Gratidão e nossos benefícios

Gratidão e nossos benefícios

publicado por Vanessa da Silva (Deva Yatri)

tags: Tantra

Uma emoção, um sentimento, consciência, comportamento.

Reconhecimento de elementos de valor na vida que podem ser conquistas, algo que está vivendo.

Exercitar a gratidão ao invés de esperar que momentos pontuais aconteçam é importante para uma vida de valor e grandiosidade.

O quanto realmente somos gratos, verdadeiramente, por aquilo que nos acontece e que nós conquistamos?

Quais os tipos de gratidão usamos nos dias de hoje?

Gratidão automática, a que usamos como protocolo de linguagem como ”olá, tudo bem?”, é quando usamos a palavra mas não estamos de fato experienciando a gratidão.

Gratidão passiva, é de momentos intensos, pontuais, onde frequentemente ocorrem o sentimento de gratidão, mas apenas momentâneos.

Gratidão comportamental, quando você valoriza algo que acontece e muda seu comportamento.

Gratidão ativa, de aspectos afetivos, cognitivos como memórias, planos e aspectos comportamentais. A gratidão ativa parte de uma escolho, você escolhe adotar uma postura na qual dá valor às coisas que merecem valor na sua vida, você se move conscientemente para encontrar motivos de valor em quaisquer elemento na vida.

Diferente da passiva que você espera momentos pontuais acontecerem mesmo que esses momentos exigem muito esforço.

Você reconhece de fato os valores na sua vida? O que merece reconhecimento, quais são os seus valor e os valores dos elementos, afetivo, profissional, seja lá na área que for...

O que te torna melhor e que se você não tivesse perderia o sentido?

Quando você exercita a gratidão, você potencializar as relações, se aproxima das pessoas criando laços mais estreitos, mais humanos e de maior empatia. Você acessa um sentimento de paz, tranquilidade e relaxamento com maior facilidade. Melhora a capacidade de regulação emocional, redução do estresse. A experiência da gratidão nos torna mais motivados e é prazerosa por si mesma. Melhora o sono a qualidade das relações românticas, melhora o funcionamento do sistema imunológico, aumenta a motivação para atividade física. A prática da gratidão está associada a sensação de bem estar e satisfação com a vida.

A gratidão reduz os níveis de estresse, sabemos que elevados níveis de estresse matam, aumentam o risco de infarto do miocárdio, doenças cardiovasculares, derrame cerebral, doenças do cérebro como: depressão ansiedade, alzheimer e outros.

Falar de gratidão é falar de algo que traz benefícios à todos os elementos da vida e protege de doenças.

Vamos exercitar!

● Todos os dias quando acordar escreva um motivo pelo qual você tem de melhor para começar seu dia.

● No final do dia antes de dormir escreva três agradecimentos do dia. Sempre temos coisas a agradecer, por mais simple que sejam.

Vanessa da Silva (Deva Yatri)
Psicoterapia Corporal, Terapeuta formada em Terapia Tântrica, Renascimento e Terapias Integradas de Respiração pela Comunna Metamorfose. Formada em ThetaHealing, TRE® Tension Release Exercises (Exercícios de Redução das Tensões e Estresse), Formada em Hipnose Terapêutica pelo Instituto Elsever - SP, Coaching pelo Instituto Kalíle e PSC [...]

Veja o perfil completo

Quer receber as newsletters?