Bagagem
publicado por Deva Harischandra
O que a gente carrega com a gente o tempo todo, determina muitas coisas nas nossas vidas. Carregue consigo as lembranças gostosas das paisagens, das pessoas que ama, das risadas, das boas conversas, das realizações, da beleza das árvores, das flores, das emoções, dos amores, dos ensinamentos partilhados, das gentilezas, do cuidado, do carinho, dos aprendizados, dos abraços, dos beijos e de tudo mais que é difícil conseguir se lembrar e não sorrir.
Honre a sua história, acolha-a com amor, perceba o quanto dela tem em você agora, o quanto te fez crescer, o quanto te ensinou. Por mais que tenhamos tido momentos difíceis, duros, dolorosos, que deixaram marcas profundas, é sua história e você carrega muito dela. Não vale a pena se agarrar ao que doeu. Se ainda dói, olhe pra isso com carinho. Busque ajuda, procure um(a) terapeuta.
Tenho na minha vida, um amigo que sempre me dizia, ao perceber que eu estava vomitando minhas dores internas em cima de uma situação qualquer que conversávamos: “Leva esse conteúdo pro seu terapeuta”. Eu via essa frase como uma provocação muito maldosa, sentia uma ira, despertava meu monstro. Rsrsrs
Mas, não é que ainda que usasse de ironia, ele tinha razão? Terapia é vida. Olhar pra gente, se conhecer, se compreender, se acolher, se aceitar e se amar são situações para as quais a terapia nos conduz. E isso não é fácil de se fazer sozinho. Com uma mão amiga, tudo é um pouco mais simples.
Tendo cada vez mais consciência de quem se é, de como funciona no mundo, de quais são seus gatilhos emocionais, de quais vozes que não são suas, mas ecoam ainda na sua programação cultural, de como se enxerga e age, fica mais tranqüilo de lidar com os sentimentos que aparecem.
Autoconhecimento deixa a nossa bagagem mais leve, começamos a deixar pra trás coisas que carregamos por muito tempo sem nenhuma necessidade, apenas nos cansando, desanimando e fazendo mal: crenças, certezas, olhares maldosos, mágoas, frustrações, memórias destrutivas, vergonhas, julgamentos, durezas, falas que nos foram ditas na infância e ficaram gravadas como verdades absolutas... Se libertar de pesos emocionais é indescritivelmente maravilhoso e nos ajuda a caminhar de forma muito mais leve e alegre.
A terapêutica tântrica tem um papel fundamental nisso tudo pra mim. E pode fazer muito sentido pra qualquer pessoa que busque carregar uma bagagem mais leve e amorosa na vida.
Que ao levantarmos de nossas camas a cada dia, tenhamos uma bagagem maior e mais leve para carregarmos e compartilharmos por onde passarmos.
Namastê!