Amor x Vazio
Como somos carentes de afeto, de atenção, de carinho. Na fase adulta queremos receber respostas afetuosas e somos pegos pela frustração de não sermos correspondidos da forma como gostaríamos. Com o tempo passamos a rejeitar o sentimento que temos pelo outro para não sentir dor pela não correspondência, mas na verdade, lutar contra o sentimento é o que nos faz sofrer, talvez se entregar ao sentimento verdadeiro seja ele qual for sem a necessidade de possuir, ter, tocar, seria a melhor forma de desfrutar do bom que é sentir algo por alguém. O controle faz com que na maior parte das vezes aconteça o descontrole. O ego muitas vezes nos afasta do prazer, o prazer que é simplesmente sentir, estar presente no real, sem ilusão, sem fantasia. Estar simplesmente presente naquilo que realmente nos pertence, que é o que sentimos.
A falta de amor, de atenção, afeto na infância, faz com que nos tornemos adultos insatisfeitos, "com um buraco sem fundo" e que nos deixa sem direção nem prumo "emocional". Mas que na verdade nossa criança interior está pedindo para ser vista, para ser acolhida e amada.
Quantas coisas passam pela cabeça dos pais e mães o tempo todo, preocupação com filhos, com a presente necessidade e futura e isso tudo é por amor, então existe dedicação e muito cuidado, porém não da forma como os filhos gostariam que fosse e isso faz com que eles cresçam acreditando não terem sido vistos e amados, e assim quando adultos nossa criança interior manifesta necessidades não supridas. A forma como um adulto expressa seu amor pelos filhos muitas vezes é diferente da forma como uma criança gostaria de receber, então adultos e crianças se expressam de formas diferentes, diferente da forma que o outro precisa e espera, e as necessidades nunca são supridas pois não aprendemos a olhar para o outro como ele realmente é, e sim, como nós gostaríamos que fosse e/ou da forma como damos conta. E infelizmente acabamos por deixar esse gigante buranco de carência e expectativas de ser amado em nossas crianças, e quando adultos carregamos isso, por toda nossa vida estando sempre insatisfeito tentando cobrir um buraco deixado lá atrás e despejando nos outro, gerando expectativas no qual desenvolvemos frustrações nas relações em geral. Um ciclo... Um simples gesto de atenção é o que uma pessoa, seja adulta ou criança, precisa para se sentir pertencente, segura e amada.
A proteção que desenvolvemos é tão grande, que não conseguimos ver o que está diante de nós. Algumas vezes até conseguimos ver, mas não conseguimos agir...ficamos paralisados. Como demonstrar com clareza se não sabemos nem, puramente, nos entregar...