Como cuidar da experiência meditativa

Como cuidar da experiência meditativa

publicado por

Amado Osho,
Se um buscador encontra um raio de luz, como ele deve zelar por esta experiência?

Como eu disse esta manhã, qualquer sentimento de alegria, de paz ou de felicidade que você experienciar, deve ser guardado e carregado dentro de você continuamente, vinte e quatro horas por dia. Como fazer isto? Existem duas maneiras: uma é lembrar-se e recriar aquele estado particular de consciência que você experienciou enquanto estava meditando.
Por exemplo, durante a meditação você respira lentamente, então, durante o dia, sempre que tiver um tempo, quando não estiver fazendo algo em particular, torne lenta a sua respiração e mantenha a sua atenção na parte sob nariz onde o ar entra. E lembre-se daquelas sensações. Imagine-se sentindo feliz, alegre, silencioso e nutrido. Traga estas sensações de volta. Sempre que se lembrar – indo para a cama, acordando, caminhando na rua, onde quer que você esteja – traga estas sensações de volta. O resultado será que muitas vezes durante o dia, esta lembrança vai tocar em alguma coisa dentro de você. E chegará o momento em que você nem mesmo terá que fazer algum esforço especial para se lembrar, as sensações estarão com você constantemente, exatamente como a sua respiração.
Então, primeiro, você terá que se lembrar continuamente destas sensações dentro de si, sempre que o pensamento aparecer. Por exemplo, enquanto estiver deitado na cama, lembre-se do estado em que você estava enquanto meditava. Quando estiver caminhando, quando vir a lua no céu, quando sentar debaixo de uma árvore e ninguém estiver por perto, quando estiver só em seu quarto, lembre-se das sensações. Viajando num ônibus ou num trem, sentado só, feche seus olhos e lembre-se destas sensações. Mesmo durante o dia, quando estiver ocupado com seu trabalho, mesmo no seu escritório, levante-se por uns minutos e vá até uma janela, respire profundamente e tente lembrar-se daquele estado de ser.
Se você fizer isto, dez ou quinze vezes por dia, lembrando-se por um minuto ou dois, isto se tornará mais e mais contínuo. Aos poucos você descobrirá que não é preciso lembrar-se – a sensação permanecerá com você. Assim, esta é uma maneira: carregando em seu pensamento o que você experiencia na meditação, deixando que entre em sua consciência.
A segunda maneira é aquela que eu já sugeri a você(*): quando for para a cama, à noite, faça a sua resolução. O exercício para fazer a sua resolução mais forte é também utilizado para tornar contínuo o seu estado de meditação. Num dia que você tiver uma experiência de meditação, quando for para a cama, à noite, faça o mesmo exercício: recorde internamente o que tiver experienciado durante a meditação, e a mesma experiência permanecerá com você vinte e quatro horas por dia.

O exercício que eu lhe dei para fazer a sua resolução, expirando todo o ar e fazendo a resolução e, em seguida, inspirando e fazendo a resolução... Use este mesmo procedimento, quando você experienciar um estado de silêncio, traga para a mente o pensamento de que aquilo que sentiu durante a meditação permanecerá com você todo o tempo, como uma corrente interna. Repetindo este pensamento, você reencontrará a sensação da meditação sem qualquer esforço. E será mais benéfico se as duas coisas forem feitas simultaneamente. Mas tarde, quando falarmos sobre a purificação dos pensamentos e das emoções, será possível discutir isto mais profundamente, Mas você pode experimentar com esses dois exercícios.  Durante o período de vinte e quatro horas, você tem muito tempo livre em suas mãos, momentos em que nada tem para fazer que valha a pena ser feito. Se este tempo livre puder ser usado para lembrar aqueles momentos de meditação, isto poderá fazer uma tremenda diferença. Olhe da seguinte maneira: há dois anos alguém o insultou ou você teve um acidente trágico. Caso você tente hoje se lembrar daquele acidente, você ficará 

