Terapia Tântrica: O Orgasmo É Uma Questão de Qualidade de Vida

Terapia Tântrica: O Orgasmo É Uma Questão de Qualidade de Vida

tags: Terapia Tântrica, Orgasmo

A Terapia Tântrica promove uma ressignificação da sexualidade de quem a busca. Como terapia corporal auxilia no processo de reeducação sexual, uma vez que, devido ao contexto histórico, social, religioso e cultural, o que se recebe em termos de educação sexual é falho, muitas vezes não esclarecedor, e repressor, gerando crenças limitantes e condicionamentos comportamentais. É uma poderosíssima ferramenta para a cura de traumas e/ou bloqueios e amplamente indicada para o tratamento das mais diversas disfunções sexuais, entre elas, as mais recorrentes em sessões de atendimento: disfunção erétil (dificuldade de alcançar ou manter a ereção), ejaculação precoce (incapacidade de controlar o reflexo ejaculatório), falta de libido (falta de vontade ou interesse sexual), vaginismo (contração involuntária dos músculos próximos à entrada para a vagina), anorgasmia (impossibilidade de ter orgasmos) ou dispareunia (dor no ato sexual). Ainda, ela é uma excelente escolha para o caminho do autoconhecimento, pois promove uma ampla conexão com o corpo e descoberta de uma nova consciência corporal.

Mas o que será que acontece com o corpo de quem se submete à uma sessão de Massagem Tântrica, abordagem pela qual a Terapia Tântrica é baseada?

Se considerado que durante uma sessão de Massagem Tântrica, a chance de se ter orgasmo, seja ele de qual natureza ou intensidade for, aumenta; o que será que acontece, principalmente, no cérebro, o centro processador de sensações, sentimentos e emoções?

Recentemente, o site Science Alert publicou uma matéria sobre um estudo que foi realizado para saber o que acontece com o cérebro durante o orgasmo. Pela análise de imagens das tecnologias fMRI (Functional Magnetic Resonance Imaging) e/ou PET (Positron Emission Tomography) os pesquisadores puderam avaliar a atividade neuronal no cérebro e medir o fluxo sanguíneo cerebral dos candidatos. As principais conclusões a que esse estudo chegou, foram as seguintes:

  1. O córtex orbitofrontal lateral. Essa região é a sede do comportamento social e é a área responsável pela razão, tomada de decisões, julgamento de valores, medo e ansiedade. Eis que durante o orgasmo, essa região tem a sua atividade significativamente diminuída. Portanto, poderíamos dizer que ter orgasmos, auxilia no desenvolvimento da autoconfiança para combater medos, bem como, ser uma forma de vencer a ansiedade.

  2. Muitas partes espaciais do cérebro estão envolvidas para se ter o orgasmo. Entre elas: a) Tálamo, que integra informações sobre o toque, movimento e memórias sexuais; b) Hipotálamo, que produz a ocitocina e auxilia na coordenação da excitação e c) Áreas Motoras, responsáveis pela movimentação, principalmente pélvica, durante o estímulo sexual.

  3. Durante o orgasmo, ocorre a liberação de um hormônio chamado dopamina. Esse hormônio é responsável pela sensação de prazer, desejo e motivação.

  4. Também durante o orgasmo, ocorre a produção e liberação de prolactina, o hormônio associada à produção de leite e desenvolvimento das mamas. Esse hormônio é secretado tanto em mulheres como em homens e é responsável pela sensação de satisfação que surge após orgasmo.

  5. O orgasmo estimula o cérebro de forma semelhante de quando se usa alguma droga ou se escuta a música favorita. Ou seja, o cérebro não diferencia o prazer sexual de outras experiências prazerosas. Está localizado na parte frontal do cérebro, estando um pouco acima das órbitas oculares, e por sua vez, tem conexão direta com as áreas sensoriais e com as estruturas do sistema límbico relacionado à emoção e à memória.

  6. O cérebro libera substâncias que deixam o corpo menos sensível à dor. Com a ativação da glândula pituitária, localizada na base do cérebro, ocorre a liberação da ocitocina, endorfina e vasopressina, que promovem a diminuição da sensibilidade à dor, além de proporcionar a sensação de intimidade e de conexão.

