Barbatimão na saúde íntima.
Texto de caráter informativo.
publicado por Agni Maharani (Tina)
Planta poderosa facilmente encontrada em São Paulo, Minas Gerais e nos estados do centro-oeste. Tem ação antioxidante, anti-inflamatória, cicatrizante e anti-bacteriana.
Nome científico: Stryphnodendron adstringens.
Partes utilizadas: folhas e casca.
Trata-se de uma arvore de médio porte, suas folhas podem ser utilizadas para fazer compressas e cataplasmas ou também em forma de pomada para tratar feridas e queimaduras acelerando o processo de cicatrização. Porém, suas propriedades concentram-se mais nas cascas dos troncos e galhos e na ginecologia natural é essa parte que vamos usar.
Capaz de diminuir os sintomas da candidíase o barbatimão combate a proliferação de fungos, mais popularmente usado em banhos de assento. Quantidade da planta e água + frequência do banho é orientado pelo seu médico caso ele seja adepto a medicina alternativa.
Os flavonoides presentes na planta ajudam a fortalecer as defesas naturais do organismo e fortalecem a imunidade. Na medicina popular é muito utilizado como fitoterápico natural no tratamento de hemorragia vaginal e também da gonorreia.
A atividade farmacológica da planta se deve ao alto teor de taninos (provocam a contração dos vasos sanguíneos, reduzindo o fluxo de sangue), composto de alcaloides (substância orgânica com ação terapêutica) e flavonoides (estrutura importante para proteção e desenvolvimento da planta).
É possível encontrar barbatimão nos sabonetes, podendo trazer benefícios para toda a extensão da pele e região genital, cremes e pomadas para tratar região específica.
*Converse sempre com o seu médico só ele saberá receitar a melhor forma de uso dessa planta poderosa.