Tantra para Necessidades Especiais

Como a Terapêutica Tântrica pode ajudar?

Tantra para Necessidades Especiais

[ fotografia do incrível projeto "Moving beyond inclusion" ]

As lesões medulares afetam 30 pessoas a cada 1 milhão de habitantes, principalmente homens na faixa etária entre 20 e 30 anos com acidentes automobilísticos. Sob o ponto de vista biomédico, observa-se a existência de danos ou anormalidades estruturais e funcionais do corpo, que passa a apresentar alguma incapacidade.

As paraplegias resultam de lesões (traumáticas ou não), que comprometem os segmentos medulares, ocasionando perda total dos movimentos e da sensibilidade dos membros inferiores. Como consequência, é possível ocorrerem perdas relacionadas com as excreções das funções sexuais (como ereções, ejaculações e fertilidade).

É comum que ocorra a insensibilidade das regiões abaixo das lesões, com a inibição das estimulações táteis, mas o desejo sexual persiste, apesar das sequelas do trauma. Nossa experiência demonstra que a persistência dos estímulos nos músculos sexuais e nos tecidos adjacentes provoca a reorganização funcional dos agentes da erotização dos tecidos, do prazer e do orgasmo.

A ênfase do nosso trabalho é aumentar as áreas de sensibilidade que produzem a excitabilidade sexual, pois a incontinência sexual acarreta um maior dano e comprometimento desses tecidos orgânicos, responsáveis pelo prazer. Nossa experiência, respeitando os danos causados pelas lesões, demonstra que é possível recuperar gradualmente as percepções e sensibilidade através de estímulos localizados nos músculos sexuais, num processo de reorganização funcional com enfoque eminentemente terapêutico.

Estudos comprovam que o toque permanente em regiões sem alguma sensibilidade proporciona novas ramificações de células condutoras que estimulam o cérebro a criar novos caminhos entre Vias Aferentes e Vias Eferentes.

Os terapeutas credenciados especializados nessa abordagem atuam justamente no resgate e na recuperação das conexões do prazer com os sentidos. O resultado manifesta-se no corpo físico, pela descoberta de novas formas de prazer e de orgasmo.

Nosso trabalho irá afetar a forma como a pessoa portadora de necessidades especiais respira, sente, atua e compartilha o prazer e o êxtase, reorganizando novas informações e estímulos vinculados aos músculos sexuais. O prazer torna-se mais real, sem o uso da fantasia, dando oportunidade ao corpo para criar novas conexões neurológicas.

Você irá aprender novas técnicas que irão aprofundar a sua intimidade, criando maior contato com o seu centro de energia, mais relaxamento e confiança, harmonizando-se e integrando-se a um estado de paz e harmonia.

A sexualidade das pessoas portadoras de necessidades especiais é muito mais complexa do que se pode imaginar. Assim como ocorre com todas as pessoas, não dá para dizer que os corpos reagem de forma igual aos estímulos. Os resultados do trabalho dependerão de alguns fatores, como altura da lesão na medula, gravidade da fratura, capacidade psicológica para enfrentar o problema e a qualidade no processo de reabilitação.

Nem todas as pessoas chegam a ter comprometimento da função sexual após a lesão. Para essas, o ganho do trabalho poderá ser mais enriquecedor. No entanto, deixar de trabalhar os estímulos sexuais pode ocasionar um aumento significativo da perda da libido e um comprometimento definitivo nos tecidos orgânicos relacionados com o prazer, principalmente nos genitais. Os músculos sexuais ficam demasiadamente frouxos e, sem uma tonificação adequada, acabam atrofiando completamente as funções sexuais.

No Tantra, você aprenderá que existem diferentes tipos de orgasmo, relacionados a estímulos provocados de diferentes densidades, usados especialmente para essa finalidade. Os estímulos foram especialmente elaborados para ativar as vinculações nervosas, proporcionando novas informações sensoriais e respostas motoras. Por exemplo, o clitóris está ligado a apenas um dos quatro conjuntos de nervos envolvidos com o prazer sexual, o "pudendo". O colo do útero tem três nervos relacionados às informações funcionais orgânicas e de prazer, o "pélvico", o "hipogástrico" e o "vago".

Antigamente, acreditava-se que o nervo vago passava por dentro da coluna vertebral e terminava no intestino. Mas o nervo vago se estende por fora da medula saindo diretamente do cérebro, desce pelo pescoço, passa pelas cavidades torácica e abdominal e chega até a região pélvica. A primeira evidência de que havia enervações do vago no colo do útero e talvez na vagina foi publicada em 1990, com base em um estudo com ratos. (Sielo 2009).

