que leem sobre a Delerium no site, estava curiosa de mais para saber como seria essa experiência e como um conteúdo desse nível seria ministrado. Que grata surpresa a minha ao poder vivenciar essa experiencia, muitos conhecimentos novos, quebras de paradigmas e o mais surpreendente: tudo, absolutamente TUDO, conduzido pelos facilitadores de uma forma profissional, bem-humorada e muito leve. A experiencia de estar em um grupo também foi muito surpreendente, é um ambiente de extremo respeito entre todas as pessoas e a troca de experiencias ao final do trabalho é algo enriquecedor. Farei este workshop novamente e faço questão que seja em grupo! Quanto aos resultados, ah os resultados.... INCRÍVEIS! A descoberta da potencialidade do nosso corpo fisico e nossa capacidade de amar e se doar, para mim , foram os pontos mais marcantes desse trabalho!
Joice C.
Experimentou Delerium
com Shantideva
e Premali
em 21/09
Curso surpreendente! Do inicio ao fim, cada momento, uma surpresa e um nível mais elevado de conhecimento a si mesmo e a seu parceiro.Após o trabalho eu estava em êxtase total! Minha vontade era de falar para todos que conheço o quão foi benéfico esse trabalho para meu relacionamento. Hoje estou mais calma, porem a melhora no relacionamento com meu marido permaneceu. Estávamos em crise, e eu queria me separar, hoje não vejo mais a separação, sei que ainda temos muito a conhecer um no outro.Quero fazer um elogio aos terapeutas que passaram todo o conteúdo de forma clara e super profissional. Em momento algum nos sentimos constrangidos ou tímidos, por fazer algum exercício nus. Simplesmente perfeito!
C.T.
Experimentou Delerium
Sempre me sinto nas nuvens qdo faço o trabalho. Sair da rotina, poder se conectar com a parceira, o ambiente da Comunna, tudo é mágico!Tenho um carinho especial pela Delerium porque foi o primeiro workshop que fiz com a Flávia a 2 anos atrás na Comunna e foi depois da Delerium e de todo o efeito que ela proporcionou em nós que resolvemos assumir nossa homossexualidade e viver nossa relação com todo amor e intensidade que vivemos diariamente! Reviver esse momento a cada ida a Comunna, a cada Delerium é maravilhoso! São só recordações boas e gratidão!
T. V.
Experimentou Delerium
com Premali
e Shantideva
em 18/01
Já logo no início da experiência, notei uma conexão muito forte e jamais vivenciada com meu parceiro, essa conexão olho no olho que diz tanto de mim, diz tanto dele e em fim diz tanto de nós. Notei que nunca havíamos nos olhado tanto como nesse dia, esse olhar penetrou por dentro e o que inicialmente até induziu ao riso, nos tava levando a um uns soluços e respiração profunda, era a preparação para o choro. O choro não ocorreu pois os capacitadores já direcionaram para um outro movimento (Porém acho significante trabalharmos isso em casa com maior relevância). No mas, fiquei muito feliz em poder apresentar ao meu companheiro essa dimensão que foge ao nosso tradicional no ocidente, e que cá entre nós é muuuuuuito mais prazerosa rs. Já estamos nos programando para deixar nossos momentos ainda mais mágico e pleno, e mergulhar nas técnicas e meditações passadas que fizeram tanto efeito sobre nós. Pretendemos voltar para mais encontros da e posteriormente ao nível avançado.... Gratidão por podermos vivenciar experiencias tão ricas e abundantes que repercuti em todos os aspectos >span class="il">de nossa vida.
Jaíne Beatriz
Experimentou Delerium
com Premali
e Shantideva
em 15/02
A vivência inteira foi muito significativa, mas como pontos que se destacaram, ressalto o yab yum e a massagem yoni. A sensação foi de maior integração, tranquilidade e cumplicidade com o meu parceiro.
Luciana J.
