Amor X Paixão
publicado por Agni Maharani (Tina)
Ambos são sentimentos fortes e distintos, muita gente se confunde e administra mal as sensações. Nesse texto vou te ajudar a identificar cada um deles.
A paixão é impulso, projeção no outro daquelas fantasias imaginárias, não conseguimos olhar o outro como ele verdadeiramente é, nos deixamos levar pela emoção e pela cegueira da paixão. A forma física, beleza, bom humor, sorriso e o olhar são fatores que atraem a pessoa apaixonada. Ela basicamente acredita no amor a primeira vista.
O amor é mais razão, caindo por terra que o amor a primeira vista não existe. Você enxerga o outro além da aparência, cria uma admiração, exalta as qualidades, lida com os defeitos e tem uma projeção de vida com essa pessoa. Um casal que se ama, mesmo quando passa por brigas e adversidades, usam as situações para melhorar o relacionamento, não desistem fácil.
Uma característica da paixão é como ela começa e termina, e numa maioria é como uma tempestade, é passageira, costuma fazer estrago, mas chega ao fim de forma rápida. A paixão pode virar amor, precisa de amadurecimento e paciência de ambos dentro da relação.
O amor é profundo e complexo, precisa de tempo, precisa ser regado, se desenvolve aos poucos. Amar é apoiar o outro incondicionalmente, abrindo mão do que eu acho um tédio para agradar e ver o sorriso de quem eu amo, o amor vive de diálogo, consenso e compreensão.
A paixão na maioria das vezes tem muita briga, dificuldade em se adequar ao jeito do outro, pois a projeção é latente e com o tempo você percebe como o outro se comporta e fica frustrado por não conseguir moldar ou controlar a sua maneira.
O que sustenta a paixão? Geralmente o sexo, o contato carnal é muito intenso e possui em encaixe perfeito.
O que sustenta o amor? O desejo de estar feliz ao lado da pessoa amada, desejo de cuidar e conquistar os objetivos mais audaciosos.
De tudo o que foi citado vale lembrar a importância da reciprocidade nas relações, assim é mais provável que se mantenha, do contrário fica desequilibrado e quem está contigo não saberá receber todo o amor e carinho que você pode proporcionar.
Para ambos os sentimentos também é importante saber dizer adeus, para liberar o fluxo se assim for necessário.