Alguns homens e mulheres com lesão na coluna, observados em estudos anteriores, tiveram orgasmos sem precisar de toques genitais. Uma carícia no ombro ou no pescoço em alguns casos bastava. Provavelmente devido a uma hipersensibilidade na área da lesão, segundo os autores, essas pessoas sentiam dor ou prazer com facilidade.

Fisiologicamente , o corpo responde a estímulos de toque, mas para isso é preciso saber tocar e saber fazer o outro sentir também. Os trabalhos desenvolvidos com o Tantra, na Comunna Metamorfose, têm proporcionado excelentes resultados com pacientes, homens e mulheres, que, por algum motivo, tiveram perdas pequenas ou médias de sensibilidade corporal, relacionados à ereção, à ejaculação e ao orgasmo, perante as estimulações de caráter sexual. Para esses pacientes, poder sentir de 1 a 10 % de sensibilidade sexual já representa um ganho excepcional que justifica o investimento nos tratamentos de recuperação neuro-funcional.

Nosso trabalho de reorganização sensorial objetiva criar novas inervações sensitivas mecânicas, favorecendo a formação de novas sinapses neurológicas que conduzam a experiência sensorial para o encéfalo, criando o reconhecimento neuronal do prazer e do toque, acordando os atributos dos tecidos erógenos do corpo, capazes de levantar a energia a um nível satisfatório para uma experiência de êxtase, de orgasmo e de prazer. Cada corpo responde de formas diferentes, produzindo os novos caminhos informativos pelo corpo.

Através de uma compreensão que vai além da fisiologia, contestamos a idéia de que a ausência de sensibilidade nos genitais está associada à indiferença ao sexo. Nosso trabalho se fundamenta principalmente na produção dos humores corporais, os hormônios, fazendo com que o cérebro responda e atue, independentemente da genitália, na gênese da experiência erótica, fazendo com que as pessoas que passaram por lesões raquimedulares redescubram o desejo e a satisfação de compartilhar o prazer sexual com seus parceiros.

Na lesão medular o impulso sexual está integralmente preservado, podendo permanecer oculto no desequilíbrio emocional subsequente à lesão. O trabalho de suporte terapêutico através dos estímulos adequados nos músculos sexuais fará com que, dentro de semanas ou meses, recuperem suas funções sexuais.

As pessoas com paraplegias necessitam de ajuda na reconstrução de sua identidade sexual, uma elaboração de uma nova imagem corporal que recupere a auto-estima. Novos estímulos, especialmente elaborados na Comunna Metamorfose, podem ajudar a reconstruir os papéis de vitalidade dos componentes masculino e feminino presentes no corpo e no psiquismo de nossos clientes especiais.

Existe a idéia pré-concebida de que um corpo fisicamente limitado será também um corpo sexualmente limitado, o que não corresponde à realidade. Existem inúmeras possibilidades alternativas para a manifestação da sexualidade, para a obtenção do prazer e para a perspectiva de trocas de intimidade para as pessoas portadoras de necessidades especiais, afastando a idéia de que o deficiente físico é assexuado.

Os benefícios que o trabalho pode proporcionar são:

Obs: Cada paciente deverá ser observado e avaliado em suas condições orgânicas e nas respostas fisiológicas que irão ocorrendo. Os resultados dos trabalhos devem ser compartilhados após cada sessão.

Agende uma primeira sessão!

Os terapeutas credenciados são especialmente treinados para oferecer o conhecimento adequado do corpo e da fisiologia energética que permitirá alcançar maior plenitude nas relações.

Tantra é o conhecimento mais profundo que existe sobre a energia sexual, a energia vital. Seu uso correto é responsável pela beleza, juventude e atração entre os sexos. Somente o Tantra, através dos milênios, tem se atrevido a ensinar isso com a simplicidade, com a pureza e com a profundidade que os ensinamentos precisam ser passados.

Melhore a qualidade das suas relações! Agende uma sessão de aconselhamento com um terapeuta credenciado.




