Candidíase genital
publicado por Agni Maharani (Tina)
É uma infecção causada pelo crescimento excessivo do fungo cândida albicans ou monília. É bem normal esse tipo de fungo na região genital, quando ocorre um enfraquecimento do sistema imunológico ou uso prolongado de algum medicamento específico o fungo se desenvolve em excesso e gera placas esbranquiçadas, coceira intensa, inchaço e desconforto no contato íntimo.
A candidíase é uma levedura de extensa difusão que se instala inofensivamente na pele e mucosas, até que, calor, umidade e alterações nas defesas locais ou sistêmicas proporcionem um campo fértil para o seu desenvolvimento.
Fatores de risco para o surgimento da candidíase:
. Relação sexual desprotegida
. Roupas apertadas
. Biquíni molhado por muito tempo
. Diabetes
. Gestação
. HIV
. Câncer
. Uso recorrente de antibióticos
. Stress
A candidíase se manifesta em mulheres, mas também pode surgir em homens, seu tratamento pode ser feito com pomadas ou remédios que eliminam os fungos.
Durante o período da candidíase é recomendado:
. Usar roupa íntima de algodão.
. Lavar a região genital somente com água e sabonete neutro.
. Dormir sem roupa íntima.
. Evitar absorventes internos.
. Evitar relação sexual desprotegida.
Candidíase ama açúcar, durante esse período é recomendado ter uma alimentação pobre em açúcar. Evitar bebida alcoólica também ajuda no desaparecimento da candidíase.
Para detectar de forma precisa a candidíase é preciso de um exame clínico com o especialista ou um exame microscópico do corrimento.