Meditação traz inteireza e saúde

Meditação traz inteireza e saúde

publicado por

Osho, meditação é suficiente para tornar-nos inteiros e saudáveis? Por favor, explique.

A palavra "meditação" e a palavra "medicina" vêm da mesma raiz. Medicina significa aquilo que cura o físico, e meditação significa aquilo que cura o espiritual. Ambos são poderes de cura.

Outra coisa a ser lembrada é que a palavra "cura" (heal) e a palavra "inteiro" (Whole) também vêm da mesma raiz. Estar curado simplesmente significa estar inteiro, não faltando nada. Outra conotação: a palavra "santo" (holy) também vêm da mesma raiz. Cura, inteiro, santo, não são diferentes em suas raízes.

Meditação cura, faz você inteiro; e ser inteiro é ser santo.

Santidade não tem nada a ver com fazer parte de qualquer religião. Fazer parte de qualquer igreja. Simplesmente significa que interiormente você é total, completo, nada está faltando, você está realizado. Você é o que a existência queria que você fosse. Você percebeu o seu potencial.

No Ocidente, a meditação não criou raízes, por que as três principais religiões do Ocidente Judaísmo, e as duas ramificações do Judaísmo, Cristianismo e Islamismo, todas são orientadas por oração.

Oração e meditação são absolutamente contrárias, oração move-se para fora. Oração é endereçada a algum Deus que você não conhece, é só uma crença dada a você pelos seus pais, sociedade, igreja, sinagogas.

Você ora, mas não existe ninguém escutando a sua oração. Não existe ninguém que responderá por sua oração. Sim, as pessoas que oram sentem-se bem; mas isso não significa que a oração delas foi ouvida.

Só de orar, elas se tornam silenciosas. Só de orar, um certo tipo de atitude surge nelas; elas deixam de lado seus egos, elas deixam tudo de lado. Tornam-se acentuadamente concentradas na idéia de um Deus. Esta é a idéia, a projeção delas, e isso dará à elas um sentimento de bem-estar. E esse bem-estar é completamente ilusório, faz você sentir que a sua oração é significativa. E que deve existir um Deus; caso contrário, depois de orar, porque você se sente tão sereno, tão calmo? Oração funciona quase que como auto-hipnose.

Não é necessário um Deus, você pode concentrar-se em qualquer coisa. Na Índia há pessoas que adoram árvores, e elas sentem o mesmo. Há pessoas que adoram estátuas, um monte de pedra, e elas sentem o mesmo. Há pessoas que adoram o sol, ou o rio, e elas sentem o mesmo.

A questão não é o que você está adorando; a questão é que se você concentrar-se você entrar em um transe hipnótico. E um transe hipnótico e muito relaxante, dá-lhe um bem-estar. Então, se você ora só para sentir esse bem-estar, não há mal algum, é perfeitamente ok. Mas isso não tem nada a ver com a busca pela verdade. Não tem nada a ver com o conhecimento do seu ser. Meditação move-se para dentro; oração direciona-se para fora. É por isso que eu digo que suas dimensões são pólos opostos.

Para orar um Deus é preciso, um objeto. E você pode ter o objeto que quiser. Os hindus tem trinta e três milhões de deuses. Por que ter só um quando se trata de sua imaginação? Por que ser são miserável? Os hindus tem deuses em abundância. Você pode escolher de acordo com o seu gosto qualquer tipo de deus.

Para as pessoas de fora parece muito estranho, mas elas não entendem a psicologia da oração. Não importa para o que você está orando, para quem sua oração está sendo endereçada. Tudo que importa é que você deve estar concentrado. Você pode fazer o mesmo apenas deitando e olhando para a lâmpada sem piscar os olhos, orando, pelo menos a lâmpada não é a sua imaginação, ela está lá e rapidamente você entrará em um transe hipnótico. E quando você voltar a si você se sentirá revigorado, rejuvenescido, mais vivo do que nunca, mais jovem.

Então, não tem nada de errado, até onde essas coisas possam trazer-lhe benefícios. O problema é você achar que isso é religioso, que é crescimento espiritual, daí você estará caindo dentro de uma perigosíssima falácia.

Religião é uma jornada interior, e meditação é o caminho. O que a meditação na verdade faz é, levar você, sua consciência, o mais profundo possível. Até mesmo o seu corpo torna-se algo exterior. Até mesmo sua mente torna-se algo exterior. Mesmo o seu próprio coração - que é o que mais se aproxima do centro do seu ser torna-se exterior.