  7. O orgasmo e a dor, ativam as mesmas áreas no cérebro. Talvez isso explicaria por que algumas pessoas associam o “sentir dor” com o “ter prazer”.

  8. Após o orgasmo, o cérebro também libera ocitocina, hormônio relacionado à capacidade de criar vínculos sociais e desenvolvimento da confiança. Sua liberação pós-orgasmo produz a sensação de felicidade e sonolência ao corpo, bem como, o aumento de serotonina, que promove o bom humor e relaxamento. Em algumas pessoas, também promove a vontade de ficar abraçadinho e tirar uma soneca.

  9. O corpo da mulher tende a seguir liberando ocitocina após o orgasmo, o que poderia explicar a motivação de muitas mulheres após o orgasmo.

  10. Em pessoas incapazes de sentir o estímulo genital, o cérebro pode “remapear-se” para permitir o corpo a sentir prazer. É possível sentir orgasmo a partir do toque na pele (o que talvez pudesse explicar o poder da Sensitive Massage, primeiro estágio da terapia corporal tântrica e carro-chefe de todo o trabalho desenvolvido durante uma sessão de massagem).

  11. O orgasmo pode ser uma forma de a natureza nos enganar para o ato da reprodução.

  12. Ter orgasmos ajuda o cérebro a se manter saudável, devido ao aumento do fluxo sanguíneo.

  13. E por último, ter orgasmos sugere que ocorre o estímulo da ovulação em algumas mulheres.

    Pode-se- dizer então, que os nossos corpos, tanto do ponto de vista anatômico, fisiológico

ou biológico, vêm preparados com todas as ferramentas necessárias para o desenvolvimento da sensação de satisfação, prazer e bem-estar, e consequentemente, com a capacidade de autocura. Quando a barreira da descoberta do próprio corpo é vencida, a sexualidade e a liberdade para sentir prazer e ter orgasmo, passa a ser algo natural e pleno, e é aí que a Terapia Tântrica auxilia, mostrando e conduzindo para o processo de autocura e plenitude. Conhecer o próprio corpo e permitir que ele aproveite ao máximo as suas capacidades biológicas, é o mesmo que dizer que é possível treiná-lo para que a energia sexual seja aproveitada de forma mais consciente e parcimoniosa. Quando se desperta para essa possibilidade, há a oportunidade para o desenvolvimento da expansão da qualidade de vida nas mais diferentes esferas, que segundo a Medicina Tradicional Chinesa, esse Chi sexual (energia vital sexual) não só cura doenças, como também seria capaz de prevenir o surgimento de outras. Talvez a frase que melhor expresse isso seja “An orgasm a day keeps the doctor away” (“um orgasmo por dia mantem o médico afastado”). Ou seja, é uma questão de qualidade de vida.

Referências Bibliográficas

* Duna, F. & Goldberg, P. Jogos de Paixão – Técnicas orientais milenares para alcançar a  felicidade e bem-estar através do sexo fantástico. Editora Record. Rio de Janeiro-São Paulo. 1999.
* Site Science Alert – Artigo original publicado e disponível em https://www.sciencealert.com/here- s-what-happens-to-your-brain-when-you-orgasm - Acessado em fevereiro de 2020.

[ arte ilustrativa: "Ode to Orgasm" - Peter Van Straten ]




