O Tantra é a nova Yoga?

O Tantra é a nova Yoga?

publicado por Paloma (Pema Mani) e Thiago Longuini

tags: tantra

Olá,

Aqui é a Pema e o Thiago novamente, trazendo uma reflexão a respeito da Yoga e do Tantra.

Vamos olhar do ponto de vista de um movimento social, da maneira que ele chega e se insere aos poucos na vida das pessoas, percebemos que aqueles novos hábitos já fazem parte do estilo de vida de muita gente, os termos de linguagem específicas deste universo já estão integrados ao vocabulário das pessoas e todo aquele movimento que um dia foi estranho passa a ser natural e comum à maioria das pessoas.

Pense na Yoga na década de 50 aqui no Brasil, contaríamos com os dedos de duas mãos a quantidade de praticantes da época.

Mas quando olhamos pro início da década de 80, a Yoga já era uma coisa excêntrica, de um pessoal meio maluco, que andava dizendo que saúde está diretamente ligada a meditação, a alimentação e a consciência corporal, e muitas outras coisas interessantes.

Olhe agora pra Yoga nos dias de hoje.

Com certeza, se você não pratica, já deve ter praticado, provavelmente irá praticar um dia ou pelo menos conhece algumas pessoas que são praticantes.

Hoje, quando falamos de Tantra é muito parecido com a Yoga nos anos 80.

Ainda soa estranho, existe muita fantasia, ruído e pouca informação clara em torno do tema.

Infelizmente existem pessoas que usam este conhecimento de forma muito irresponsável e acabam causando impressões muito distantes do que seria essencialmente o Tantra.

Hoje, muita gente quando ouve falar de tantra logo pensa em sexo.

Tranquilo, é assim mesmo, afinal falam mesmo de coisas incríveis a respeito da sexualidade tântrica.

Mas o Tantra é muito além do sexo, tem haver com estilo de vida e com alinhamento do instinto, com o coração e com uma compreensão mais ampla e consciente da vida.

Necessariamente o desenvolvimento passa por estes três aspectos e focar exclusivamente no desenvolvimento de um único aspecto acabaria por afastar a pessoa do Tantra

Sim, nós acreditamos que daqui 20 ou 30 anos esse conhecimento estará muito mais difundido e estaremos em contato com uma sexualidade com menos tabus e tratada com naturalidade, sem tanta carga negativa e obscura ligada a sexualidade, com sentimentos em expansão pela coragem, acompanhados de uma mente mais clara e que conduz por direções mais altas.

O berço da Yoga é o mesmo do Tantra, suas origens se confundem, mas na prática não são extamente a mesma coisa.

A Yoga é uma disciplina física e mental para dar suporte ao desenvolvimento do yogue, no longo caminho de sua libertação e iluminação.

Existe uma descendência Tântrica dentro da Yoga, mas não são todas as linhas do Yoga que incluem a Yoga Sexual ou o Maithuna como práticas de desenvolvimento.

As Práticas de Intmidade Consciente são um apanhado de técnicas, recursos, exercícios de respiração, dinâmicas de consciência e desenvolvimento de atitude que potencializam a sua experiência de intimidade e liberam os canais ainda bloqueados para uma experiência de prazer maduro e nutridor.

Como terapeutas olhamos do ponto de vista de como uma sexualidade bem cuidada e alinhada com as emoções e a compreensão superiores podem representar uma transofrmação significativa na sua expressão pela vida.

Paloma (Pema Mani) e Thiago Longuini
A busca pelo autoconhecimento antecede ao encontro íntimo entre Pema e Thiago. Hoje, essa união permanece na expressão do que eles gostam de chamar de um Relacionamento Vivo. Como grandes amigos, se conhecem há mais de 20 anos, mas como um casal estão juntos há [...]

Veja o perfil completo

Encontre terapeutas, atividades e espaços de Tantra próximos à você:



Outros artigos interessantes para você

Como a Terapêutica Tântrica pode ajudar?

Como a Terapêutica Tântrica pode ajudar?

O que é Tantra?

Como a Terapêutica Tântrica pode ajudar?

Como a Terapêutica Tântrica pode ajudar?

Como a Terapêutica Tântrica pode ajudar?

Como a Terapêutica Tântrica pode ajudar?

TODOS

Quer receber conteúdo exclusivo no conforto do seu email?