Vamos além da massagem?
Compartilhando experiências
publicado por Deva Abigyt (Fabiana)
Processos terapeuticos tântricos
No começo, anos atrás... eu sempre achava um desafio falar a respeito da massagem tântrica, eis um tipo de coisa que se precisa sentir, experimentar e vivenciar para realmente conseguir falar um pouco sobre. Cada indivíduo está atravessando um estágio particular de vida, um processo interno diferente, então lhe adianto que nenhuma sessão que você fizer será igual a anterior e não termina ali... no final da hora da massagem. Além do efeito que pode permanecer no corpo ao longo de 72 horas após receber a massagem (o pisar em nuvens como muitos interagentes descrevem) fichas internas podem ir caindo aos poucos e com o passar dos dias após você ter realizado a sessão e lá na frente você se pergunta de onde surgiu tal coisa que estou sentindo? e surge um insight que provavelmente você teve ou sentiu no momento da massagem dias atrás, isso é bem interessante. Realmente cada pessoa está em um tempo diferente, processos e jornadas de vida diferentes e sendo assim as experiências são muito pessoais. Mas não há uma pessoa sequer que não possua ou não consiga acessar essa fonte abundante de florescimento interior que a massagem proporciona .
Não sei se você já ouvir falar em expressões como: olhar tântrico, corpo tântrico, filosofia tântrica de vida....
Acaba sendo realmente uma maneira de viver, de olhar para a vida e se relacionar, a massagem tântrica é um caminho para isso e são para degustadores e para aqueles que querem apreciar e saborear verdadeiramente as coisas boas da vida.
Por trabalhar a bioenergética e ampliação sentidos primeiramente o TATO (1) os estímulos táteis ( através dos toques da massagem sensitive que movimenta energia através das pontas dos dedos da(o) terapeuta percorrendo o corpo todo do interagente estimulando toda a pele, provocando pulsos orgásticos e trabalhando a bioeletricidade do corpo e vibração ) O cérebro também aumenta a produção de endorfinas, as substâncias que diminuem o estresse, conforme vai entrando em estado de relaxamento e as ondas cerebrais atingindo o estado alfa. Para atingir mais rapidamente este estado de relaxamento e aquietação da mente que não quer parar um segundo com pensamentos (sim podemos ter cerca de 70 mil pensamentos por dia! ficou cansado só de pensar não é? E ainda imaginem que uma boa parte deles são negativos e não ajudam em nada, apenas aumentam depressão ou ansiedade a respeito de nós mesmos ou sobre o mundo) Eu acrescentei nos meus atendimentos práticas breves de meditação Mindfulness (foco e atenção plena) antes de iniciarmos a sessão para obter maior intensidade no resultado final e o interagente estar mais presente no corpo podendo assim elevar seus níveis de percepção e de consciência.
Pegando este gancho sobre presença e práticas de meditação eu indico muito para você que gosta de ler, o livro de Eckhart Tolle - O Poder do Agora e vou falar um pouco sobre se sentir presente em um mundo onde só nos aceleram e nos conduzem a entrar frequentemente no modo automático de tal forma que parecemos não estarmos no verdadeiro controle de nossas vidas.
Eu chamo de "fenômenos tântricos" o tantra vai além sempre além....
Já ouvi pessoas mais velhas dizendo: Antes o sabor da fruta era mais gostoso.... quando eu era mais jovem....na infância tinha tudo mais sabor! E tinha....rs.
Na verdade as coisas ainda tem sabor, uma fruta, um abraço, um beijo como se fosse o primeiro e o mais apaixonado....Nós é que vamos nos colocando "amortecedores" para não sentir (o que faz sentido pois queremos evitar muitas dores já sofridas o que a bioenergética chama de couraças (2)protetoras, mas por outro lado isso faz com que percamos a beleza até mesmo das coisas simples. Vamos pouco a pouco entrando no modo automático da vida e perdendo nossa conexão com nós mesmos, e com o prazer. Pequenos e maravilhosos fenômenos sensoriais (pois a massagem vai ampliar esse repertório dos sentidos!) vão acontecendo no intervalo entre as sessões. Já me aconteceram e acho o máximo quando ouço uma experiência dos interagentes.
Uma vez eu estava apenas olhando à uma chuva de verão caindo, uma brisa leve e senti meu corpo inteiro se fundir e vibrar com aquilo, por estar ali sentindo gratidão, viva. Eu fiquei pensando se era loucura (uma boa loucura claro) ou talvez porque eu recebia muitas massagens na época e também estava passando por transformações quando criei coragem e tentei descrever aquilo e compartilhar essa sensação com um amigo que trabalha com tantra em Lisboa. Ele disse que sentiu o mesmo certa vez vendo um pássaro voando no céu. Acho isso fantástico e são efeitos também da massagem! Quando algum interagente vivencia isso e me conta eu fico muito entusiasmada. Um deles sentiu assistindo a uma orquestra com a esposa! É uma vibração interna deliciosa, um estado slow motion (3) é estar presente presente no aqui e agora. A vida fica mais graciosa e não simplesmente passa por nós.
Recomendo o livro que li na época : Inocência, conhecimento e Encantamento. O que aconteceu com a sensação de encantamento que eu sentia quando era criança? OSHO
Perdão, aceitação, o caminho da cura..... a terapeutica tantrica te ajuda a acessar.
É como um icerberg, muitas coisas você tem consciência a seu respeito e eu sei, mas tantas outras passam despercebidas e escondemos em um porão que nunca é fechado de fato e por outro lado também não queremos acessar e o evitamos achando que aquela questão já está resolvida mas a questão é que ela nunca está resolvida : e não tendo um encontro de frente com isso você nunca conseguira a cura que precisa. Nada é a mais importante do que compreender isso e é assim com todos nós. Você ficará surpreso em perceber a quantidade de coisas que ainda não se resolveram dentro de você.
Ótima oportunidade para vir a tona o que estava submerso neste iceberg e assim, acessar memórias emocionais e corporais, (relacionamentos passados, bloqueios, traumas, timidez, falta de afeto na infância etc...) e com isso promever o perdão destas passagens e alcançando assim uma cura que você tanto precisa para sua vida ser mais plena e te transformar para os relacionamentos que estão por vir .
Recomendo também este documentário (Documentário recomendado - Efeito Sombra)
Deva Abigyt (Fabiana) - Cineasta, Terapeuta Vibracional Tântrica e Facilitadora de meditações/práticas de Mindfulness Foco e Atenção Plena.
- O sentido do tato é o primeiro sentido a se desenvolver no homem e é importantíssimo para o crescimento, desenvolvimento e aprendizado da criança, pois por meio do toque ela consegue receber estímulos de outras pessoas, adquirindo confiança e autoestima. Além disso, o tato é o único sentido que se conserva atento no período em que o indivíduo está dormindo, funcionando como uma espécie de guarda do sono.
- COURAÇAS A couraça era responsável pela defesa do corpo na Idade Média. Wilhelm Reich fez pesquisas sobre couraças e foi mencionada pela primeira vez em 1922 as descrevendo em formato de anéis protetores que ficam ao redor do corpo.
- SLOW Motion Câmera lenta é o nome que se dá em português ao efeito especial de cinema e vídeo em que os movimentos e ações em quadro são vistos numa duração maior do que a normal, dando a sensação de que o próprio tempo está passando mais devagar. Permite observar em detalhe fenômenos muito rápidos, como a queda de uma gota dágua ou o detalhe do balançar de folhas em uma árvore .