Experimentou Delerium
com Nutano
e Vijaya
em 26/11
Me surpreendi de forma positiva com o treinamento individual que fizemos eu e meu esposo. A Terapeuta Fabiana é extremamente profissional e sensível ao perfil do casal. Despertou meu interesse pelo tantra e certamente farei outros cursos que venham a ser disponibilizados em Curitiba.
D.S.R.
Experimentou Delerium
com Fabiana
em 13/08
Experiência única que me guiou em vários momentos da minha vida e do meu relacionamento com o outro e comigo. Foi perfeito!
Juliana Andrade
Experimentou Delerium
com Jéssica
em 19/03
Em mais um dia como em tantos outros que vivi eu me angustio com a vida de metas em horário comercial com folga no fim de semana. Não é possível que seja só isso, essa existência tem que significar algo mais. Mergulho em buscas, contatos, caminhos que sejam possíveis de encaixar nessa vida que tenho hoje e me apego, não posso abandonar. A vontade é ser livre, por a cara no mundo, vagar sem planos, mas o apego não deixa. Tenho a família, as responsabilidades, uma carreira. E o mais pesado, tenho a mim mesma, a gestora de projetos. Não é a hora de pular da ponte ainda. Então minha alternativa é uma fuga num fim de semana prolongado e programado. Acho que dá. E nem sei como cheguei a um vídeo de um casal que relatava a experiência na comunna. Gostei, pulei várias partes, adorei o fato de nem existirem palavras pra descrever a experiência. Entrei no site indicado, vi a programação. O vídeo do casal já me abriu muita expectativa, então, muito por cima fiquei com 3 palavras-chave na cabeça: montanha, casal, sexo. Só dá pra querer, né? é o que eu vou fazer. Valor do investimento ok, programação numa data que incluía fim de semana, totalmente possível.
Cozinhei dentro de mim a ansiedade, pensando somente dentro da minha cabeça, sem procurar muita coisa por fora. Há alguns anos eu queria muito me entregar a algo de coração aberto e pedi ajuda pra um amigo. Ele me disse: esteja em tal lugar, com trajes de banho, no dia e horário tal. Vai de coração aberto e você será bem tratada. Me segurei e quase explodi pra não fazer perguntas. Tentei deixar do lado de fora do portão todos os meus preconceitos, mas é claro, eles foram comigo. Por outro lado, pensei: Foda-se! Bora lá pra essa ayahuasca. Pois na minha cabeça, pra sair do corpo e principalmente, da mente, tem que ser forte, tem que ser droga e tem que dar um knock-out na minha necessidade de controlar tudo. Chegando lá, o evento foi uma roda de mulheres em um temazcal, uma celebração do feminino, dos ciclos, da conexão com a nossa natureza. Não foi fácil, mas me desarmou de todo arsenal de perguntas. As mulheres todas ali vulneráveis, em uma busca, e a merda de estar perdida no mundo unia a todas naquela cerimônia. A partir desta experiência e reunindo com outras tantas, entendi que meu caminho para me entregar com a intensidade que eu queria era desconhecer. Quanto menos eu soubesse, mais eu colhia.
A parte difícil era convidar meu parceiro. Pensei em tantas estratégias e na hora de falar não elaborei muito. Só comentei que queria fazer uma proposta, ele ficou desconfiado, mas curioso. Levei uma semana até compartilhar a página. Já pensei que vinha um “Não, você sabe como sou quadrado”, como veio em outras conversas. E nisso eu já pensava na estratégia 2, usando todo o poder de persuasão e síntese, como um slogan irresistível desses que te convencem a comprar um iphone de 5 mil reais: 3 dias na montanha transando comigo. Gente, quem diz não pra isso? Pra minha surpresa, não precisei apelar muito e a resposta dele foi: “vamos, mas não vai me enfiar numa roubada”. E depois a chuva de perguntas: “mas o que é? o que que tem que fazer? Tem que ficar pelado? Quem são essas pessoas? Quantas são?” E eu não tinha resposta pra nada disso, e não me importava em ter. Mas fui ler mais sobre isso e ao menos pude responder que a parte de ficar pelado é isso mesmo. Pensando do meu lado: oba, vai ser fácil arrumar a mala! e pensando no lado dele, com a possibilidade dele negar tudo. Pedi pra ele pensar, pois se esse fosse um impedimento, já não ia rolar.