Quando seu corpo, mente e coração, todos os três, são transcendidos, então você chegou no centro da sua existência. Esta chegada ao centro é como uma imensa explosão que transforma tudo. Você nunca mais será o mesmo, porque agora você sabe que seu corpo é só uma carapaça; a mente é um pouco mais interna, mas não é realmente seu núcleo interno; o coração é ainda mais interno, mas não o seu centro mais profundo. Você está desidentificado com todos os três.

Por causa disso que George Gurdjieff costumava chamar seu caminho de "o quarto caminho", porque se você for capaz de transcender esses três você chegará no quarto, além do qual não tem mais para onde ir. Você chegou ao fim.

Mas isso lhe dá muitas experiências. Você começa a sentir-se, pela primeira vez cristalizado, não como aquela antiga e doentia personalidade que você sempre foi. Pela primeira vez você começa a sentir uma incrível energia, uma inesgotável energia, que você nunca havia percebido. Pela primeira vez você saberá que a morte acontece somente ao corpo, a mente, ao coração, mas não a você.

Você é eterno. Você sempre esteve aqui, e você sempre estará aqui em diferentes formas, e finalmente num estado informe. Mas você não pode ser destruído, você é indestrutível. Isso te liberta de todos os seus medos. E o desaparecimento do medo é o aparecimento da liberdade. O desaparecimento do medo é o aparecimento do amor.

Agora você pode compartilhar. Você pode dar quanto você quiser, porque agora você é uma fonte inesgotável de água viva. Muitos que estão sedentos virão até você. Eles lhe encontrarão, não haverá necessidade de chamá-los; a própria sede colocará você em contato com eles. Eles se aproximarão mais de você, porque à medida que se aproximarem sentirão o desaparecimento da sede e o aparecimento de um grande contentamento. Do mesmo jeito que você está, eles estão se tornando.

Meditação faz-lhe inteiro, faz-lhe santo, e faz-lhe um fonte inesgotável para aqueles que estão famintos, sedentos, buscando, procurando, tateando na escuridão.

Você se torna uma luz, e muitos podem compartilhar sua luz. Você pode ver: uma vela acesa pode acender muitas outras velas. E isso não faz diminuir sua luz.

Um ser iluminado pode compartilhar sua luminosidade e muitos podem se tornar iluminados. Mas sua iluminação não diminui; ao contrário, aumenta. Quando mais ele dá, mais ele tem. Chega um momento em que ele se entrega totalmente. E esse é o momento em que ele se torna um mestre. Então, aqueles que estão prontos para pegar, que estão abertos, disponíveis, podem pegar o quando quiserem.

O mestre é só uma luz. Ele não é um professor, mas algo transparece entre ele e o discípulo. E no momento em que o discípulo também se torna iluminado, não há diferença entre o mestre e o discípulo. E isso é maior contentamento para um mestre quando todos os seus discípulos também se tornam mestres.

Essa tem sido minha idéia em criar comunas ao redor do mundo. Essas comunas não são como as ordinárias organizações religiosas, essas comunas não são comunas de crentes. Essas comunas são laboratórios alquímicos para transformação e criação de mais e mais mestres. Com menos do que mestres eu não me satisfarei.

Meditação é o caminho para a maestria do seu próprio ser. Não é necessário nenhum Deus, não é necessário nenhum catecismo, não é necessário nenhum livro sagrado. Ninguém precisa se tornar Cristão, ou Judeu, ou Hindu, tudo isso é pura besteira. Tudo que é preciso é que encontre o seu centro, e meditação é a maneira mais simples para se encontrar. Ela fará você ser inteiro, saudável espiritualmente, e fará você tão rico que você poderá destruir toda a pobreza espiritual do mundo.

E esta é a real pobreza. A pobreza do corpo físico por comida, por roupas, por abrigo, pode ser facilmente resolvida pela ciência e pela tecnologia. Mas a ciência e a tecnologia não podem lhe dar bem-aventurança, está além do alcance delas. E você pode ter tudo que o mundo tem a oferecer, mas se você não tiver paz, serenidade, silêncio, êxtase, você permanecerá pobre. Na verdade, você sentirá sua pobreza mais do que nunca, porque o contraste estará lá. Você estará vivendo em um palácio de ouro, e você saberá que é um mendigo. agora você pode olhar para dentro, não há nada, você está completamente vazio.

É por isso que, quanto mais a humanidade se torna inteligente, mais madura, mais e mais as pessoas começam a sentir sua insignificância, mais e mais as pessoas começam a perceber que a vida é acidental, que é simplesmente inútil continuar vivendo.

