Força e energia de vida, lidando com a Kundaliní



força e energia de vida

O quase impossível fluxo de força, poder e energia na vida

As pessoas pensam de forma muito diversa com relação à força e à energia de vida. Quanta força você quer? Quanta energia você sente de estimular? O que a força e a energia realmente querem dizer para você? No caso, as pessoas acham que força e energia, é algo que se reserva, mas se pararmos para pensar bem, força e energia são fluxo. Assim como o dinheiro, que é fluxo, não estoque.

“Força” pode ser uma palavra dual, muitas vezes. Para algumas pessoas, a força possui um sentido negativo. Elas cobiçam força como um tipo de “poder”, seja emocional, seja mental, seja físico. Outros sentem que ela oprime, como se fosse algo suspeita, que gera vítimas.

Além disso, sair da armadilha de pensar na força em termos de domínio. E nem também como algo a ser imposta. E o Tantra não defende que você deva impor à força também, seja a si mesmo, seja para os outros. Não é difícil notar que tanto a força como a energia estão presentes no mundo, e são relevantes para fazer a diferença. Você pode moldar suas próprias percepções, e mexer com sua própria força de pensamento. Você faz o que você quer fazer? Ou você adere à visão de mundo de outra pessoa?

O ato de impor é repressivo, diferente de lidar com a força e energia de vida, no âmbito pessoal

Não existe perenidade nesse ato de impor, por conta da lei de ação e reação, ele é repressivo. A energia da kundaliní mexe com mudanças internas, para moldar suas percepções, para tornar as coisas a favor de você e não contra você. Então, no fluir da existência, o desapego é um exercício constante para deixar a vida mais leve. Através dele, você vai perceber que não há o porquê de impor qualquer coisa a qualquer pessoa, inclusive a si mesmo.

Se há algo que caracteriza o mundo moderno, é o enorme, quase inimaginável, fluxo de informações e, portanto, de mudança. De livros e filmes, notícias falsas, produtos descartáveis e falsos. Você quase não se importa de gastar 50 reais por uma peça de tapete. Mesmo com o site mentindo seu tamanho. Assim, faz mais dinheiro quem conseguir produzir mentiras mais críveis. Cursos maravilhosos que resolvem sua vida! Então na sociedade, as pessoas com meios de corromper a verdade, conseguem prometer rios.

Assim, a força pessoal é maleável, não imposta. Seja no âmbito mental ou emocional, você pode aprender a modular a quantidade de esforço no dia a dia. Então, como gerar os efeitos que você mais quer? O segredo está em trabalhar com a energia criativa e receptiva, em interação com outros no processo. Enquanto isso, o Tantra e o Yoga servem como uma espécie de lab de vida. Por isso, nesse contexto, fazer um workshop de fim de semana de massagem tântrica pode ajudar a virar umas chaves internas.

Seja capaz de ver seus próprios processos de pensamento

Ver sua própria atitude interna, e perceber como surge o seu pensamento, é importante para que você possa chegar onde quer que seja. Isso significa ter os resultados precisos que você deseja. Ao longo do tempo, a força de vontade tomou muitas formas contraditórias. É mais fácil para “as vendas” trabalhar com resultados imediatos. Mas a sabedoria ancestral do Tantra recomenda o olhar para o aqui e agora. Sem sofrer.

O Tantra mexe, em um primeiro momento, com a consciência. Ele ajuda a expandir, é por isso que dizemos que se trata de uma fisio filosofia. Nos tempos antigos, a lei era a do mais forte (no campo físico). Hoje em dia, vivemos uma falsa ilusão de que a mente está dissociada do físico. Não se trata de simplesmente cultuar a força física, mas como no ditado grego “mens sana in corpore sano” tanto a força emocional e a força mental estão relacionadas a aspectos do corpo.

Portanto, quem fica 16 horas por dia na frente do computador vê seu corpo e saúde definharem. Ou seja, ser forte significa ser capaz de conduzir sua vida e sua vontade. E entrar em interação com outras pessoas que se desenvolvem junto contigo, sem impor vontades.

Força e autoridade confundidas com energia dinâmica de vida

O primeiro passo é ser capaz de definir suas reais vontades. Assim como perceber o que você precisa para realizar. Não só suas próprias vontades mas também as das pessoas que estão à sua volta. Faz toda a diferença jogar a dança da criatividade com a receptividade.

Outros poderiam derivar a energia pela sua associação com ela. Na Rev. Industrial, ter o capital era poder fazer. Aqueles que tinham acesso a ele tiveram a força e energia de prosperar. Isso não significa hoje que essas coisas deixaram de ter um papel importante. Então passamos ao tempo do conhecimento especializado, e depois, com a internet, ao tempo de informação. Hoje, vivemos no tempo da “pós verdade”. E por isso, conhecer a verdade é tão importante: te ajuda a não perder tempo com armadilhas.

A questão dos processos internos dentro de um contexto do pós verdade: tudo pode ser “refutado” então a quê se ater sem se apegar? E isso tem tudo a ver com a Era de Kali, que dentro dos Yugas, é a era com o maior decaimento. O remédio para a Era de Kali é o Tantra, e não adianta quando tentam te vender algo (ou um Tantra) imediato. Ele é um conjunto de práticas para serem feitas no dia a dia. Com disciplina e constância. Não existem soluções mágicas e o processo envolve o trabalho com a Kundaliní de forma tranquila.

Originalmente publicado em https://attitudetantra.com em 26 de Maio de 2021

saiba mais

Deva Bebaak (Breno)

A primeira massagem tântrica que eu recebi me fez sentir integrado ao mundo por vários dias consecutivos: uma sensação incrível de união (yoga) com a humanidade e de sincronicidade da existência. A partir de então decidi seguir na trilha da Capacitação Terapêutica para poder levar [...] Abrir perfil completo




---