Mais uns dias se passaram e ele quem veio me cobrar: já fez a inscrição? E então fizemos juntos. Ao preencher a ficha de inscrição já notei o tamanho da desconexão das nossas expectativas, ele querendo abrir o mínimo possível, falando pouco, quase nada ou “sei lá” pra maioria das questões, pensando em limites e regras e eu ultrapassando o limite de caracteres em elaborar as respostas (logo eu, a pessoa sem expectativa). Voltei à premissa de palavras-chave para descrever sobre ambos e foi. Muito prático e impulsivo, ele já comprou passagens, já se programou para liberar o fim de semana pra viagem. Achei engraçado ele dizer que teria vergonha de ficar pelado na frente dos outros. WHAT? Amado, com esse corpo lindo, barriga tanquinho, bunda atleta, pau lindo, dentro de todos os padrões estéticos possíveis, é você quem tem medo de se despir? Guardei pra mim esse comentário, pois a gente não pode ficar inflando muito o ego de um homem, pois eles ficam insuportáveis.
Foi então me despindo da expectativa (risos) que fui para o Delerium com as minhas três palavras chaves e arrastando meu homem. Pensei, bem, no pior dos casos, se for muita informação pra ele (veja bem, qualquer resistência só pode vir dele. AHAM), o pior que pode acontecer é a gente dar umas passeadas aí por essas montanhas e ficarmos juntinhos. Quando a Ratna perguntou na entrada: “Alguma restrição alimentar?” respondi que não, e já me veio na cabeça o listão de restrições não alimentares. Mas ela não pediu essa aí, guardei pra mim, mas tava tudo aqui, tanto a minha lista quanto a do meu parceiro. E já na sexta-feira, primeiro tapa na cara. Um lugar totalmente sem regras, a única regra que tinha era não transem. E eu achando que não tinha criado expectativa e superado o controle (TOMA!). Ainda bem que não precisei usar aquela minha segunda estratégia de convencimento, pois ganharia o NOBEL da mentira de 2020. Cheguei ali na porta daquele salão com todos os meus planos de contenção em caso de incêndio. Se meu amor não quisesse ficar, partiríamos, se eu sentisse que era cilada, tínhamos o contato do uber que nos trouxe, se tivesse alguma atividade que fosse além das capacidades, sou totalmente excelente em dizer não. Tirei os chinelos na entrada, mas estava eu encarnada na deusa Athena, pronta pra guerra, cheia de vontade de passar por cima de tudo. Mas não precisei remediar nenhum plano. Já naquela primeira conversa no salão, já no primeiro olhar com os facilitadores larguei meu escudo e espada ali mesmo, me despi. Não é necessário estar armado quando não tem ameaça.
Primeira noite e vivemos algo que tinha se perdido há tanto tempo, retomamos o quanto é bom e fácil se perder um no olhar e nos braços do outro. Comentei à noite que tinha sentido nele cheiros que nunca havia percebido. E veio o sábado maluco que me fez chorar, perder a noção do tempo, do espaço, de formigar a pele. Falaram de feromônios e isso se ligou com o meu comentário da noite. Veio o grounding, Reich, e tudo casou com algo que já me era familiar de alguns anos de terapia. E tudo foi se conectando de um jeito que não sei se fui em que achei Delerium ou se foi o treinamento que me achou. E veio o testemunho do meu par pra minha jornada de conhecimento e viemos juntos para o mundo sensorial. E o quadrado do meu companheiro aceitou todos os desafios bravamente, cruzou barreiras, se permitiu mergulhar. Ele não é quadrado, não há necessidade de se impor essa barra baixa pra diminuir a responsabilidade de se entregar. Ele é completo e eu também, vivemos ritmos diferentes, que se re-sincronizaram, com muito respeito pelo tempo e forma do outro. Domingo chegou com gentileza, nos convidando para vivermos o que seria a nossa construção a partir deste fim de semana. Ainda somos um casal de poucas palavras e de muito carinho. Não vou colocar mais definições sobre o que foi a experiência, pois ela ainda está sendo, o processo de digerir e assimilar está em curso. Enquanto eu vivo fica difícil saber o que é, talvez lá na frente eu consiga olhar pra esse momento e descrever o que foi.
