Depressão:
Como a Terapia Tântrica pode ajudar?
publicado por Taruna Madhur
Depressão é uma desordem psiquiátrica muito mais frequente do que se imagina. Estudos recentes mostram que 10% a 35% das pessoas apresentam sintomas dessa enfermidade.
Alguns fatores da depressão:
- Histórico familiar;
- Crenças limitadoras na área da Sexualidade;
- Crenças negativas
Situações ligadas a pressão social; - Parto recente;
- Acontecimentos estressantes;
- Dependência de drogas;
- Questões relacionadas a idade, entre outras...
O número de casos de depressão entre mulheres é o dobro dos homens.Uma das maneiras pelas quais o Tantra ajuda no tratamento da depressão é transformando a energia da dor em prazer.
No primeiro estágio trabalhamos com a meditação ativa, esse tipo de prática trás mais vitalidade e disposição, já que permite movimentos, acelerando os batimentos cardíacos. Como resultado, temos a liberação de endorfina, um hormônio ligado à felicidade e satisfação. Outro benefício que podemos citar é a diminuição da ansiedade e a melhora da depressão. Isso porque, a meditação ativa traz a mente para o momento presente, focando no aqui e agora e sem se preocupar com o futuro. Mais do que isso, a prática eleva os níveis de serotonina, hormônio relacionado à sensação de bem-estar. Enquanto isso, reduz o cortisol, ligado ao estresse.Trás também assim como a prática de exercícios físicos ou até mesmo da meditação passiva, a meditação ativa promove clareza mental, já que exige que nos concentremos apenas naquele momento e permite um distanciamento de qualquer que seja a situação, para que possamos entendê-la da melhor forma.Além de tudo isso:
- Diminui dores
- Melhora o sono
- Desenvolve a intuição
- Promove autoconhecimento
- Melhora as relações pessoais
- Estimula o otimismo
- Traz confiança e felicidade
- Mantém o corpo e a mente ativos
No segundo estágio trabalhamos com a massagem sensitive, ela ativa a bioeletricidade do corpo. Descobre-se que o orgasmo não é circunscrito aos genitais, mas que todo o corpo é orgástico e permite uma qualidade enorme de prazer, o hiper orgasmo. Ocorre uma grande quebra do paradigma de que o orgasmo está circunscrito à região genital e ao sexo. Trabalha-se com o corpo todo, nas laterais, frente e dorso, também com a estimulação de um centro de energia localizado no períneo (1º Chakra – Muladhara). O resultado é a descoberta de que seu corpo todo é prazeroso e pode vibrar intensamente de prazer. Com o aumento substancial dos níveis hormonais de endorfina, serotonina e ocitocina, a pessoa sente-se revigorada, saciada e satisfeita, levando consigo uma sensação de plenitude e alegria. Essa massagem vai desmanchando as couraças de sentimentos negativos como traumas, crenças limitantes, sentimentos de negação, etc.
No terceiro estágio trabalhamos com a energia orgástica, ligada diretamente a yoni (vagina). Isso se a interagente permitir, durante o tratamento com massagem tântrica, as mulheres são conduzidas à experiência da Yoni Massagem. Essa massagem possibilita uma expansão da potência orgástica da mulher por meio do estímulo clitoriano, utilizando o tecido mais sensível do corpo humano para produzir ondas de bioenergia que se espalham pelo sistema nervoso vegetativo, ativando o sistema endócrino, produzindo uma enxurrada de bons hormônios e um nível de relaxamento extremamente profundo.Os estímulos utilizados na Yoni Massagem são feitos para trazer um novo condicionamento à musculatura da região, reativar a sensibilidade, dissolver rigidez neuromuscular e, consequentemente, ressiginificar a experiência da pessoa com a sua sexualidade. Para isso, a massagem utiliza manobras não masturbatórias que não devem ser confundidas com sexo. Não há erotização ou masturbação em nenhum momento da sessão de Yoni Massagem. As manobras genitais existem para impulsionar a produção bioelétrica do corpo, não para despertar fetiches e jogos sexuais. Vale lembrar que todo o caráter do trabalho é terapêutico, feito para quebrar os padrões arraigados na sexualidade da mulher, levando-a a uma experiência transcendental e – em muito casos – uma vivência de cura, dissolvendo problemas ligados à uma eventual disfunção sexual, melhora da depressão, entre outros sentimentos negativos.