O QUE É TANTRA?

Do Tantra até a Educação Tântrica.

O QUE É TANTRA?

publicado por

tags: Educação Tântrica

Escrito por Lukas Sato, idealizador da escola Aos Caminhos, pioneira no ensino, desenvolvimento e acesso à proposta da Educação Tântrica.

⏳ Aproximadamente 3 minutos de leitura.


Hoje em dia, o Tantra é frequentemente associado a terapias focadas em questões relacionadas à sexualidade humana. Esse vínculo constitui um significativo ponto de divergência entre os profissionais que empregam o termo Tantra para descrever suas práticas terapêuticas e os estudiosos do conjunto de tradições tântricas.

Georg Feuerstein, um renomado estudioso do Yoga e do Tantra, expressou preocupações sobre a interpretação moderna do Tantra, especialmente a versão ocidentalizada conhecida como Neo-Tantra. Uma das suas citações que reflete essa preocupação é:

"Muitas formas de Neo-Tantra são simplesmente um pretexto para justificar comportamento sexual promíscuo sob o manto da espiritualidade."

Essa frase destaca sua crítica ao que ele via como uma deturpação do Tantra tradicional, onde práticas espirituais profundas são reduzidas a meras justificativas para a exploração da sexualidade de maneira descontextualizada e desvinculada de seus propósitos originais de crescimento e iluminação espiritual.

Sim, amigos leitores, ele tem seus motivos para tal pensamento. Afinal, o Tantra moderno, ao qual nos referimos como Neo-Tantra, desviou-se, em alguns momentos, da perspectiva existencialista proposta pelo Tantra tradicional. Isso ocorreu, principalmente, devido a supostos mestres que se valeram de pretextos espirituais para praticar atos de abuso físico, emocional e de poder. Infelizmente, práticas abusivas não se limitam a um único âmbito, ocorrendo em contextos terapêuticos, religiosos, entre outros. Abuso é crime! E todo crime deve ser devidamente penalizado.

AFINAL, O QUE É TANTRA?

Tantra, como prática espiritual, nunca foi terapia.

Tantra é um sistema de apoio e desenvolvimento da vida humana, amparada por uma filosofia comportamental dispostas em textos sagrados (Shastras / Śāstra), conhecidos como Tantras. É fundamental enfatizar: o Tantra refere-se à filosofia, ao sistema e à visão. Os Tantras, por outro lado, são as escrituras que detalham essa visão e direcionam as práticas por meio das interpretações das escolas de pensamento, ou seja, os sampradayas que formam as linhagens do tantrismo.

O Tantra é um conjunto de práticas sutis, servindo como um instrumento de expansão que provoca um distanciamento da mente ordinária, abrindo caminho para um contato direto com a consciência suprema. Esta prática revela uma concepção do divino consciente, composto pelos princípios da natureza e consciência - uma consciência divina e sua manifestação (Shiva e Shakti). Bonito, não é? O que torna tudo ainda mais belo é o fato de que essa visão do divino reside em nós, refletindo nossa essência como a manifestação do divino.

Mauricio Wolff, complementa:

"O Tantra procura responder à pergunta de como Um pode se tornar muitos, ou como a realidade definitiva, que é singular, pode dar origem aos incontáveis objetos que percebemos através dos nossos sentidos. Como o Único pode tornar-se muitos?

O Tantra procura responder essa pergunta desde uma perspectiva não dualista: o Único origina os incontáveis objetos que percebemos através dos sentidos apoiando-se no princípio da causalidade (lei do karma) e não na ideia de maya, o mundo manifestado, como sendo uma ilusão."

Não ser terapia, não quer dizer que não possa ser terapêutico. Segundo Segundo Herbert Von Güenter, estudioso do budismo, os Tantras “contém uma visão muito íntegra e saudável da vida”.

Quer praticar com segurança, respeito ética e consentimento? Vem com a gente para Piracanga, lá na Bahia, viver 13 dias maravilhosos. Link no final da página!


O QUE É O TANTRA MODERNO?

O Tantra moderno, também conhecido como Neo Tantra, é um movimento que começou a emergir na década de 1960 no Ocidente, adquirindo corpo e influência sobretudo através das ideias de Osho, um líder espiritualista indiano. Ele integrou elementos da tradição tântrica, do sufismo, do zen budismo, entre outras influências, com conceitos e práticas ocidentais, oferecendo uma perspectiva não convencional sobre espiritualidade, sexualidade e crescimento pessoal. Sua, talvez grande contribuição, são as meditações ativas.

Em resumo, esse foi o ponto de partida da ideia que encontrou embasamento nos estudos de Reich sobre corpo, psique e orgone, na Bioenergética de Lowen e Pierrakos, e no Pathwork de Eva e John Pierrakos, entre outros. Esses fundamentos foram cruciais para a sustentação e o desenvolvimento dessa abordagem que se tornou uma forma de terapia. É a contribuição das mentes brilhantes da modernidade.

