Preliminares no Sexo: descubra como aumentar o prazer na relação
publicado por Atimoda (Thiago Soares)
Sexualidade é sinônimo de prazer, relaxamento e conexão humana. Entretanto, muitas pessoas não conseguem aproveitar suas relações sexuais como poderiam. Normalmente, isso está relacionado com a ausência das preliminares no sexo.
Sabemos que a rotina diária e as obrigações do dia a dia nos deixam sem tanta energia para cuidar das relações íntimas.
Como resultado, muitos casais acabam caindo na monotonia, transformando algo que deveria ser altamente satisfatório em um processo automático.
Nesse contexto, as preliminares incentivam a diminuir o ritmo e explorar melhor esse momento compartilhado. Quer aprender mais sobre o assunto? Acompanhe o conteúdo a seguir!
O que são as preliminares no sexo?
De forma didática, as preliminares englobam qualquer atividade que antecede a relação sexual. Porém, do ponto de vista mais abstrato, essa definição é um pouco subjetiva.
Isso porque, não existe um consenso sobre o que deve ser considerado preliminar ou parte da relação sexual propriamente dita.
Por exemplo: beijos, carícias, sexo oral e masturbação são consideradas preliminares para alguns. Já outras pessoas entendem todas essas ações como parte da atividade sexual.
Por isso, é mais válido dizer que as preliminares são tudo aquilo que ajudam a aumentar o desejo sexual.
Quais as vantagens de aproveitar as preliminares no sexo?
Como você viu logo acima, a principal função das preliminares é aumentar a excitação e o desejo sexual entre o casal, a fim de melhorar o prazer durante a prática.
Então, os benefícios de se dedicar à boas preliminares são tanto físicos quanto psicológicos.
De modo geral, ela transforma o sexo em uma atividade ainda mais proveitosa, completa e gratificante para os envolvidos. Confira outras vantagens abaixo.
Evita desconfortos e dores
Por elevar a excitação, as preliminares causam uma série de mudanças corporais que ajudam a preparar para o ato sexual.
Nas mulheres, por exemplo, provoca dilatação vaginal adequada e maior produção de lubrificação. Nos homens, estimula maior circulação sanguínea e, portanto, melhor irrigação na região peniana, prolongando a ereção.
Assim, evita-se o surgimento de qualquer dor ou desconforto durante a prática.
Prolonga e aumenta o prazer
Enquanto o desejo sexual aumenta, a recepção dos estímulos também é elevada. Cada olhar, beijo e carícia é percebido com muito mais intensidade.
Dessa forma, as preliminares ajudam a prolongar o prazer, que está relacionado a curtir cada momento do sexo, não apenar em atingir o orgasmo.
Além disso, a relação sexual é muito mais proveitosa quando os níveis de excitação estão mais altos. Portanto, vale a pena dedicar um tempinho extra nas preliminares.
Previne disfunções sexuais
Outro fator que confere ainda mais importância às preliminares, é que a prática contribui para a prevenção de algumas disfunções sexuais — como ejaculação precoce ou disfunção erétil.
Isso porque, esse momento íntimo que antecede o sexo, estimula o casal a focar no prazer em vez de se preocuparem com o desempenho.
Aumenta a conexão do casal
Por mais que o desejo sexual e a sua prática sejam resultados de funções fisiológicas do corpo humano, não podemos deixar de lado a existência do componente emocional.
Quanto mais proximidade, cumplicidade e comunicação existir entre o casal, melhor será a experiência sexual. Desse modo, as preliminares são essenciais para estreitar esses laços e fortalecer o vínculo entre as partes.
4 Preliminares no Sexo que fazem toda a diferença
Agora que você já entendeu a importância e para que servem as preliminares, não poderíamos deixar de compartilhar algumas sugestões.
Quando falamos de preliminares, não existem limites; o que vale é o consentimento mútuo e criatividade. É claro que esse momento que antecede o sexo pode incluir beijos e toques tradicionais, mas pode ir muito além disso. Veja algumas dicas.
0. Começa muito antes do sexo
Sim, as preliminares começam MUITO antes do sexo. É a mensagem inesperada durante o dia, um carinho expressado de qualquer forma sutil, a ligação no meio do caminho.
Se não tiver "bom dia", não tem "boa noite" :)
1. Aposte no toque
Uma dica que te ajudará a “entrar no clima”, antes mesmo de começar qualquer atividade, é a masturbação.
Experimente tocar-se, do jeito que preferir, onde quiser, com privacidade ou junto com seu parceiro.
Com isso, você estará mais suscetível aos toques e carícias, e sentirá qualquer estímulo com maior intensidade.
2. O poder do olhar
Sabe quando fechamos os olhos conforme o prazer aumenta? Para muitos, essa é uma reação involuntária que ajuda a curtir melhor o momento.
Porém, experimente manter seus olhos bem abertos e foque a atenção em seu parceiro. A troca de olhares é uma poderosa ferramenta, que ajuda bastante na excitação mútua.
3. Conheça as regiões do corpo do parceiro
Interior das coxas, virilha, áreas traseira do joelho, pulsos, tornozelos, orelhas e pescoço são regiões erógenas que acabam sendo esquecidas em muitas relações sexuais.
Por isso, lembre-se de estimular essas áreas da mesma forma que a região íntima; abuse dos géis e cremes de massagem, ou mesmo brinquedos eróticos.
4. Invista nos outros sentidos
Aposte nas frases sensuais, velas aromatizantes, luzes quentes e outros acessórios que ajudem a deixar o ambiente mais aconchegante e íntimo.
Outro artifício simples que pode elevar as carícias comuns é a bala de menta — ou algum outro sabor refrescante. Com elas, tudo o que for feito com a boca terá um efeito "arrepiante" em todas as áreas envolvidas.
Como o sexo tântrico pode beneficiar a relação à dois?
O sexo tântrico envolve uma série de técnicas milenares que auxiliam no casal a se conectarem melhor. Em tempos de correria, essa prática é uma boa forma de desacelerar e aproveitar ao máximo a relação com seu parceiro.
Segundo a tradição antiga indiana que ajudou a criar o sexo tântrico, os seres humanos são compostos por energia. Ao equilibrá-la, é possível viver com mais saúde e autoconsciência.
Nesse contexto, os maiores benefícios da prática para a relação à dois, são:
retarda a ejaculação;
estimula a experiência de novos tipos de orgasmo;
auxilia no controle do estresse e ansiedade.
Algumas pessoas confundem o sexo tântrico com a massagem tântrica. A massagem costuma ser parte do sexo tântrico, mas não é obrigatoriamente uma experiencia sexual.
Aproveite para conhecer Tantra para casais!
Conclusão
Como você pode notar, as preliminares no sexo fazem toda a diferença para aumentar o prazer na relação, bem como a conexão e intimidade entre o casal.
Além da dicas que trouxemos por aqui, você também pode experimentar o sexo tântrico para fortalecer os laços com seu parceiro.