Meditação para iniciantes

Meditação para iniciantes

publicado por Lorena

A meditação é uma ferramenta que tem origem muito antiga, tem raiz nas tradições orientais como o budismo e hinduísmo, atualmente tem feito muito sucesso entre o povo do ocidente como uma forma de estar presente no aqui e agora.

A meditação é uma técnica que permite conduzir a mente para um estado de relaxamento e calma, reduzindo a ansiedade, estresse e insônia.

Quando pensamos em meditação, já vem na nossa cabeça a imagem de uma pessoa sentada em posição de flor de lótus com o semblante calmo, tranquilo e a cabeça sem pensar em nada. A técnica é acessível, e você pode incorporá-la de diversas maneiras na sua rotina. Quando meditamos acabamos relaxando e aquietando a mente e criando ferramentas internas para lidar com as questões do estresse que podem surgir no dia a dia, influenciando as nossas emoções de uma forma negativa.

Nesse texto, eu vou trazer uma breve explicação de algumas meditações presentes no dia a dia e você pode escolher uma meditação ou experimentar todas e verificar qual mais se “encaixa” no seu jeito. Lembrando que, sempre que possível, revisite as outras meditações, você pode se surpreender assim como eu me surpreendi!


Meditação Mindfulness é uma técnica de meditação plena. A prática pode ser adotada por qualquer pessoa e tem como objetivo treinar a mente para estar focado no presente, basta alguns minutos para fazer uma pausa e gerenciar as emoções. O objetivo dessa meditação é focar no presente através da respiração sem falsos julgamentos.


Meditação Ativa são técnicas criadas para desacelerar as pessoas que têm um ritmo de vida contemporâneo, é uma maneira de organizar a mente no caos, no meio da desordem. As técnicas de meditação ativa foram estruturadas pelo Osho, um mestre indiano.

As meditações do Osho é um método caótico, necessário para empurrar o centro da consciência da mente para o coração. Essa é a prática mais utilizada dentro do meu trabalho.


Meditação Hoponopono é uma prática havaiana que os participantes acreditam ter o poder de cura. O nome significa limpar aquilo que não serve, o objetivo desta meditação é trazer responsabilidade e perdão para os atos praticados. São utilizados mantras em diversos momentos, quatro fases sequenciais: sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grata. A ideia de cura é associada à lembranças e memórias de dor, trauma, condicionamento e crenças limitantes. A palavra sinto muito é absorver a situação que aconteceu (pode ser consigo mesmo ou com o outro, me perdoe é o desejo de purificar o que aconteceu, eu te amo é reconhecer a luz interna em si e no outro.


Como escolher qual é a meditação ideal para você? Todas as formas de meditação trazem vantagens e é importante analisar qual é o momento da sua vida que você se encontra. Você pode contar com um profissional para te auxiliar no início dessa jornada. Independente de qual meditação você escolher, todas irão funcionar trazendo benefícios como diminuição da ansiedade, bem estar, leveza, maior consciência corporal.

Benefícios da meditação:

Melhora da qualidade de sono

Durante a prática pode aumentar a produção de serotonina, ocitocina e dopamina.

Aumento da criatividade

Diminuição da ansiedade

Redução da depressão

Maior atenção e estado de presença

Concentração

Liberação de crenças limitantes que não há mais necessidade em nossa vida

Mais clareza para perceber os nossos sentimentos

Tomada de decisão com mais clareza

Ou seja, a meditação pode te auxiliar de várias formas, espero que agora você possa se permitir vivenciar essa experiência e adotar no seu dia a dia. Para meditar você não precisa de muito, podemos meditar durante ao longo do dia, no trabalho, através do exercício físico, preparando um alimento, dançando ou cantando. Tudo que você faz pode ser uma meditação, basta exercitar a atenção plena no que você está fazendo no momento presente. Experimente quando for preparar ou comer aquele alimento que você tanto gosta com presença, percebendo as cores, o cheiro, o aroma, o sabor, sentindo nuance de sabores através das papilas gustativas. No meu perfil, tem uma série de textos sobre os sentidos com alguns exercícios para realizar de graça! Que tal começar agora?

Qualquer dúvida, saiba que pode contar comigo!

Namastê

Lorena
Tantra não é prostituição. O meu trabalho é exclusivamente terapêutico.Olá! Eu me chamo Lorena e sou Psicóloga, atualmente trabalho como Psicoterapeuta Corporal e Sexóloga Clínica. Me aventurei no mundo do auto desenvolvimento e através das mudanças que eu notei na minha vida e na forma [...]

Veja o perfil completo

Quer receber as newsletters?