Porque Meditações Ativas?
publicado por Osho
“O humano moderno é um fenômeno muito novo, e nenhum método tradicional pode ser usado exatamente como existe, porque o humano moderno nunca existiu antes. O humano moderno é um fenômeno novo. Então, de certa forma, todos os métodos tradicionais se tornaram irrelevantes. Seu espírito não é irrelevante, mas sua forma tornou-se irrelevante porque esse humano é novo.
"Por exemplo, o corpo mudou tanto. Não é natural agora, como sempre foi. O corpo humano hoje é uma coisa muito antinatural. Quando Patanjali desenvolveu seu yoga, o corpo era um fenômeno natural. Agora não é um fenômeno natural, é absolutamente diferente, é tão drogado que nenhum método tradicional pode ser útil...
“Toda a atmosfera é artificial agora: o ar é artificial, a água é artificial, as condições de vida da sociedade são artificiais. Nada é natural. Você nasceu nesta artificialidade; você se desenvolve nela, então os métodos tradicionais serão prejudiciais. Eles não podem ser usados como são. Eles terão que ser alterados de acordo com o moderno, com a situação moderna.
“Então, quando eu uso métodos caóticos e não sistemáticos para empurrar esse centro do cérebro, os métodos caóticos são muito úteis. Por meio de qualquer método sistemático, o centro não pode ser empurrado abaixo do cérebro, porque a sistematização é trabalho do cérebro. Você sistematiza tudo através do cérebro. Portanto, se você usar métodos sistemáticos, o cérebro será fortalecido; mais energia será acrescentada a ele.
“Então eu uso métodos caóticos porque, através de métodos caóticos, o cérebro é anulado. Não tem nada para fazer. Não há um sistema a ser criado e nenhuma fórmula matemática a ser aplicada. É tão caótico que o centro do cérebro é automaticamente empurrado para o coração, e esse é um grande passo - empurrar o centro, do cérebro para o coração. Portanto, se você fizer o meu método vigorosamente, de forma sistemática e caótica, seu centro será empurrado para baixo. Você vai para o coração.
“Quando você chega ao coração, aplico a catarse porque seu coração está tão suprimido - por causa do seu cérebro: o cérebro ocupou tanto território dentro de você, tanto domínio sobre você, que absorveu o todo. Não há espaço para o coração, então os anseios do coração foram suprimidos. Você nunca riu com vontade, nunca chorou com vontade, nunca fez nada com vontade. O cérebro sempre vem para sistematizar, para tornar as coisas matemáticas. Esse cérebro calcula, conclui, se intromete. O coração é suprimido.
“Então, em primeiro lugar os métodos caóticos são usados para empurrar o centro - o centro da consciência - do cérebro para o coração. Então a catarse é necessária para desoprimir o coração, eliminar as supressões e torná-lo leve. Se o coração se torna leve e desoprimido, o centro da consciência é empurrado ainda mais para baixo. Chega ao umbigo, e o umbigo é a fonte de vitalidade. É a fonte, é a semente da fonte de onde tudo vem: o corpo, a mente, tudo mais.
“Então, esse método caótico, eu uso muito significativamente, muito consideravelmente. Agora uma metodologia sistemática não ajudará porque o cérebro a transformará em seu próprio instrumento. Agora, apenas cantar bhajans não ajudará, porque o coração está tão sobrecarregado que não pode florescer em um canto verdadeiro...
“Caso contrário, você apenas verbalizará e continuará verbalizando, e não haverá transformação nem mudança. Mesmo que você saiba as coisas certas, não se transformará, porque não basta saber as coisas certas. É preciso ir às raízes e é preciso mudar e transformar as raízes. Caso contrário, você não vai mudar ....
“E às vezes uma pessoa está ainda em mais dificuldade quando sabe as coisas certas e não pode fazer nada. Uma nova impaciência, uma nova tensão surge - ele se torna duplamente tenso. Ele entende e não pode fazer. A compreensão só pode ser significativa quando você compreende desde o umbigo. Senäo nunca é significativo. Se você compreende do cérebro, entáo não é transformador.
“O supremo, o original, o interior, não podem ser conhecidos através de trabalho do cérebro, porque você está em contato com o supremo através das suas raízes, de onde você veio. Todo o seu problema está sendo afastado do umbigo. Você veio do umbigo e morrerá através dele; você veio desse portão e partirá por esse portão. É preciso chegar a esse portão e, quando você chega às raízes, não há dificuldade para mudar. A mudança é simples, mas chegar às raízes é difícil e árduo.
"Os métodos tradicionais tornaram-se irrelevantes para nós, mas não eram irrelevantes para Buda, Mahavira ou Krishna. Eles eram significativos, eram usuados, eram úteis. Agora, näo se pode negar ao Buda o seu estado de buda, mas o método já não tem sentido. O método tem apelo porque Buda não pode ser negado - 'Um Buda alcançou através dele, por que não podemos?'
“É não ver que toda a situação mudou, e todo método é orgânico para uma situação específica, para uma mente específica e para um humano em particular.
“Do meu ponto de vista, o humano moderno mudou muito. Ele precisa do novo: novos métodos, novas técnicas. É claro que a verdade é sempre eterna - nunca é nova e nunca é antiga - mas a verdade é a realização, o fim. Os meios são sempre relevantes ou irrelevantes para uma pessoa em particular e para uma mente em particular, uma atitude em particular.
“Os métodos caóticos ajudarão a mente moderna porque a própria mente está ficando caótica. Isso - esse caos, essa rebeldia no homem moderno - é de fato uma rebelião de outros centros do corpo, de outros centros do ser, que foram suprimidos demais. Essa rebelião do humano moderno é uma rebelião do coração e do umbigo contra o cérebro. Se você tomar isso como referência iogue, a rebelião moderna é contra o cérebro.
“Então, para mim, a meditação não é apenas uma salvação para o indivíduo - uma transformação para o indivíduo -, mas tem um significado maior. Pode ser uma base para a transformação de toda a sociedade, de todo o ser humano como tal. Ou o humano terá que cometer suicídio, ou ele terá que se transformar.
Resumo de Osho, The Psychology of the Esoteric, Talk #4
Fale com um terapeuta tântrico

