Metafísica da Saúde
Metafísica é a Ciência que estuda a origem, causa dos aspectos apresentados na vida real, no que chamamos de realidade, o que os nossos cinco sentidos são capazes de captar. Trata da essência das coisas. O ser verdadeiro das coisas, apesar das aparências que possam ter ou das mudanças que possam acontecer (CANAL AQUINATE, 2018). Rediscutida até hoje e não muito facilmente entendida, a Metafísica procura chegar à compreensão do que vai além das percepções sensoriais.
O fato é que saúde não é o oposto de doença e vice-versa, nem em nível individual, nem coletivo. Muitas vezes um indivíduo que convive com alguma patologia, considera-se bem, disposto, hábil a contribuir com o coletivo; enquanto outro considerado saudável, no sentido de ausência de doença, não se vê disposto a viver (ALMEIDA FILHO, 2000). Portanto, vemos que saúde, ser ou estar saudável é algo abrangente e deve ser analisado sob vários prismas, o que nos leva a perceber que nem sempre os parâmetros estabelecidos por testes ou questionários que pretendem medir o quanto alguém é saudável reflete a verdade ou realidade.
Como vimos, os antigos já compreendiam que o equilíbrio de uma vida saudável dependia de como o indivíduo percebia a vida e interagia com ela. Portanto, quando o fluxo dos acontecimentos naturais era interrompido por eventos emocionais e psicológicos traumáticos e esses episódios não eram bem elaborados, compreendidos e liberados, instalava-se a doença.
Na atualidade temos o privilégio de retomar esses conhecimentos e incluí-los nas práticas terapêuticas. Caminhamos para a integração, para o integrativo, para a retomada da visão holística e isto implica incluir tudo e não excluir coisa alguma, como diria Bert Hellinger (1925-2019), maior nome da constelação familiar sistêmica.
Se por um lado, a história da medicina mostra que se partiu de um ponto onde o ser humano era cuidado em sua totalidade, de forma holística, até outro em que é estudado em partes, fragmentando a sua essência em pequenos pedaços estudados, cada qual pelo seu especialista, vê-se a necessidade de resgatar o olhar para as porções humanas não visíveis os seus aspectos emocionais, mentais e espirituais.
Saúde não é quando adoecemos, tomamos um remédio e melhoramos. Saúde é um sistema imunológico saudável, refletido pelo equilíbrio do sistema emocional e de pensamentos coerentes e lúcidos, o que se dá quando nos permitirmos viver as nossas verdades, cuidarmos de si e nos amarmos e priorizarmos a despeito de qualquer questão externa.