Preciso agradecer pelo formato da condução. Somos educados para o sexo na aula de ciência, que usam termos que distanciam da nossa realidade e ainda engatam um discurso do medo conectando sexo à gravidez na adolescência e DST. Em algumas famílias, não se fala sobre isso. Nas novelas e filmes, tudo insinuado, fazendo parecer que um relacionamento é mágico e espontâneo. Nas rodas de amigo, sexo é forma de contar vantagem, é difícil abordar, o discurso vem enviesado e não necessariamente verdadeiro. E aí restam os filmes pornôs, que é nossa única chance de ver alguém transando e que criam um mundo performático, estético e paucêntrico que foge do real. Mas é com esse material que aprendemos. E aí veio este fim de semana. Uma programação mínima e fico pensando que esse material em outras mãos poderia virar um produto daqueles tipo shoptime: cansado do sexo sem graça e rotineiro? Entediado em seguir o protocolo? O dia a dia estressante tornou o sexo mais um compromisso na sua agenda? Seus problemas acabaram! Ou uma promessa egocêntrica daqueles gurus: EU criei um método infalível de superação. MOSTRO o caminho da verdade, após conhecer meus ensinamentos a sua vida será transformada. Cansei de ver homem dizendo como deve ser a mulher, padre fazendo aconselhamento de casal sendo que o cara vive sozinho, meritocratas privilegiados contando uma jornada do herói como se não tivesse nascido numa elite cheia de escolhas.
Não sei quantos outros casais conduzem este treinamento, só quero dizer que vocês fazem disso tudo algo muito especial, a forma descontraída e leve faz toda a diferença. A forma sem forma, intuitiva, orgânica, que vai sendo construída à medida que evolui, que mostra toda a vulnerabilidade de um casal em construção, abordam as dúvidas, colocam o humor do processo da descoberta, se expõe de uma forma tão crua, partilham as inseguranças que são naturais em todo processo de quebra de paradigmas. Premali falou sobre a responsabilidade com a verdade e adorei ver que o que foi dito é o que foi visto. Tem verdade sim, tem verdade MESMO! É lindo ver a demonstração, a forma gentil de como vocês se tratam e partilham a palavra, é uma dança. O que faz disso tudo um momento mágico está na forma, no convite despretensioso e fluido. O que permitiu a minha entrega ao processo foi além do objetivo do treinamento. Vocês, maestros da facilitação é que abrem os caminhos pra que a gente pise sem medo. Não há nada mais convidativo do que a não obrigação. Obrigada por vocês serem vocês.
M.
Experimentou Delerium
com Shantideva
e Premali
em 06/10
Quando li pela primeira vez sobre o curso delerium achei que nunca conseguiria participar de uma proposta como esta. Li vários depoimentos, reportagens, conversei com meu companheiro e fui aos pouco vencendo as resistências. Mesmo assim, entre a inscrição e a ida à Comunna foram muitas dúvidas e muita vontade de desistir. Chegamos na Comunna atrasados, estava muito tensa, a atividade havia começado a poucos minutos. Quando entramos no salão e todos estavam sentados ouvindo atentamente o Shantideva e a Premali, fui ficando mais tranquila e assim foi durante todas as atividades. Todas as práticas foram conduzidas com muito acolhimento, profissionalismo e respeito. Aos poucos fui ficando a vontade e vendo um novo mundo de possibilidades a minha frente. Foi uma experiência muito interessante com quebra de paradigmas. Pretendo fazer o curso mais vezes para explorar melhor ainda todas as possibilidades do curso.