TANTRA E A EDUCAÇÃO TÂNTRICA.

Entenda, a Educação Tântrica não é uma apropriação do amálgama tântrico. Me afastei dessa vaidade, pois nunca fez sentido para mim afirmar que minha abordagem pertence a uma linhagem tântrica tradicional. Cheguei a essa conclusão após estudar o Tantra clássico e suas estruturas complexas. Reconheci a importância de nomear e posicionar as coisas nos seus devidos lugares para preservar e honrar a vida e os ensinamentos daqueles que vieram antes de nós.

Nosso caminho é traçado por nossas incontáveis andanças, andanças que se originam dos interesses que motivam nossas buscas. Foi assim que a Educação Tântrica foi ganhando estrutura: movimento e uma dose de coragem. 

Recuso-me a me conformar com estruturas dogmáticas que sacrificam minha liberdade, criatividade e sentidos físicos, emocionais e espirituais. A clareza da identidade que permeia o trabalho é vital, pois está profundamente entrelaçada com nossa autenticidade. Ser autêntico envolve aceitar e abraçar quem você realmente é, com todas as suas imperfeições e singularidades, e ter coragem para viver de acordo com essa verdade interior, mesmo que isso signifique ser diferente dos outros ou enfrentar desafios. Quando não compreendemos o que buscamos e quem somos, tornamo-nos vulneráveis à influência daqueles que estão perdidos em seus próprios caminhos, sem saber o que desejam ou quem são.

ENTÃO, POR QUE EDUCAÇÃO E POR QUE TÂNTRICA?

"A educação é transformadora", como afirmou Paulo Freire. Ao aplicarmos essa perspectiva à educação da nossa humanidade, percebemos que não apenas transforma, mas também potencializa as capacidades individuais e coletivas. A educação não é apenas um meio de transmitir conhecimento; é uma poderosa ferramenta para libertação, capacitação e crescimento. É através dela que construímos sociedades mais justas, inclusivas e prósperas, onde cada pessoa tem a oportunidade de alcançar seu pleno potencial. 

POR QUE TÂNTRICA?

Independente de qual seja a prática tântrica, elas são disruptivas, ou seja, voltadas para promover a ruptura com a mente ordinária, com os padrões enraizados que nos levam a ações mecânicas que influenciam os caminhos da vida. Essa ruptura busca criar um espaço meditativo para o surgimento da mente extraordinária. É nesse lugar que, através de uma nova perspectiva e percepção, entramos em contato com nossas escolhas, hábitos, arrependimentos e dores, bem como valorizamos as qualidades que moldam a nossa construção. Com o surgimento da mente extraordinária, conseguimos transformar a qualidade dos nossos pensamentos, criando um fluxo de aceitação, perdão e contentamento. Resolução. Demonstrando, pelo menos para mim, a espiritualidade em sua essência.

Resumindo: a escolha pela abordagem tântrica na educação é motivada por sua profunda compreensão da natureza humana e sua capacidade de integrar aspectos espirituais, emocionais e físicos do aprendizado.

ENFIM, O QUE É A EDUCAÇÃO TÂNTRICA?

A Educação Tântrica é uma abordagem de terapia corporal, ou como gosto de chamar: escola de humanidades, que valoriza a jornada de autodescoberta e da expansão da consciência, incentivando os praticantes a explorar suas próprias verdades e potenciais, reconhecendo a importância da integração de diferentes dimensões da experiência humana para uma aprendizagem significativa e transformadora. Ao cultivar princípios do Tantra, como a aceitação, respeito e devoção, a conexão com nosso interior e a celebração da vida, a Educação Tântrica cria um ambiente inclusivo e empoderador, onde cada praticante é encorajado a expressar sua autenticidade e amorosidade.

Nossa atuação é fundamentada em quatro pilares essenciais: Segurança, Respeito, Ética e Consentimento. Esses princípios orientam cada aspecto de nossa prática e interações. Acreditamos que ao priorizarmos a segurança de todos os envolvidos, cultivarmos o respeito mútuo, agirmos com integridade ética e garantirmos o consentimento pleno e consciente, estamos criando um ambiente onde cada praticante pode florescer e prosperar plenamente. Estes pilares não são apenas palavras, mas sim compromissos vivos que moldam nossa conduta e sustentam nossa missão.

Esse assunto é longo e profundo, mas espero que a leitura tenha sido agradável, clara e instrutiva.

Vem praticar com a gente! Venha se conectar com sua essência na imersão em Educação Tântrica em Piracanga! Desfrute de 13 dias em um ambiente de natureza exuberante enquanto mergulha em práticas transformadoras.

Imersão em Educação Tântrica

agosto 2024 São Paulo (Capital) SP

Diferenciais da Educação Tântrica

A título de curiosidade, você conhece a origem e significado da palavra educação? A palavra "educação" vem do latim "educare", que...