Deva Avesh
- O Tantra transformou, e continua transformando a minha vida desde 2016. Minha missão aqui é capilarizar essa energia.
- São Paulo (Capital)

Sundari
- Esse é um convite para um encontro consigo mesmo, com seu corpo, sensações e emoções. Com muito amor no processo. Terapia e Cursos Tântricos
- São Paulo (Capital)

Gabriel Cruz
- No toque, nasce o encontro. Na presença, a cura. No sentir, a vida acontece.
- Alphaville
- São Paulo (Capital)

Amara Ross
- O Tantra nos apresenta uma maneira mais simples de viver por um caminho da expansão do amor e deleite da vida!
- Online
- São Sebastião
- Ilhabela (Ilha Bela)

Devi
- "Use o corpo como um instrumento divino; através de suas ações, revele a luz!” Ramakrishna
- Barra da Tijuca
- Botafogo
- Centro + 2 cidades

Prem Meera
- Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.
- Goiânia
- São Paulo (Capital)

Maya Prema
- Nos curar da dita sanidade e normose pela potência do Ser e consciência do Estar.
- São Paulo (Capital)
- Rio de Janeiro
- Salvador + 1 cidade

Ágatha Faria
- Conecte com a sua essência!! Tântra - Espiritualidade - Despertar- Curso Livre de Massagem Tântrica
- São Paulo (Capital)
- Taubaté
- Curitiba + 1 cidade

Deva Karshan
- Terapeuta Tântrico e Instrutor de Cursos Individuais de Massagem Tântrica e OM 15’ (Orgasmic Meditation)Habilitado em todas as modalidades [..]
- São Paulo (Capital)
- ABC Paulista
- Osasco

Gupta (Eduardo)
- O tantra é o caminho da transformação e do amor. Ele está aberto para você: descubra todo o potencial do seu ser!
- São Paulo (Capital)
- Campinas

Marcelle Araujo
- Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana. Carl Jung
- Rio de Janeiro
- Icaraí
- Centro + 3 cidades

Júlia Eduardo
- Acreditamos na potência do tantra para os relacionamentos. Descubra mais prazer, mais entrega e mais amor entre vocês.
- São Paulo (Capital)
- Campinas

Lorena Rossi
- Para uma vida com mais prazer, consciência, liberdade e plenitude, agende sua sessão comigo e permita-se viver essa transformação!
- São Paulo (Capital)
- Curitiba

Prem Neera
- Para mudar o mundo, primeiro precisamos mudar a hora como chegamos ao mundo.
- Porto Alegre (POA)
- Canoas
- Gravataí + 6 cidades
















Verônica

Ivania
Gaya
Atash
Gilson
Sangeeta
Bia Surmani
Garima
Vitor

Renê

Evandro
Andrea

Nishok


Hayanna



Ross