surpreso ao notar que na medida em que for se lembrando de todo o acidente, o seu corpo e sua mente lentamente entrarão no mesmo estado que estavam quando verdadeiramente você teve aquela experiência há dois anos. Se você foi insultado há dois anos e tentar lembrar-se agora do incidente, como aquele fato o tocou, como você foi insultado, você também ficará surpreso ao ver que seu corpo e sua mente irão experienciar o mesmo estado que vivenciaram, como se você estivesse sendo insultado de novo.
Tudo está sendo colecionado em nossa consciência e não desaparece. O que você experienciou, está ali armazenado. Se você trouxer de volta essas memórias, você poderá experienciar as mesmas coisas novamente, e poderá entrar nas mesmas emoções. Nada é apagado da mente humana.
Mas se você se sentiu bem enquanto esteve meditando hoje, é essencial que você se lembre dessa experiência pelo menos cinco ou dez vezes durante o dia. Desta maneira, a memória desta experiência irá se aprofundar em sua consciência, e por lembrar-se dela repetidas vezes, ela se tornará uma parte permanente da sua consciência. Assim, em resposta ao que foi perguntado, é assim que isto pode ser feito. E é importante que você o faça.
Muitas pessoas comentem o erro de se lembrar apenas do que é negativo e esquecer tudo o que é positivo. O erro básico que as pessoas cometem é que ao se lembrar de tudo o que foi sem valor e negativo, elas se esquecem de tudo o que tem valor verdadeiro. Raramente você se lembra dos momentos em que estava cheio de amor, quando sentia seu corpo totalmente vivo. Raramente você se lembra dos momentos em que sentiu o silêncio, mas sempre se lembra de quando estava com raiva e aborrecido, de quando foi insultado e reagiu com vingança contra alguém. Você sempre se lembrará dos momentos em que se machucou e raramente dos momentos em que se sentiu nutrido. E é muito importante lembrar-se desses momentos que o nutriram.
Lembrar-se deles continuamente ajudá-lo-á de duas maneiras. O mais importante é que lembrando-se desses momentos, será criada a possibilidade deles acontecerem novamente. Se alguém se lembra constantemente de coisas negativas, é muito provável que ela passe pelo mesmo tipo de experiências novamente. Se alguém constantemente se lembra de coisas tristes, é muito provável que ela fique triste novamente, porque ela desenvolverá uma inclinação para aquelas coisas, e esses incidentes continuarão se repetindo em sua vida. Todos estes sentimentos ficam armazenados dentro de você, e cada vez fica mais fácil dessas emoções se repetirem.
Tente observar em si mesmo qual tipo de emoções você tem a tendência de ficar se lembrando. Nós todos temos memórias. Que tipo de experiências você tende a se lembrar? E fique sabendo que quaisquer memórias que você tenha do passado, elas estão sendo plantadas como sementes para o futuro, e você irá colher a mesma experiência no futuro. As suas memórias do passado pavimentam o seu caminho para o futuro.
Conscientemente, esqueça de tudo que é sem valor. E quando tais coisas vierem à sua lembrança, pare e peça àquelas memórias para irem embora. Elas não têm qualquer utilidade para você. Esqueça todos os espinhos e lembre-se das flores. Devem existir muitos espinhos, mas também existem flores ao redor. Se você lembrar-se das flores, os espinhos de sua vida desaparecerão, e a sua vida ficará preenchida pelas flores. Se você lembrar-se dos espinhos, é possível que as flores de sua vida desapareçam e você ficará apenas com os espinhos.
Depende do indivíduo, que altura ele pretende alcançar. Depende de nós, se queremos viver no céu ou no inferno. Céu e inferno não são lugares geográficos, eles são subjetivos, estados psicológicos. A maioria de vocês está no inferno muitas vezes num mesmo dia, e muitas vezes vocês estão no céu. Mas a maioria está no inferno a maior parte do tempo, e alguns até mesmo se esqueceram o caminho de volta para o céu.
Mas existem pessoas que estão no céu vinte e quatro horas por dia. Pessoas neste mesmo planeta estão vivendo no céu. Você também pode ser uma delas. Nada existe para impedi-lo. Apenas compreenda alguns princípios básicos e científicos. (...)
Você perguntou como cuidar da experiência de luz. Se eu lhe desse alguns diamantes, como você cuidaria deles? Se você encontrasse um tesouro valioso, como cuidaria dele? Como você o guardaria com segurança? Onde você o guardaria? Você iria querer mantê-lo escondido; você iria querer mantê-lo perto do seu coração. (...)
Proteja essas experiências... Elas são as verdadeiras moedas. Elas podem ter-lhe inspirado, podem ter-lhe dado uma energia renovada, elas podem ter transformado alguma coisa dentro de você, algo novo pode ter se desencadeado em você, um anseio pelo sublime pode ter surgido em você. Assim, cuide dessas experiências. Eu lhe expliquei dois métodos. Se você fizer experimentos com eles, você compreenderá.”