Outras reflexões

A libido é uma carga energética que tem origem na sexualidade como um todo. Muitas pessoas acham que a sexualidade localiza-se apenas no...
Você sabe responder a essa pergunta? Acredita que todos que dizem que te conhecem e gostam de você irão responder a essa pergunta de uma...
O sexo pode ser tão mais leve e divertido quando você entende que não precisa fazer caras e bocas.Quando você não precisa ser "a boa de...
Essa é uma questão recebida frequentemente dentro da Terapia. Muitos casais tem dificuldade de estabelecer um diálogo de forma aberta e...
Tradicionalmente muitas(o) profissionais oferecem massagem relaxante e como atrativo atribuem o final feliz.O que seria o final feliz?...
A raiva é uma emoção desprezada em nossa cultura. Se você foi ensinado desde cedo a sentir vergonha, por ter raiva ou por expressá-la, você...
Se você gosta de espiritualidade, meditação, é provável que já tenha ouvido falar do Tantra. Muitas pessoas agora estão se voltando para o...
Vejo muitos questionamentos, de mulheres, sobre como atrair a energia orgástica para o topo e fazer com que ela circule no corpo; sobre a...
Ouço com frequência, por pessoas que passam pela primeira sessão, “Por que eu esperei tanto tempo para vivenciar isso? ”. Não importa, do...
Sempre que falamos de Tantra, falamos não só de técnicas e práticas corporais de intervenção direta, como a massagem Tântrica, ou mesmo da...
Nos meus atendimentos no formato online e presencial aqui em Brasília, é muito comum alguns homens procurarem a terapia relatando essa...
Todas essas mensagens que mencionei abaixo, eu recebi de verdade via celular, além de muitas outras similares, são apenas alguns exemplos:...
Veja todos

Eventos com data marcada

março 2024 Brooklin, São Paulo SP
  • 15 a 17 março 2024
  • Para você que não está interessado em uma simples técnica, mas aprender a fazer a diferença na energia que você sente e transmite!
  • Espaço Raj Brooklin
  • sexta 19h a domingo 19h
  • Perfil de Verônica AnandaAnanda Saiba +
março 2024 Brooklin, São Paulo SP
  • 17 a 19 março 2024
  • Espaço Raj Brooklin
  • domingo 19h a terça-feira 20h
  • Perfil de Verônica AnandaAnanda Saiba +
março 2024 Rio de Janeiro RJ
  • 23 a 24 março 2024
  • sábado 9h a domingo 18h
  • Perfil de Rosana JayaJaya Saiba +
março 2024 Itapeva MG
  • 23 a 24 março 2024
  • Exclusivo para Mulheres
  • Comunna
  • sábado 9h a domingo 17h
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Saiba +
março 2024 Vila Mariana SP
março 2024 Cidade de São Paulo SP
  • 24 março 2024
  • Espaço Amaresh
  • domingo 9h às 13h
  • Perfil de Amara RossRoss Saiba +
março 2024 Itapeva MG
abril 2024 Cidade de São Paulo SP
  • 4 abr a 2 maio 2024
  • Spaco TantraNana
  • quinta 19h a quinta-feira 22h30
  • Perfil de Nana TantraNana Saiba +
abril 2024 Itapeva MG
abril 2024 Cidade de São Paulo SP
  • 6 a 7 abril 2024
  • Delerium
  • Spaco TantraNana
  • sábado 9h a domingo 16h
  • Perfil de Nana TantraNana Saiba +
abril 2024 Vila Madalena SP
abril 2024 Itapeva MG
abril 2024 Caxias do Sul RS
  • 20 a 21 abril 2024
  • Espaço Gaya
  • sábado 8h a domingo 19h
  • Perfil de Prem Gaya (Melissa Bittencourt)Gaya Saiba +
abril 2024 Ipiranga SP
maio 2024 Itapeva MG
maio 2024 Brasilia DF
maio 2024 Itapeva MG
  • 24 a 26 maio 2024
  • Comunna
  • sexta 17h a domingo 16h
  • Perfil de Paula RobertaPaula Saiba +
maio 2024 Itapeva MG
  • 30 mai a 2 junho 2024
  • Comunna
  • quinta 16h a domingo 14h
  • Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
junho 2024 Caxias do Sul RS
  • 8 a 9 junho 2024
  • Espaço Gaya
  • sábado 8h a domingo 19h
  • Perfil de Prem Gaya (Melissa Bittencourt)Gaya Saiba +
junho 2024 Itapeva MG
junho 2024 Itapeva MG
julho 2024 Itapeva MG
julho 2024 Itapeva MG
julho 2024 Online Virtual
  • 26 jul a 27 outubro 2024
  • Spaco TantraNana
  • sexta 18h a domingo 19h
  • Perfil de Nana TantraNana Saiba +
julho 2024 Itapeva MG
agosto 2024 Itapeva MG
agosto 2024 Itapeva MG
agosto 2024 Itapeva MG
setembro 2024 Itapeva MG
setembro 2024 Itapeva MG
  • 27 a 29 setembro 2024
  • Turma Extensiva - Módulo 3
  • Comunna
  • sexta 19h a domingo 15h30
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
outubro 2024 Itapeva MG
outubro 2024 Itapeva MG
novembro 2024 Itapeva MG
novembro 2024 Itapeva MG
  • 14 a 17 novembro 2024
  • Comunna
  • quinta 17h a domingo 15h
  • Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
dezembro 2024 Itapeva MG
  • 13 a 15 dezembro 2024
  • Comunna
  • sexta 17h a domingo 18h
  • Perfil de Deva NishokNishok Saiba +