P. G.
Experimentou Delerium
com Shantideva
e Premali
em 25/07
A dinâmica mais significativa de todas, foi receber a yoni massagem. Foi impressionante! Uma emoção, um sentimento de amor tomou conta de mim. E ainda sinto seu efeitos mais de uma semana depois. Foi lindo! Acho que posso dizer que foi um contato com o sagrado em mim. Antes disso, fui tomada por uma gargalhada intensa. E a integração desse momento foi linda também. Chorei de emoção. Depois foi ótimo fazer a lingan massagem no meu marido, principalmente por ver a satisfação nele, foi intenso e muito bom também.
Após o trabalho me senti ótima. E, nesse momento me sinto muito bem. Parece que nossa relação ficou mais harmoniosa, com mais carinho e paciência.
Juliana de Azevedo
Experimentou Delerium
com Gaya
e Gajanam
em 16/05
Não tinha ideia do que ia encontrar no treinamento porém superou todas e quaisquer expectativas. Foi uma experiência inesquecível e transformadora.Valeu muito ter participado.
R. R.
Experimentou Delerium
com Shantideva
e Premali
em 11/08
Estamos juntos há mais de trinta anos e temos uma linda vida juntos em amor e harmonia, com dois maravilhosos filhos-seres que nos deram a vida. Embora tivéssemos uma sexualidade e intimidade que nós pensamos ser muito amorosa e prazerosa, vimos que no tantra haveria algo além e nós queríamos experimentar. Nós contatamos Leila e decidimos fazer massagem tântrica e treinamento de delerium para casais. A massagem tântrica já era a porta para algo desconhecido e a experiência de Delerium é algo inimaginável, embora tivéssemos lido sobre o que era, uma experiência que se sente em outro nível, sem uma mente, sem ego, uma conexão profunda, apenas expandir e sentir. Leila criou um ambiente de total respeito, profissionalismo, amor e contenção, onde a entrega veio naturalmente. A conexão com ela foi instantânea.A experiência é muito difícil de contar com as palavras, já que se chega a um novo estado em que as palavras se afastam da mente e não conseguem descrever a vivência. Você sente um enorme “vazio”(espaço sagrado)e silêncio. Um estado de prazer e energia expandidos, você sente um amor que invade tudo.Nem o melhor orgasmo que eu poderia ter experimentado antes chega perto dessa nova experiência ...Gerou uma nova e bela reconexão do casal, o começo de um caminho que queremos percorrer, um caminho para algo mais alto e indefinível, um estado de prazer além do corpo e da mente, algo celestial. Voltamos com amor e energias renovadas, que brotam do corpo e inundam nosso meio ambiente. O que sentimos por Leila e essa experiência é imensa gratidão e amor.Uma dica: Encoraje e entregue-se totalmente que o que nos espera é divino.Tere y Nico / Maio 2019Mensagem Original: Hace más de treinta años que estamos en pareja y tenemos una hermosa vida juntos en amor y armonía, con dos hijos-seres-maravillosos que nos regaló la vida. Aunque teníamos una sexualidad e intimidad que creíamos muy amorosa y placentera, vimos que en el tantra habría algo más allá y quisimos experimentar. Nos comunicamos con Leila y decidimos tomar el masaje tántrico y el entrenamiento delerium para parejas. El masaje tántrico fue ya la puerta de entrada a algo desconocido y la experiencia de Delerium es algo inimaginable, por más que habíamos leído de qué iba, una experiencia que se siente a otro nivel, sin mente, sin ego, una conexión profunda, sólo expandirse y sentir. Leila generó un ambiente de total respeto, profesionalismo, amor y contención, en donde la entrega se dio con toda naturalidad. La conexión con ella fue instantánea.La experiencia es muy difícil de contar con palabras, ya que se alcanza un nuevo estado donde las palabras se alejan de la mente y no pueden describir la vivencia. Se siente un vacío y un silencio enormes. Un estado de placer y energía expandidos, se siente un amor que invade todo.Ni el mejor orgasmo que podía haber experimentado antes se acerca a esta nueva vivencia…Nos generó una nueva y hermosa reconexión de la pareja, el comienzo de un camino que queremos recorrer, un camino a algo superior e indefinible, una estado de placer más allá del cuerpo y la mente, algo celestial. Volvimos con un amor y energías renovados, que nos brota del cuerpo e inunda nuestro entorno. Lo que sentimos por Leila y esta experiencia es una inmensa gratitud y amor.Una dica: Animarse y entregarse totalmente que lo que nos espera es divino.
