Bloqueios Sexuais: o que são e como podem ser superados? Entenda!

publicado por Atimoda (Thiago Soares)
Bloqueios sexuais podem surgir por inúmeras razões. A verdade é que eles costumam se relacionar com questões emocionais, que podem aparecer em qualquer etapa da vida de uma pessoa.
Muitas mulheres e homens sofrem com esses bloqueios sem nem perceber. Consequentemente, se tornam incapazes de aproveitar os prazeres a dois.
Além disso, bloqueios sexuais também afetam outros segmentos, como a relação com a família, amigos e desempenho no trabalho.
Em casos mais extremos, o indivíduo desenvolve uma personalidade retraída, com explosões de raiva e outros rompantes emocionais.
Felizmente, existem meios para lidar com esse problema. O Tantra é uma das técnicas terapêuticas alternativas que pode ajudar. Quer entender mais? Acompanhe a seguir!
Afinal, o que são os bloqueios sexuais?
Bloqueios sexuais são sentimentos de resistência ou qualquer outra “força” que atrapalhe a experiência sexual do casal. Vale destacar que esses bloqueios, não necessariamente, têm a ver com falta de libido ou desejo sexual.
Geralmente, estão relacionados a um bloqueio sentimental, no qual impede que os parceiros, ou o indivíduo, consiga expressar sua sexualidade à vontade.
Do ponto de vista do Tantra, nossa energia vital — energia orgástica — flui naturalmente em nosso organismo. Sempre que nos sentimos motivados, vibrantes e alegres com certas coisas, significa que essa energia está fluindo livremente.
Contudo, assim que essa energia encontra alguma resistência, nos sentimos frustrados, distantes, irritados e deprimidos. E isso impacta, diretamente, a saúde e qualidade da vida sexual.
O que pode causar bloqueios sexuais?
Antes de falarmos sobre o bloqueio mental e como tratar — pois está ligado aos bloqueios sexuais —, vamos te mostrar as principais causas das resistências sexuais.
As causas que logo surgem à mente são aquelas originadas a partir de experiências traumáticas, como abusos emocionais ou físicos. Contudo, existem outros fatores causadores de bloqueios sexuais:
medos: nossas preocupações podem se tornar realidade. Quando não manifestamos nossos desejos por falta de diálogo, tais sentimentos reprimidos podem se transformar em bloqueios futuros;
condicionamento social: em uma sociedade cheia de tabus sexuais, é comum crescermos com crenças limitantes, que podem atrapalhar a fluidez da energia sexual individual;
culpa: sempre que aceitamos as crenças limitantes como verdades, cria-se o sentimento de culpa. Tal sentimento também é responsável por muitos dos bloqueios sexuais enfrentados na vida adulta;
autojulgamento: apesar dos impactos externos já causarem danos, a pressão interna (feita por nós mesmos) pode ser a mais prejudicial. Quando julgamos nosso comportamento sexual natural como incorreto, isso gera outros bloqueios futuros;
traumas: conforme dissemos logo acima, traumas são também, grandes responsáveis pelos bloqueios. Violências sofridas, abusos psicológicos e outras experiências traumáticas impactam negativamente na energia sexual;
relação sexual indesejada: manter relações sexuais sem vontade também pode gerar bloqueios futuros. A experiência sexual deve ser desfrutada por todos os envolvidos; deve ser fonte de alegria, conexão e cumplicidade. Realizá-lo sem vontade é um prato cheio para associar o ato a algo negativo.
A relação entre bloqueios e distúrbios sexuais

Te mostramos logo acima que questões emocionais, como traumas, são um dos grandes responsáveis por bloqueios sexuais. Quando não tratados e contornados, esses bloqueios podem gerar sérios distúrbios sexuais.
Mulheres que sofreram com algum trauma depois da primeira vez, por exemplo, tendem a desenvolver certa resistência a vivenciar novas experiências sexuais. Algumas sentem desconfortos, dores durante o ato e não conseguem sentir prazer na relação.
Outro fator ligado aos bloqueios e aos distúrbios sexuais é a criação recebida quanto ao assunto. Pessoas que enxergam o sexo como algo impuro e pecaminoso, dificilmente conseguem ter uma relação saudável com o tema.
Há casos de homens, por exemplo, que não conseguem manter relações sexuais com suas parceiras, pois acreditam que o ato é promíscuo e só pode ser realizado em bordeis. Sempre que situações assim surgirem, é importante buscar ajuda profissional.
Como identificar um bloqueio sexual?
Identificar o bloqueio emocional amoroso nem sempre é fácil. Uma pessoa que sofreu com traumas e outras condições limitantes perante ao sexo e seus temas relacionados, apresenta sintomas psicológicos e até mesmo físicos. Eles são:
sentimento de culpa por expressar a sexualidade;
nojo de si mesmo após a relação, mesmo que consentida;
ansiedade sobre assuntos relacionados ao sexo;
repressão de lembranças e comportamentos sexuais;
desconfiança, agressividade e reações exacerbadas às situações cotidianas.
O que fazer para sanar um bloqueio sexual?
O primeiro passo é procurar ajuda profissional. Terapias tradicionais e alternativas podem ajudar a lidar com os traumas e bloqueios sexuais físicos e psicológicos. Nessa ocasião, é importante o apoio das pessoas próximas, especialmente cônjuges.
Assim, o indivíduo se sentirá mais à vontade para falar sobre seus sentimentos reprimidos. De todo modo, é importante:
reconhecer o problema: entender que sentir resistência ao sexo não é algo saudável;
buscar tratamento: buscar ajuda especializada, de terapias tradicionais e alternativas, como o Tantra;
ter paciência: nenhum processo de “cura” apresenta resultados imediatos. Se desvencilhar de qualquer crença limitante leva tempo;
manter a comunicação: ter um diálogo aberto e verdadeiro com os parceiros é fundamental para o sucesso do tratamento. Ambas as partes devem estar presentes para enfrentar o período;
evitar estabelecer prazos: esse ponto está relacionado ao da paciência. Não existe um prazo fixo para que determinado problema seja resolvido. Isso só causará mais frustrações e problemas.

