evento encerrado!

Tantra Sádhana em São Paulo (Capital)/SP

Práticas de desenvolvimento tântrico

A base do Tantra e a origem desse conhecimento milenar

As práticas do Tantra, além da característica não-dual (adwaita), te levam à libertação de julgamentos e condicionamentos e fazem com que você se mova da mente para o corpo. A ideia é incluir a mente no processo e utilizar mente e corpo como catapultas para estados de êxtase interno. Estar com a consciência no corpo é o primeiro passo dentro do Tantra.

A partir daí, estágios vibracionais de consciência se sucedem e você se torna um sahaja (aquele que tem o conhecimento do corpo físico energético) a sentir o Êxtase em atos do cotidiano dos mais simples aos mais inusitados.

Se permitir participar com freqüência das nossas meditações vai te ajudar a integra-se: faz parte de um processo no qual aquilo que você pensa é exatamente aquilo que você fala com aquilo que você sente. Ter uma vida integrada é estar na plenitude de sua consciência e estar em autorrealização, em suma, de fato estar no "aqui" e "agora" com todas as células do seu corpo vibrando em êxtase.

É no Bighyan Bhairav Tantra que se encontram a base do Tantra Original. Você vai encontrar muitas informações desencontradas sobre o assunto na internet. O Tantra de Shiva é não-dual e sensorial, não reprime nada que venha do corpo, e se utiliza do próprio corpo com sua sabedoria fundamental e natural, sem apegos a uma ou outra manifestação de dualidades.

Razões para praticar Tantra com regularidade

Redução de Stress

Normalmente, altas cargas de stress causam aumentos dos níveis do hormônio cortisol. O efeito prolongado desse hormônio no corpo causam envelhecimento precoce e doenças inflamatórias, por conta da liberação associada ao cortisol e ao corticoide. Com a regularidade prática, você vai conseguir ajudar o seu corpo a normalizar ações. Cientificamente comprovada, as praticas de meditação, respiração e yoga impactam seu sistema interno causando reduções de liberação hormonal.

Estudos em cima de técnicas como meditação transcendental, yoga, mindfulness, tantra, demonstram que o seu corpo ganha mais saúde e é impactado positivamente ao lidar com condições relacionadas ao sitess, como os transtornos de stress pos traumático, fibromialgia, insônia, etc. São vários estudos científicos indicando que várias linha de meditação impactam nessas questões. A linha de meditação tântrica hinduísta, com base nos Sutras de Shiva, são os sutras que originaram todas as outras técnicas de Yoga e Meditação

Consciência sobre Ansiedade

Stress e ansiedade estão correlacionados. Então, também existem estudos comprovando que mesmo programas curtos de meditação (8 semanas) já apresentam redução também dos níveis de ansiedade em pessoas clinicamente comprovadas. Como dito acima, a palavra "Tantra" significa simplesmente "método" ou "técnica". Como a base das técnicas de meditação está no Tantra, seja a meditação física com técnicas de som, movimento e respiração.

De qualquer forma, a pessoa não precisa estar com um transtorno para ter seus níveis de ansiedade impactados, e ter uma melhora da qualidade de vida ao praticar as meditações. A maior parte dos estudos científicos publicados são limitados a pessoas com transtornos e limitados em um curto período de tempo. Não é à toa que os Sutras de Shiva tem mais de 6 mil anos e continua sendo estudado, discutido, e comentado até os dias de hoje. Assim, a proposta é utilizar o momento da prática como um "boost" de pratica no dia a dia, mas que você aprenda ferramentas para meditar em casa e vivenciar um estilo de vida tântrico.

Quando as situações de stress e ansiedade ocorrerem você vai ter as ferramentas para se manter em seu centro e vivenciar sem dualidades qualquer aspecto da vida que seja mais ou menos demandante, com integridade e consciência plena.