OSHO – The Path of Meditation –




Outras reflexões

Todo mundo gosta de se sentir bem consigo mesmo, de receber elogios, de se sentir amado, querido do jeito que é. Quando sentimos, esperamos...
Sempre que falamos de Tantra, falamos não só de técnicas e práticas corporais de intervenção direta, como a massagem Tântrica, ou mesmo da...
“A Magia Sexual em alguns de nossos ritos, é um trabalho consciente, focado e disciplinado, visando certos resultados. Nos Andes, os...
É muito possível que você também tenha sido ensinado que é super importante seguir o padrão socialmente aceitável para a maioria das...
A gente tem tanto a crescer quando o assunto é aceitação, né? Passamos a infância sendo ensinados que devemos competir o tempo todo, temos...
Nós somos seres naturalmente sexuais, mas o que faz algumas pessoas mais sexuais que outras? Alguns podem dizer que tem a ver com a...
A cultura pode ser bastante destrutiva para pessoas que se encontrem fora dos padrões impostos, aceitos e incentivados. É muito comum que...
Movendo energia, movemos amor. Movendo energia, movemos quem somos a partir do nosso centro de poder. Movendo energia, movemos nossa luz....
Você conhece o Kundalini? Mesmo que o termo não lhe seja estranho, é provável que esteja pouco familiarizado com seu conceito. Afinal,...
Você sabe qual a diferença entre orgasmo e gozar? Apesar de muitas pessoas acreditarem que existem grandes diferenças entre as sensações,...
Veja todos

Eventos com data marcada

maio 2024 São Paulo (Capital) SP
maio 2024 Santos SP
maio 2024 Guarujá SP
  • 24 a 26 maio 2024
  • Solteiros e casais
  • sexta 8h a domingo 18h
  • Perfil de Verônica AnandaAnanda Saiba +
maio 2024 Itapeva MG
  • 25 a 26 maio 2024
  • Exclusivo para Mulheres
  • Comunna
  • sábado 9h a domingo 15h
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Saiba +
maio 2024 Itapeva MG
  • 30 mai a 2 junho 2024
  • Comunna
  • quinta 16h a domingo 16h
  • Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
junho 2024 Itapeva MG
junho 2024 Caxias do Sul RS
  • 8 a 9 junho 2024
  • Espaço Gaya
  • sábado 8h a domingo 19h
  • Perfil de Prem Gaya (Melissa Bittencourt)Gaya Saiba +
junho 2024 Itapeva MG
junho 2024 Caxias do Sul RS
  • 15 a 16 junho 2024
  • Espaço Gaya
  • sábado 8h a domingo 18h
  • Perfil de Prem Gaya (Melissa Bittencourt)Gaya Saiba +
junho 2024 Garopaba SC
junho 2024 Brasilia DF
junho 2024 Itapeva MG
julho 2024 São Paulo (Capital) SP
  • 1 jul a 14 agosto 2024
  • segunda 18h a quarta-feira 20h
  • Perfil de Nana TantraNana Saiba +
julho 2024 Itapeva MG
julho 2024 Goiânia GO
julho 2024 Itapeva MG
julho 2024 Vila Mariana SP
julho 2024 Itapeva MG
agosto 2024 Itapeva MG
agosto 2024 São Paulo (Capital) SP
agosto 2024 São Paulo (Capital) SP
agosto 2024 Itapeva MG
agosto 2024 Itapeva MG
setembro 2024 São Paulo (Capital) SP
  • 4 a 25 setembro 2024
  • Spaco TantraNana
  • quarta 19h a quarta-feira 22h30
  • Perfil de Nana TantraNana Saiba +
setembro 2024 São Paulo (Capital) SP
setembro 2024 Itapeva MG
setembro 2024 Itapeva MG
  • 27 a 29 setembro 2024
  • Turma Extensiva - Módulo 3
  • Comunna
  • sexta 19h a domingo 15h30
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
outubro 2024 Itapeva MG
outubro 2024 São Paulo (Capital) SP
outubro 2024 Itapeva MG
outubro 2024 Itapeva MG
novembro 2024 Itapeva MG
novembro 2024 Itapeva MG
  • 14 a 17 novembro 2024
  • Comunna
  • quinta 17h a domingo 15h
  • Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
dezembro 2024 Itapeva MG
dezembro 2024 Itapeva MG