De acordo com os últimos estudos filosóficos no Ocidente tudo indica uma coisa, que talvez suicídio seja a única solução. E claro, se você não conhece o seu mundo interior, e você tem disponível tudo que o mundo pode lhe dar, suicídio parecerá ser a única solução.

Meditação pode fazer de você interiormente rico. Então suicídio fica fora de questão; até mesmo se você quiser se destruir, não tem jeito. Seu ser é indestrutível. E conhecer esta imortalidade é libertar-se - da morte, da doença, da velhice. Todas essas coisas virão e irão, e você permanecerá intocável, sem arranhões. Sua saúde interior está além de qualquer doença. E ela está ai, só precisa ser descoberta.

.

OSHO - From Bondage to Freedom




Eventos com data marcada

março 2024 Flamengo RJ
  • 2 a 3 março 2024
  • sábado 8h a domingo 14h
março 2024 Vila Madalena SP
  • 2 a 3 março 2024
  • Espaço Vila Madalena
  • sábado 8h30 a domingo 18h30
  • Perfil de Evandro PalmaEvandro
março 2024 Cidade de São Paulo SP
  • 2 a 3 março 2024
  • Delerium
  • Spaco TantraNana
  • sábado 9h a domingo 16h
  • Perfil de Nana TantraNana
março 2024 Curitiba PR
  • 2 a 3 março 2024
  • Turma Mista
  • Santa Felicidade Yoga
  • sábado 9h a domingo 19h
  • Perfil de Gilson NakamuraGilson
março 2024 Taubaté SP
março 2024 Ilhabela (Ilha Bela) SP
  • 3 março 2024
  • domingo 9h às 13h
  • Perfil de Amara RossRoss
março 2024 Cidade de São Paulo SP
  • 7 mar a 4 abril 2024
  • Spaco TantraNana
  • quinta 19h a quinta-feira 22h30
  • Perfil de Nana TantraNana
março 2024 Osasco SP
  • 12 março 2024
  • Toque Natural Massoterapia
  • terça-feira 20h às 22h30
  • Perfil de Gilson NakamuraGilson
março 2024 Itapeva MG
março 2024 Brooklin, São Paulo SP
  • 15 a 17 março 2024
  • Para você que não está interessado em uma simples técnica, mas aprender a fazer a diferença na energia que você sente e transmite!
  • Espaço Raj Brooklin
  • sexta 19h a domingo 19h
março 2024 Garopaba SC
  • 16 a 17 março 2024
  • sábado 8h30 a domingo 18h
  • Perfil de Sagari GeovanaSagari
março 2024 Vila Madalena SP
  • 16 a 17 março 2024
  • Espaço Vila Madalena
  • sábado 9h a domingo 18h
  • Perfil de Deva SarasiSarasi
março 2024 Belo Horizonte (BH) MG
  • 16 a 17 março 2024
  • Turma Mista
  • Espaço Vitruvie
  • sábado 9h a domingo 19h
  • Perfil de Gilson NakamuraGilson
março 2024 Brooklin, São Paulo SP
  • 17 a 19 março 2024
  • Espaço Raj Brooklin
  • domingo 19h a terça-feira 20h
  • Perfil de Verônica AnandaAnanda
março 2024 Itapeva MG
março 2024 Rio de Janeiro RJ
  • 23 a 24 março 2024
  • sábado 9h a domingo 18h
  • Perfil de Rosana JayaJaya
março 2024 Vila Mariana SP
  • 23 a 24 março 2024
  • sábado 10h30 a domingo 20h
  • Perfil de Luciana GarimaGarima
março 2024 Cidade de São Paulo SP
  • 24 março 2024
  • Espaço Amaresh
  • domingo 9h às 13h
  • Perfil de Amara RossRoss
março 2024 Brasil BR
abril 2024 Itapeva MG
  • 5 a 14 abril 2024
  • Turma Intensiva!
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 19h a domingo 15h
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Perfil de Deva NishokNishok
abril 2024 Brooklin, São Paulo SP
  • 6 a 7 abril 2024
  • Turma Mista
  • Divino Lótus
  • sábado 9h a domingo 19h
  • Perfil de Gilson NakamuraGilson
abril 2024 Vila Madalena SP
  • 13 a 14 abril 2024
  • Espaço Vila Madalena
  • sábado 8h30 a domingo 18h30
  • Perfil de Evandro PalmaEvandro Perfil de Andrea Dell AquillaAndrea
abril 2024 Itapeva MG
  • 19 a 21 abril 2024
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 19h a domingo 15h
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta
abril 2024 Cidade de São Paulo SP
  • 19 a 21 abril 2024
  • Divino Lótus
  • sexta 20h30 a domingo 16h
  • Perfil de Gilson NakamuraGilson
maio 2024 Itapeva MG
maio 2024 Brasilia DF
maio 2024 Itapeva MG
  • 30 mai a 2 junho 2024
  • Comunna Metamorfose
  • quinta 16h a domingo 14h
  • Perfil de Deva NishokNishok
junho 2024 Itapeva MG
  • 14 a 16 junho 2024
  • Nível Avançado
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 19h a domingo 17h
  • Perfil de Shantideva (Osmar)Shantideva Perfil de Antar PremaliPremali
junho 2024 Itapeva MG
  • 21 a 30 junho 2024
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 16h a domingo 15h
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Perfil de Deva NishokNishok
julho 2024 Itapeva MG
  • 5 a 14 julho 2024
  • Turma Intensiva!
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 19h a domingo 15h30
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Perfil de Deva NishokNishok
julho 2024 Itapeva MG
julho 2024 Itapeva MG
  • 26 a 28 julho 2024
  • Turma Extensiva - Módulo 1
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 19h a domingo 15h30
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Perfil de Deva NishokNishok
agosto 2024 Itapeva MG
  • 9 a 11 agosto 2024
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 16h a domingo 17h
  • Perfil de Deva NishokNishok
agosto 2024 Itapeva MG
  • 16 a 18 agosto 2024
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 19h a domingo 15h
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta
agosto 2024 Itapeva MG
  • 23 a 25 agosto 2024
  • Turma Extensiva - Módulo 2
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 19h a domingo 15h30
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Perfil de Deva NishokNishok
setembro 2024 Itapeva MG
setembro 2024 Itapeva MG
  • 27 a 29 setembro 2024
  • Turma Extensiva - Módulo 3
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 19h a domingo 15h30
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Perfil de Deva NishokNishok
outubro 2024 Itapeva MG
  • 4 a 13 outubro 2024
  • Turma Intensiva!
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 19h a domingo 15h30
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Perfil de Deva NishokNishok
outubro 2024 Itapeva MG
  • 25 a 27 outubro 2024
  • Turma Extensiva - Módulo 4
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 20h a domingo 16h30
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Perfil de Deva NishokNishok
novembro 2024 Itapeva MG
novembro 2024 Itapeva MG
  • 14 a 17 novembro 2024
  • Comunna Metamorfose
  • quinta 17h a domingo 15h
  • Perfil de Deva NishokNishok
dezembro 2024 Itapeva MG
  • 13 a 15 dezembro 2024
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 17h a domingo 18h
  • Perfil de Deva NishokNishok

