Um novo olhar sobre a Dor e o Prazer no parto
publicado por Prem Neera (Iana)
"Que tudo nessa VIDA seja feito com PRAZER, por mais que digam que não, pois só depende de nós..."
Aqui estão algumas conexões possíveis entre um "parto doloroso" e a "sexualidade reprimida" pelo sistema patriarcal onde sabemos que o parto focado na intervenção pode causar dor, pode ser violento com um poder traumatizante e em muitas vezes prejudicial.
Enfatizo que transformar esse cenário requer PROFUNDA MUDANÇA no modelo para que as mulheres e os bebês vivenciem parto com AMOR e RESPEITO.
Vamos ver alguns dos elementos desta nova cena abrindo o CAMINHO a CONSCIÊNCIA para uma vivência saudável da nossa sexualidade e consequentemente do parto.
Falando sobre a função fisiológica natural do útero, até agora o que se têm conhecido como contrações normais e adequadas na realidade são CÂIMBRAS OCASIONADAS por um ESPASMO uterino, ou seja, CONTRAÇÕES altamente PATOLÓGICAS.
Sendo que o útero deveria distender SUAVEMENTE, com um movimento RÍTMICO e ondulante ao longo de seus feixes de fibras musculares de cima a baixo. Em um MOVIMENTO suave e macio do 'todo PODEROSO' mundo visceral.
Fazendo uma análise sobre a dor, ela se consiste em um sistema destinado a alertamos de alguma agressão ou disfunção de algum órgão. Pensando assim fica fácil perceber que a dor do parto poderia ser algo patológico.
E não há processos fisiológicos (como é o parto) que em condições normais de saúde se produza com dor.
O DOGMA do parto perigoso, penoso e doloroso como vem sendo ACREDITADO no desenvolvimento da nossa cultura cria medo e a EXPECTATIVA é a responsável pela dor e por muitas das COMPLICAÇÕES que dela se dirivam.
Existem estudos sobre tribos e povos antigos onde se desconhecia a dor no parto e ele acontecia naturalmente.
Indo mais além é possível observar que as terríveis dores de parto podem OCULTAR um momento de extremo PRAZER.
CONTINUA...
Eu sou PREM NEERA Doula e Terapeuta Tântrica, Especialista no desenvolvimento da sexualidade humana e estou disponível para te ajudar nesse caminho...
Com amor e Gratidão..