Desenvolvimento emocional

As meditações tântricas envolvendo som, respiração e movimento geram uma melhora da auto imagem e uma consciência natural sobre o seu próprio estado de desenvolvimento emocional na vida. Essas técnicas envolvem um laboratório emocional, feito de forma descontraída, no qual você poderá se defrontar com as emoções e relações dessas emoções com seu corpo e pensamento. As instruções da vivência são técnicas, assim, cada praticante vai se defrontar com conteúdos pessoais, até que as turbulências físicas, emocionais e de pensamento dêem se tornem mais estáveis

Os professores (gurus [guru é um termo sânscrito que significa simplesmente "professor", infelizmente esse termo foi deturpado no ocidente para fazer referência a picaretas]) gostam da metáfora do lago: as meditações ajudam a estabilizar as águas da superfície do lago, que simbolizam as instabilidades da consciência (vrittis). Dessa forma, ao executar as técnicas, você trabalha internamente para tranquilizar as aguas da superfície e conseguir enxergar a profundidade do lago

Autoconsciência

O mundo moderno apresenta muitas questões inusitadas e que até pouco tempo não estavam em voga. Dormir e comer bem de repente estão longe de pessoas que tem dinheiro. Qualidade de vida no trabalho e mente focada também são artigos raros hoje em dia.

Certa vez, um professor indiano disse: se você tem tempo para meditar, medite 10 minutinhos por dia. Se você não tem tempo para meditar, medite uma hora por dia! Ou seja, meditar impacta a relação que a sua individualidade tem não só com o tempo mas também com a qualidade da relação que você desenvolve com o lidar do tempo. Esse pequeno ensinamento envolve uma questão fundamental que a meditação impacta no seu dia a dia: a autoconsciência.

O ideal da prática do Tantra é que você consiga transformar o seu dia a dia em um ritual sagrado de consciência. Os estudantes de meditação do Tantra, ao longo de milênios perceberam que o corpo pede por atenção, e quanto mais atenção a gente concede ao corpo, mais prazerosa a existência se torna. Esse processo se tornou conhecido como o processo de chegar ao Samádhi ou Êxtase. Assim, se você conseguir transformar seu banho diário, de forma natural e sem esforço, seu escovar de dentes, sua refeição, sua conversa com aquelas pessoas com quem você tem um bem querer - seja da profissão, de afeto ou de amizade - você vai perceber que o seu dia a dia está se tornando tântrico.

Um dos caminhos mais básicos para a autoconsciência se dá através da respiração. E eu tenho convicção que você ao ler isso de repente se tornou consciente dela. Ela é conhecida como o primeiro ato e último ato relacional do corpo com o mundo. E você pode utilizá-la no seu dia a dia como ferramenta meditativa. Mas sabemos que não é simples de fazer isso, porque num primeiro momento a gente se esquece e continua a se esquecer o tempo todo.

Essa é uma das razões pelas quais o convite a participar com frequência das nossas práticas. O Tantra se dá como um relembrar e facilitadores das vivências tântricas ajudam você a se lembrar. O processo de criação dessa autoconsciência é belo e sem mistérios. Basta que você se coloque a disposição do seu próprio corpo. O corpo então manifesta a consciência com sua sabedoria natural.

Atenção Aumentada

Atualmente, com os smartphones e a tecnologia de casinos implantada nas redes sociais, vivemos uma pandemia de déficit de atenção. São milhões de pessoas que precisam a todo momento pegar o celular a cada minuto para verificar redes sociais

A prática do Tantra impacta na quantidade de tempo que o seu cérebro consegue se manter focado. E isso vai impactar a sua vida pessoal e profissional. Porque ajuda seu sistema nervoso central a perceber quando os gatilhos que disparam em busca da "dopamina digital", além de ajudar no desenvolvimento da consciência de proporcionar o estado de atenção e estado de relaxamento quando assim for mais adequado para você.

A consciência sobre a força e duração da atenção também é desenvolvida com a prática regular e você ganha mais habilidades e eficácia ao completar tarefas do dia a dia e profissional. Questões de preocupação e mente inquieta são trabalhadas com a prática milenar do Tantra.

Consciência em Vícios

Existem estudos relacionando práticas de meditação com a liberdade de atuação com os impulsos dos mais variados. Quando se fala em vícios, as pessoas normalmente pensam em assuntos de drogas pesadas (lícitas ou ilícitas), mas podemos ter uma abordagem mais ampla, como comportamentos e hábitos do dia a dia não necessariamente ligados a consumo de substâncias.