Lukas Sato Perfil de Lukas Sato

Escrito por Lukas Sato, idealizador da escola Aos Caminhos, pioneira no ensino, desenvolvimento e acesso à proposta da Educação Tântrica.⏳...

Lukas Sato Perfil de Lukas Sato

O corpo é um templo sagrado que abriga nossa essência, nossa alma. É um veículo para experienciar a vida e uma fonte de sabedoria profunda....

Lukas Sato Perfil de Lukas Sato

Lukas Sato
A Educação Tântrica tem como base quatro pilares fundamentais: segurança, respeito, ética e consentimento. Esses pilares são essenciais para oferecer ao praticante a possibilidade de explorar a conexão entre corpo, emoções e os caminhos do coração, que é a espiritualidade, de forma autônoma e consciente [...]

Veja o perfil completo




Outras reflexões

Acredito que responder “SIM” a essa pergunta seja uma busca de todos que estão se conectando com a vida de uma forma mais espiritualista....
Fiz esse texto para falar sobre traições amorosas, onde muitas vezes relacionamentos chegam ao fim, e tem aqueles que tudo suportam e...
Continuando do último artigo aonde falamos profundamente sobre larvas astrais, vamos buscar elucidar o entendimento vibracional dessa...
Ter consciência corporal significa reconhecer os sinais que o corpo emite.Nesse sentido, podemos perceber sinais físicos de que o nosso...
Até hoje em pleno século XXI (2020) é incrível a quantidade de pessoas que por falta de conhecimento ou preconceito ainda não chegaram a...
Praticar o Tantra com seu amor pode estar a luz de distância de como vocês faziam amor .É possível que vocês sintam - se mais próximos do...
O Tantra é chamado de caminho da transformação do desejo, tendo como objetivo principal se tornar mais íntegro e completo, e o Sagrado...
Bem-vindos ao ano do Sol! Nosso astro regente desse ano nos surpreendeu com alguns acontecimentos que, sinceramente, quem não esperava uma...
Quando penso em desconstruir crenças limitantes não consigo pensar em nada mais poderoso do que o tantra, A prática tântrica aponta na...
No nosso último artigo, falamos sobre o tema Implantes astrais, o que são e como atuam na sexualidade. Afirmamos de forma resumida do...
Veja todos

Eventos com data marcada

maio 2024 Brasilia DF
maio 2024 Brooklin, São Paulo SP
maio 2024 São Paulo (Capital) SP
maio 2024 Santos SP
maio 2024 Itapeva MG
  • 25 a 26 maio 2024
  • Exclusivo para Mulheres
  • Comunna
  • sábado 9h a domingo 15h
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Saiba +
maio 2024 Vila Mariana SP
maio 2024 Itapeva MG
  • 30 mai a 2 junho 2024
  • Comunna
  • quinta 16h a domingo 16h
  • Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
junho 2024 Itapeva MG
junho 2024 Caxias do Sul RS
  • 8 a 9 junho 2024
  • Espaço Gaya
  • sábado 8h a domingo 19h
  • Perfil de Prem Gaya (Melissa Bittencourt)Gaya Saiba +
junho 2024 Itapeva MG
junho 2024 Caxias do Sul RS
  • 15 a 16 junho 2024
  • Espaço Gaya
  • sábado 8h a domingo 18h
  • Perfil de Prem Gaya (Melissa Bittencourt)Gaya Saiba +
junho 2024 Garopaba SC
junho 2024 Itapeva MG
julho 2024 Belém PA
  • 1 jul a 14 agosto 2024
  • segunda 18h a quarta-feira 20h
  • Perfil de Nana TantraNana Saiba +
julho 2024 Itapeva MG
julho 2024 Itapeva MG
julho 2024 Itapeva MG
agosto 2024 Itapeva MG
agosto 2024 São Paulo (Capital) SP
agosto 2024 São Paulo (Capital) SP
agosto 2024 Itapeva MG
agosto 2024 Itapeva MG
setembro 2024 São Paulo (Capital) SP
  • 4 a 25 setembro 2024
  • Spaco TantraNana
  • quarta 19h a quarta-feira 22h30
  • Perfil de Nana TantraNana Saiba +
setembro 2024 São Paulo (Capital) SP
setembro 2024 Itapeva MG
setembro 2024 Itapeva MG
  • 27 a 29 setembro 2024
  • Turma Extensiva - Módulo 3
  • Comunna
  • sexta 19h a domingo 15h30
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
outubro 2024 Itapeva MG
outubro 2024 São Paulo (Capital) SP
outubro 2024 Itapeva MG
outubro 2024 Itapeva MG
novembro 2024 Itapeva MG
novembro 2024 Itapeva MG
  • 14 a 17 novembro 2024
  • Comunna
  • quinta 17h a domingo 15h
  • Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
dezembro 2024 Itapeva MG
dezembro 2024 Itapeva MG