Tere y Nico
Experimentou Delerium
com Leila
em 17/05
Fabi e Bebak foram super profissionais. Nós aprendemos muito na delerium e saímos de lá com muito mais intimidade e confiança.
Ana
Experimentou Delerium
com Fabiana
e Breno
em 01/11
Meu relacionamento com meu parceiro já se estende por vários anos, não temos duvidas dos sentimentos que temos um pelo outro, mas sempre estamos em busca de coisas para a manutenção da nossa rotina como casal e foi assim que chegamos a Delerium. Não conhecia o tantra, mas pesquisei muito e a cada nova informação eu estava mais decidida a ir conhecer essas práticas. Ficar nua na frente do grupo não foi um empecilho para mim, pois a cada prática a conexão com o meu parceiro aumentava e eu só conseguia ver a ele. Foi tudo muito intenso, tive muitos orgasmos, me emocionei muito. Mas melhor que os orgasmos, foi finalmente aprender algumas coisas sobre mim e meu parceiro, onde gosto de ser tocada, por exemplo. Durante muito tempo eu achei que o sexo era somente uma diversão. Agora, é o momento em que eu realmente me conecto física, emocional e espiritualmente com a pessoa que eu amo.
N. L.
Experimentou Delerium
com Premali
e Shantideva
em 15/02
Uma experiência que agregou muito em meu relacionamento. Pudemos perceber o quão limitado somos como humanos nas descobertas relacionadas ao nosso corpo. Fiquei muito feliz em poder colaborar no processo de minha esposa e vê-la sentido um prazer que nunca havia alcançado na vida. Mais reconectado com minha esposa e mais confiante com as novas possibilidades para a nossa relação.Gostaria de agradecer o profissionalismo e entrega dos instrutores Rodrigo e Magna nas dinâmicas ensinadas durante o workshop.
F. H.
Experimentou Delerium
Foi simplesmente o melhor curso, os melhores dias da minha vida, o melhor conhecimento que pude ter na minha vida e se eu soubesse que seria assim, teria feito muito tempo atrás. Saio fortalecido, amadurecido, me conhecendo melhor, vencendo vários obstáculos internos, conheço melhor minha esposa, fortaleceu e muito a nossa união, o nosso casamento, a nossa vivência. Muda tudo: muda a forma de você olhar pro próximo, de entender melhor o próximo, sou outra pessoa, saio muito fortalecido.É curso que se todos fizessem com toda a certeza mudaria o mundo.
Carlos André Freitas da Silva
Experimentou Delerium
com Vijaya
e Nutano
em 24/05
Fui abusada na infância, realizei a massagem tântrica com a Vijaia e após fiz a Delirium. Me ajudou muito a entrar em contato comigo mesma, com o meu prazer, saber que chegar no orgasmo é possível e que é muito prazeroso. Ter meu esposo me apoiando nisso foi de extrema importância. A maneira como os terapeutas conduziram todo o curso foi muito importante: cuidado, respeito e profissionalismo. Obrigada!
D. B.
Experimentou Delerium
com Vijaya
e Nutano
em 28/08
A experiência da Delerium foi para mim envolvente e surpreendente, pois em três dias, vi como é possível dar passagem para o desenvolvimento de emoções e novas conexões com o parceiro, e comigo mesma. Apesar de ser apenas uma porta de entrada para essas possibilidades, a experiência teve o potencial de me fazer reconectar com memórias e sentimentos que me fizeram escolher meu marido. É um convite para a liberdade e a expansão, conduzidos com carinho e acolhimento por Nutano e Vijaya, companheiros de vida há trinta anos.
L. R.
Experimentou Delerium
com Vijaya
e Nutano
em 26/08