Fusão Divina

Fusão Divina

publicado por

As buscas espirituais são essenciais para alcançar estados elevados de consciência e realização. Termos como Nirvana, Samadhi e Sensação Oceânica representam essas experiências sublimes de maneiras distintas, mas convergentes.

O Nirvana, no budismo, é a última liberação do ciclo de sofrimento e desejo, onde se atinge a verdadeira natureza da existência. Da mesma forma, Samadhi, descrito pelo mestre espiritual Ramakrishna, como um “êxtase sem forma” que dissolve a dualidade entre sujeito e objeto, levando a uma profunda absorção meditativa.

Por outro lado, o conceito de "Sensação Oceânica", apresentado pelo pensador Romain Rolland, descreve uma sensação de infinitude e unidade com o universo. Este sentimento transcende a identificação com ego e com o corpo, refletindo uma consciência mais abrangente sobre a nossa existência. Esse fenômeno de integração com o todo pode ser observado em milhões de pessoas ao redor do mundo, sugerindo uma busca universal por espiritualidade e transcendência nas diversas culturas e tradições religiosas.

Numa dessas experiências pude vivenciar o que Ramakrishna descreveu como o "êxtase sem forma" (Samadhi).

"Profunda união com o todo, perda da sensação física, da identificação com o corpo e com a noção de ego. A única coisa que existia era a presença de um amor indescritível, uma fusão com uma essência divina e imaterial. Gratidão pela minha mãe e pela minha própria existência, um estado de plenitude, de me desfazer e apenas existir, que dilacerava minha alma. Integração com a existência como algo que simplesmente é, sem começo nem fim, apenas sendo. Uma sensação de que eu e Deus éramos uma única entidade, e eu desejava apenas viver eternamente assim, sem tempo nem espaço, apenas na presença divina, algo insuportavelmente espetacular e grandioso."

Essas palavras ecoam com a profundidade das experiência que as práticas tântricas podem proporcionar , mostrando como podemos transcender a nossa compreensão convencional de amor e prazer. O desenvolvimento através das práticas tântricas não apenas desperta a capacidade de vivenciar esse potencial divino, mas torna a presença de Deus algo constante em nossas vidas.

À medida que nos desenvolvemos espiritualmente, descobrimos que essas experiências santificadas e unificadoras estão ao nosso alcance e sempre poderemos voltar nelas. Ao acessar e despertar essa capacidade, nunca mais a deixamos de vivenciar. Ela permanece em nós como uma marca de união eterna com o divino, tornando a jornada humana mais significativa.

Obrigada 🌼

Foto de perfil de Devi (Manoela Freitas)

Devi (Manoela Freitas)

Sou Terapeuta Tântrica Corporal Integrativa, credenciada pela Universidade da Nova Sexualidade Humana. Estudante de Análise Corporal pelo “O Corpo Explica Cursos e Treinamentos LTDA.”. Tenho formação em PNL pelo INAp - Instituto de Neurolinguística Aplicada (2015) e em IMA Massagem-Psicologia Corporal com Alexandre Paiva [...]

Veja o perfil completo