Outras reflexões

Estou sempre trazendo o tema da massagem tântrica e como a respiração é uma das maneiras pelas quais a massagem consegue acalmar e relaxar...
Digo, SENTIR MESMO!Em qualquer lugar, a qualquer momento.Sentir, escutar, perceber.Geralmente só prestamos atenção quando ele reclama....
Um(a) parceiro(a) pode ser um grande portal de conexão consigo mesmo(a) e com o divino. Um portal de possibilidades de encontrar-se em uma...
É comum que diante das obrigações e responsabilidades do dia a dia, nos esqueçamos de olhar para as coisas lindas que temos a oportunidade...
Vivemos em uma sociedade que perdeu o corpo. Curioso ver que estamos ao mesmo tempo obcecados pela estética e pela saúde - aparência e...
1-Não conhecer o seu corpo.Saber como você gosta ou precisa ser tocada para ter prazer é essencial. Além de aproveitar mais o sexo, você...
O Tantra é chamado de caminho da transformação do desejo, tendo como objetivo principal se tornar mais íntegro e completo, e o Sagrado...
Dando continuidade de nosso último artigo aonde falávamos sobre orgasmo do ponto de vista de pesquisa, trouxemos a entrevista do senhor...
Este post contém dicas para você MULHER ajudar seu companheiro que está apresentando ejaculação precoce. Nesses últimos dias tenho pensado...
Por definição, ejaculação precoce é uma disfunção sexual masculina, diagnosticada quando o homem ejacula antes de completar 2 minutos do...
A disfunção erétil nos homens é semelhante à frigidez nas mulheres. Ambas as condições caracterizam-se pela inibição na resposta sexual. Os...
É a zona erógena mais sensível do corpo da mulher, ao receber estímulos inicia uma resposta sexual fisiológica . Órgão responsável em gerar...
Veja todos