Desenvolvimento da Sexualidade entre o Casal
As relações sexuais entre o casal, com o tempo se tornam monótonas, algumas vezes frias, com o passar do tempo uma das partes ou as duas se distanciam do prazer sexual e canalizam a energia para outras atividades deixando de lado a sexualidade no relacionamento. A parte que sente desejos e mantém a energia elevada continua buscando uma forma de se satisfazer, geralmente com a masturbação, isso vai se tornando um vício, e desperdiça energia vital. Mesmo que esse se masturbe com frequência, nunca sentirá a satisfação. O estado mental da pessoa que se masturba é conectado em pornografias, o que distancia essa, do estado de presença com o próprio corpo, com prazer real. Com o tempo essa pessoa desenvolve disfunções sexuais (como a ejaculação precoce) se desconecta do prazer, de sentir cada movimento, cada detalhe das sensações que estão sendo ativadas. Esse corpo se condiciona, ao toque e imediatamente ao gozo... ou ejaculação... pois com frequência recebeu esse comando, ao invés de tocar para sentir e se entregar. Algumas outras pessoas passam a ter dificuldades em sentir prazer no órgão genital por excesso de estímulos, aí vem a dificuldade de ereção durante a penetração, e na mulher o clitóris pouco ou nada intumescido.
É de extrema importância que o casal se desenvolva junto, para que continuem na sintonia da união. A massagem tântrica é uma excelente ferramenta para esse desenvolvimento, as sessões individuais e o curso para casal.
A parte que sente desejos precisa respeitar a outra parte com baixa energia sexual, não invadindo. E a parte com baixa energia precisa se desenvolver e buscar ajuda para que se mantenha ativa na relação, já que escolheu estar em um relacionamento, ambos precisam encontrar um meio termo, para a satisfação na relação.