Como o Tantra pode ajudar nos bloqueios sexuais?
Conforme dissemos por aqui, o Tantra enxerga a sexualidade como a energia vital do nosso organismo. Dessa forma, a terapia da massagem tântrica também é indicada para tratar bloqueios sexuais de forma mais profunda.
Antes de partir para a massagem, o indivíduo e o terapeuta conversam para estreitar os laços e gerar mais confiança. Inclusive, muitas pessoas conseguem identificar a origem dos seus bloqueios em sessões tântricas.
Com um profissional altamente especializado, é possível ter o apoio necessário para curar essa ferida.
Participe de uma atividade de Terapia Tântrica para adentrar neste universo.
Conclusão
Essas foram nossas informações sobre bloqueios sexuais. Como você viu por aqui, são inúmeras as causas desses bloqueios, que têm origem em experiências traumáticas e sentimentos negativos relacionados ao sexo e sexualidade.
Para saná-los, é importante contar com ajuda especializada, como as práticas do Tantra, que estuda a energia vital do ser humano de forma profunda.
Fale com um terapeuta tântrico

Verônica Ananda
- Especialista tântrica e quântica. Curso privativos e em grupo. Palestrante de Tantra. Atendimento individual para homens, mulheres casais.
- Pinheiros
- Vila Madalena
- Vila Mariana + 5 cidades

Abhaya Prem-Léia
- Um mergulho em você: Para curar o passado, despertar o prazer e reconectar com a sua essência."
- Praia Grande
- Balneário Camboriú
- Araranguá + 2 cidades

Chandani Prem
- Terapeuta Corporal Tântrica com especialização em tratamento de Disfunções Sexuais e Renascedora, credenciada pela Comunna Metamorfose. [..]
- Santos
- Baixada Santista
- São Vicente

Ellen Faria
- Ellen Faria, Psicoterapeuta e Psicanalista, fundadora do FarGuim, especialista em Terapia Tântrica e Mestre Reikiana.
- Belo Horizonte (BH)

Mukto
- O Terapeuta Tântrico mais experiente do Rio de Janeiro. Cuidando de pessoas com confiança e respeito há mais de 10 anos.
- Rio de Janeiro
- Copacabana
- Botafogo + 2 cidades

Sagari Geovana
- Te ajudo a restaurar sua energia vital, curar feridas emocionais e reconectar com o sentir e o prazer de viver.
- Florianópolis
- São José
- Balneário Camboriú + 2 cidades

Julio Marques(Ganga)
- "Ama e faz o que queres" Santo Agostinho
- Campo Grande
- Belo Horizonte (BH)

Abha Upasana
- Gozando, sorrindo e seguindo a canção.
- Campinas
- Vinhedo
- São Tomé das Letras + 7 cidades

Deva Josha
- Bem-estar e conexão interior através da massagem tântrica, unindo técnicas conscientes para equilíbrio, relaxamento e autodescoberta.
- Rio de Janeiro
- Botafogo
- Flamengo + 1 cidade

Deva Karshan
- Terapeuta Tântrico e Instrutor de Cursos Individuais de Massagem Tântrica e OM 15’ (Orgasmic Meditation)Habilitado em todas as modalidades [..]
- São Paulo (Capital)
- ABC Paulista
- Osasco

Prem Damini
- Sentir é um ato de coragem. E é no sentir que a verdadeira transformação começa.
- Goiânia

Prem Meera
- Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.
- Goiânia
- São Paulo (Capital)

Maria Tomaz
- Auto controle ,cura ,aumento do seu potencial orgástico,aumento da libido.
- Balneário Camboriú
- Florianópolis
- São José + 17 cidades

Asha Hope
- Human Sexuality/ Integrative Therapies/ Life e Relationship/ Physical Therapist/ Sex Therapist/ Tantra Therapist & Instructor courses.
- São Paulo (Capital)
- Moema
- Vila Nova Conceição + 8 cidades

Marcelle Araujo
- Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana. Carl Jung
- Rio de Janeiro
- Icaraí
- Centro + 3 cidades

Khoji Aman
- A pessoa sexualmente madura não é sofisticada nem se sente culpada. Sua sexualidade é uma expressão direta de seus sentimentos e vivências.
- Porto Alegre (POA)
- Caxias do Sul