Por que a Sexualidade é necessária para a Vida?
publicado por Júlia (Gayatri)
“Quando a sua sexualidade começa a se mover, esse é um bom sinal. Mostra que algo se agitou em você, que algo se tornou um movimento em você, que você não é mais um reservatório estagnado, que você começou a fluir em direção ao oceano.” (OSHO, 2014, p. 10).
Imagino que você já saiba que a terapia tântrica é, essencialmente, um trabalho em torno da sexualidade. Como terapeuta, sempre faço questão de explicar para meus interagentes o motivo disso, da perspectiva do tantra.
[Atenção! Dizer que a terapia tântrica tem a ver com a sexualidade não significa que ela envolva o sexo em si. Falo da sexualidade como base de toda a nossa vida, como fonte primordial de nossa potência de criação. Respeite o corpo e o trabalho de todos os terapeutas que se dedicam a isso de forma séria e, por isso, tornam-se capazes de ajudar muitas pessoas.]
Cada uma a seu modo, várias teorias e práticas terapêuticas mostram que, enquanto seres humanos, algo dentro de nós é capaz de nos mover. E o movimento é necessário à vida. Para Freud e a psicanálise, essa força é a libido, o desejo, o que não está muito distante do tantra, que também encara a energia sexual como o grande motor de nossa vida, que determina nossa forma de ser e de agir no mundo para muito além do sexo e da vida sexual.
É por isso que grande parte dos nossos problemas começam com algum tipo de desequilíbrio nessa energia, e é também por isso que o tantra trabalha diretamente com ela para nos ajudar a transformá-los, movimentá-los. Quando essa energia está aprisionada, estagnada, desequilibrada, você se sente da mesma forma: sem disposição, sem energia, desanimado, triste, bloqueado em seus projetos, sem criatividade, limitado. A vida perde sua fluidez e sua beleza.
A partir do momento em que você se reconecta com essa energia, permite que ela flua e começa a dar passos na sua caminhada em direção a uma relação mais saudável e amorosa com você mesmo, com o seu corpo e com a sua sexualidade, tudo muda. Todo o trabalho do tantra caminha nessa direção: as técnicas de massagem, as meditações ativas, as meditações orgásticas. Todas elas são recursos para o desbloqueio e o desenvolvimento da energia sexual e da sua conexão com essa energia, para que você se torne cada vez mais capaz de direcioná-la da melhor forma para a sua vida.
A energia sexual, que no tantra também é chamada de kundalini, é, afinal, a energia de criação mais potente que existe. A única energia capaz de criar, plasmar uma nova vida e, portanto, a vida em si. Ela é absolutamente necessária para a vida, é sua matéria prima. Você carrega dentro de si essa potência de criar não só outra vida, mas sobretudo a sua própria vida, a vida que você deseja para você. Por que continuar a negar esse reencontro consigo? Conheça o tantra.