Outras reflexões

Isso parece difícil de entender agora. O mundo está um caos. Nada é como antes. Como poderíamos avançar na direção de nossos sonhos?Clareza...
Desde a antiguidade a palavra magia soou e até hoje soa como algo negativo. Desde épocas muito antigas, existem escolas de iniciação...
Texto de caráter informativo: Peyronie é uma doença que atinge somente o público masculino, em um número pequeno, e é uma variação na...
Muita gente me pergunta, o tantra só pode ser praticado por casais?E a resposta com certeza é NÃO!O tantra não é uma terapia de...
“Sandhan,Sexo é cansativo. É por isto que eu lhes digo: não o evitem. A não ser que vocês conheçam a estupidez do sexo, não serão capazes...
Dispositivo intra uterino (DIU) é um método contraceptivo que impede o contato dos espermatozoides com os óvulos. O dispositivo tem o...
Vamos ser sincero, quando foi a última vez que você quis se jogar nos braços de seu parceiro? Se a resposta for no mês passado ou alguns...
Existe uma contradição social muito grande quando tenta reprimir o sexo e todo seu poder, bem como quando tenta negar ou demonizar o...
As plantas medicinais e o ambiente natural apresentam uma grande ligação com a humanidade na história. O termo fitoterapia se origina do...
A gente tem tanto a crescer quando o assunto é aceitação, né? Passamos a infância sendo ensinados que devemos competir o tempo todo, temos...
Praticar o Tantra com seu amor pode estar a luz de distância de como vocês faziam amor .É possível que vocês sintam - se mais próximos do...
Veja todos

Eventos com data marcada

maio 2024 São Paulo (Capital) SP
  • 2 a 30 maio 2024
  • Spaco TantraNana
  • quinta 19h a quinta-feira 22h30
  • Perfil de Nana TantraNana Saiba +
maio 2024 Itapeva MG
maio 2024 Vila Mariana SP
  • 3 a 5 maio 2024
  • Quantic Tantra
  • Espaço Shiva Shakti
  • sexta 19h a domingo 19h
  • Perfil de Verônica AnandaAnanda Saiba +
maio 2024 Garopaba SC
maio 2024 Brasilia DF
maio 2024 Itapeva MG
  • 25 a 26 maio 2024
  • Exclusivo para Mulheres
  • Comunna Metamorfose
  • sábado 9h a domingo 15h
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Saiba +
maio 2024 Vila Mariana SP
maio 2024 Itapeva MG
  • 30 mai a 2 junho 2024
  • Comunna Metamorfose
  • quinta 16h a domingo 14h
  • Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
junho 2024 Itapeva MG
  • 7 a 9 junho 2024
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 19h a domingo 15h
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Saiba +
junho 2024 Caxias do Sul RS
  • 8 a 9 junho 2024
  • Espaço Gaya
  • sábado 8h a domingo 19h
  • Perfil de Prem Gaya (Melissa Bittencourt)Gaya Saiba +
junho 2024 Itapeva MG
junho 2024 Itapeva MG
julho 2024 Itapeva MG
julho 2024 Piracanga BA
julho 2024 Itapeva MG
julho 2024 Belém PA
  • 26 jul a 30 novembro 2024
  • sexta 18h a sábado 20h
  • Perfil de Nana TantraNana Saiba +
julho 2024 Itapeva MG
  • 26 a 28 julho 2024
  • Turma Extensiva - Módulo 1
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 19h a domingo 15h30
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
agosto 2024 Itapeva MG
agosto 2024 São Paulo (Capital) SP
agosto 2024 São Paulo (Capital) SP
agosto 2024 São Paulo (Capital) SP
agosto 2024 Itapeva MG
  • 16 a 18 agosto 2024
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 19h a domingo 15h
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Saiba +
agosto 2024 Itapeva MG
  • 23 a 25 agosto 2024
  • Turma Extensiva - Módulo 2
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 19h a domingo 15h30
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
setembro 2024 São Paulo (Capital) SP
setembro 2024 Itapeva MG
setembro 2024 Itapeva MG
  • 27 a 29 setembro 2024
  • Turma Extensiva - Módulo 3
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 19h a domingo 15h30
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
outubro 2024 Itapeva MG
outubro 2024 São Paulo (Capital) SP
outubro 2024 Itapeva MG
  • 18 a 20 outubro 2024
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 19h a domingo 16h
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Saiba +
outubro 2024 Itapeva MG
  • 25 a 27 outubro 2024
  • Turma Extensiva - Módulo 4
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 20h a domingo 16h30
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
novembro 2024 Itapeva MG
novembro 2024 Itapeva MG
  • 14 a 17 novembro 2024
  • Comunna Metamorfose
  • quinta 17h a domingo 15h
  • Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
dezembro 2024 Itapeva MG
  • 6 a 8 dezembro 2024
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 20h a domingo 16h
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Saiba +
dezembro 2024 Itapeva MG