Como o Tantra pode auxiliar na cura de Abusos Sexuais?

publicado por
Paula Bellegard
Os abusos sexuais representam uma das questões mais complexas quando falamos sobre a capacidade curativa do corpo.
As feridas de um abuso podem ser tão profundas e parecer que teu próprio espírito foi ferido também, isso acontece por que esse tipo de abuso te coloca num estado de vulnerabilidade muito grande; mas a verdade é que o espírito segue sempre intacto e resistente disposto a nos salvar mediante a práticas curativas.
Existem muitas formas de abuso que vão desde anos de traumas físicos e emocionais até ver-se continuar em um relacionamento que você não aguenta mais.
O sistema castrador no qual vivemos nos faz sofrer abusos incessantes desde os primeiros contatos com a sexualidade até a forma como a expressamos nas nossas relações.
Quando se pretende curar o abuso através da sexualidade, o primeiro que precisamos fazer é se livrar das couraças que construímos para evitarmos novos abusos e geralmente se manifestam com ódio pelo próprio corpo e uma imagem negativa dele. Também podem traduzir se em sobrepeso ou transtornos alimentares com a anorexia e bulimia como uma forma de tornar-se invisível . As couraças podem manifestar-se na perda de sensibilidade nos orgaos sexuais e a incapacidade de receber prazer atravá do sexo; e até mesmo na carência de limites pessoais e sexo complusivo.
Quando nossa energia sexual está esgotada geralmente procuramos pessoas e situações que correspondam a nossos agressores.
O tantra estimula a resposta curativa da mente, nos casos de abuso aproxima a pessoa da força e beleza que é a própria expressão da sua sexualidade.
De início pode ser um processo delicado pois quando a energia começa a desconstruir as couraças você poderá se sentir sensível, como em carne viva. Mas ao sair desta proteção se sentirá seguro e empoderado novamente e graças a isso também aprenderá a dizer não, de acordo com seus limites naturais e reais.