Relacionamento abusivo
publicado por Agni Maharani (Tina)
É o modelo de relacionamento que humilha, oprime, agride verbalmente e fisicamente, chantagens em geral, vergonha e isolamento social e familiar.
Quem vive uma relação abusiva muitas vezes não enxerga a relação por completo. Fica difícil distanciar para ver o panorama completo.
Alguns comportamentos podem comprometer um relacionamento ou até mesmo se tornar abusivo:
. O parceiro(a) tem necessidade em te monitorar em diferentes escalas, seja o celular, redes sociais ou e-mail.
. Ciúme excessivo gera relacionamento desequilibrado.
. Quando estão longe o parceiro(a) fica mantendo contato o tempo todo, pergunta o que você está fazendo de tempos em tempos, se você estiver em algum evento que não cabe a presença dele(a) ele(a) fica mandando mensagens toda hora para impedir que você interaja com outras pessoas.
. Existe diferença entre a saudade e a fiscalização.
. Fazer piadas ou zombar da sua cara também é características de abuso, diminuir a auto-estima e te deixar desconfortável.
. Controlar suas roupas, maquiagem, seu cabelo.
. A pessoa te faz sentir mal se você está passando por alguma situação em que está feliz, é mais interessante que você seja cabisbaixa para ele(a).
Mas inúmeros comportamentos podiam ser citados aqui, o importante é que as pessoas possam tomar consciência das suas realidades de relacionamentos e tomar decisões.
Um relacionamento abusivo é capaz de causar depressão, baixa auto estima, falta de libido, dependência de vício, doenças psicossomáticas e vários traumas e bloqueios emocionais.
Se for necessário procure ajuda! Relacionamento abusivo é cegueira, você é capaz.