A abordagem tântrica ajuda a deixar a mente mais clara e com sensações de prazer que reverberam no seu dia a dia. O principio é entender que seu processo interno faz parte de quem você é, e não se trata de reprimir um impulso, mas acolher esse impulso quando ele ocorrer. Na medida que as técnicas vão atuando sobre seu sistema mente corpo, mais cedo ou mais tarde, aqui também sem julgamentos do que é pior ou melhor, o vício é abandonado

Por exemplo, se você enxerga por exemplo "tomar café" todos os dias como um vício e isso te incomoda, ou "comer carboidratos demais" e isso te incomoda, trabalhar com as técnicas de meditação, de forma despretensiosa e sem apegos, vai ajudar no processo de consciência na identificação do gatilho mental

Seu corpo é seu Templo

Aprender a meditar é recompensador porque uma vez que você tem domínio das ferramentas, você pode executar as técnicas do Tantra em qualquer lugar a qualquer tempo. Como dito anteriormente, você poderá aplicar as técnicas do Tantra enquanto estiver no banho, enquanto estiver em sua refeição, de forma descontraída, sem apegos e sem transformar o ato meditativo em algo como uma obrigação (desobrigar-se é importante)

Aprender a identificar o(s) tempo(s) de prática mental, da prática do rito diário, da prática consciência da mente, é algo que o Tantra Sadhana vai te ajudar. Assim, o processo se torna bastante recompensador, porque executar as técnicas que trazem inúmeros e sucessivos bem-estares está relacionado a uma atitude interna.

Essas técnicas do Tantra são independentes da crença pessoal, tanto que inúmeras ordens religiosas e filosóficas utilizam Tantra sem dizer que é Tantra. Como está descrito nas escrituras dos tratados hindus. São 5 Eras (Yugas), e a Era atual é a era com o maior Decaimento possível (Kali Yuga). Para lidar [de acordo o Yoga Shastra] com as questões inerentes dessa era de desgraças, a ferramenta descrita pelas escrituras é o Tantra.

Se você quer viver uma vida mais realizada, primeiro você terá que despertar seu potencial, descobrir quem você realmente é. Meditação é o caminho para esse despertar. É a metodologia do saber da consciência.

Muitas técnicas de meditação exigem que nos sentemos quietos e silenciosos. Mas para a maioria de nós o estresse acumulado em nosso corpo/mente torna isso difícil. Antes de esperarmos poder acessar nossa casa da energia interior da consciência, precisamos liberar nossas tensões e aí que entra as Meditações Ativas - em movimento, com dança, catarse (libertação do que estava reprimido - raiva, mágoas, medo, choro, riso...) e diversos movimentos corporais.

Estes trabalhos permitem a liberação e a expansão da energia reprimida, através de vibrações espontâneas no corpo, que emergem durante o processo, bem como a manifestação livre da expressão. Estas vivências aliviam as tensões e levam a pessoa a perceber quais são seus comportamentos automáticos (condicionamentos) e assim modificá-los. A pessoa consegue ser mais real e espontânea, o que traz confiança e autenticidade. São meditações transformadoras, que trabalham com a totalidade do seu Ser em múltiplos aspectos - físico, mental, emocional e espiritual - proporcionando um alinhamento na sua unidade.

Talvez você se pergunte: "Será que eu preciso de tudo isso?". Analise como você foi criado na sua infância e quais as situações em sua vida podem ter funcionado como gatilhos repressores e modeladores do seu comportamento e que o afetam até os dias de hoje. Se você tem dificuldades com algumas situações ligadas aos relacionamentos, veja se elas podem ser o reflexo da forma como aprendeu a sobreviver.

Saiba mais:
Encontros de Meditação Ativa
Meditação: A fonte do amor

CONHEÇA O INSTRUTOR

DATA

Semanalmente às segundas-feiras, 9h às 11h da manhã

LOCAL


Espaço Shiva Shakti - São Paulo (Capital) / SP