Tantra é Sexo?

O que é Tantra?

Tantra é Sexo?

O Tantra não está ligado a incríveis performances sexuais, orgias mirabolantes ou sexo grupal como frequentemente se propaga por aí. As pessoas que se aproximam do Tantra com uma motivação puramente sexual sairão frustradas.

O Tantra Original propicia conhecimento e oferece as experiências práticas que permitirão mudar os paradigmas com relação à sexualidade humana.

Por meio das Meditações Tântricas, há um predomínio da consciência e da percepção sobre a influência da energia sexual primitiva. Para sair do instinto e entrar no potencial transcendente dessa força, é necessário criar algumas reorganizações neurofuncionais no nosso corpo, ressignificando os sentidos físicos.

Na condição normal, primitiva, a energia sexual se apropria do indivíduo, tomando conta da ação sexual. Sempre que isso acontece, os sentidos físicos, a consciência, as emoções e a inteligência ficam comprometidos.

Há uma perda geral da razão e da lógica; uma queda significativa nos níveis de inteligência, onde a regência do sexo se torna puramente emocional e instintiva. Os instintos fazem prevalecer a necessidade da reprodução para a perpetuação da espécie.

Os instintos anulam a inteligência, para que a reprodução da espécie aconteça.

Os detentores do "poder" (políticos, religiosos, grandes corporações) não têm nenhum interesse em promover uma educação sexual adequada à população, a fim de evitar o superpovoamento do nosso planeta. Hoje, contamos com 7 bilhões de habitantes em nosso planeta e estima-se que em 15 ou 20 anos estejamos próximos do limite que o nosso planeta é capaz de sustentar - 13 bilhões de habitantes.

Com isso haverá um colapso generalizado em busca de provisões capazes de sustentar essa massa gigantesca de seres humanos. Teremos problemas com água potável, alimentação, saneamento básico, educação, saúde, poluição, superaquecimento global, mercado de trabalho. É possível antever as consequências de um mercado determinado pelos interesses meramente materiais e capitalistas.

Qual a importância da Educação Sexual adequada?

É fundamental que os novos governantes se solidarizem com as políticas de controle da natalidade em condições mais humanas e responsáveis. É possível oferecer essas condições, com base no conhecimento do Tantra, que regulariza e harmoniza a mobilização dessa força instintiva, a fim de suprir o impacto da neurose sexual e sua influência sobre a libido, criando muitas situações de impacto negativo na vida das pessoas.

De nada adianta receber uma orientação sexual fundamentada apenas em conceitos éticos, espirituais ou religiosos, numa visão tradicionalista. Está mais do que provado que isso não funciona! Religiosos têm condutas questionáveis com relação à sexualidade, pois também estão ligados aos princípios primitivos que regem essas forças procriativas no corpo humano.

É necessário conhecer essas forças e direcioná-las para condições não repressivas. Reprimir a energia sexual ou tentar submetê-la a princípios falsamente moralistas não vai reverter o quadro preocupante em que nos encontramos. A situação é grave e emergente.

O aumento desordenado da população mundial é uma consequência da energia sexual desregulada, que provoca: gravidez indesejada, violência contra mulheres e crianças, vítimas de maus tratos e abusos, abortos, morte por infecção em clinicas clandestinas de aborto, abandono de crianças, discriminação e desvalorização das mulheres, miséria, pobreza, infecções causadas por diversas doenças sexualmente transmissíveis e inúmeras outras situações degenerativas.

O Tantra propõe o desenvolvimento de novas habilidades que anulam a influência dessa força primitiva e restauram o equilíbrio físico, emocional e espiritual do homem.

O desenvolvimento sexual, a reeducação sensorial e a habilidade de transcender essas forças primitivas por meio do Tantra acontece através dos sentidos físicos: o tato, o olfato, a audição, o paladar, a visão e mais uma habilidade adicional, o sentido háptico. Pouco conhecido pelas pessoas, o sentido háptico pode ser considerado um dos mais importantes e mais atuantes em nosso organismo, pois age em consonância com os outros sentidos, que possuem contrapartes que atuam sobre a nossa biologia, produzindo hormônios e substâncias que interferem no nosso comportamento.

Por isso, o Tantra é comportamental. Os estímulos que recebemos atuam organizando e modelando uma grande parte dos nossos comportamentos.

Quem procura o desenvolvimento pelo Tantra através da Comunna Metamorfose deve saber que as práticas que oferecemos servem para ressignificar os sentidos e abrir novas conexões neuronais, para que a pessoa possa identificar novas sensações e novos níveis de prazer e de orgasmo. O orgasmo, na nossa visão, possui uma conotação terapêutica, capaz de harmonizar a integridade da pessoa, diminuindo o impacto da força primitiva sobre o indivíduo. A vida então adquire uma outra condição, outra compreensão.

* A energia sexual pode ser utilizada para a fecundação - a ênfase aqui é na penetração e na ejaculação;
* A energia sexual pode ser utilizada para a saúde - a ênfase aqui é conhecer o potencial regenerativo e curativo da energia sexual e sua influência sobre o equilíbrio do corpo e das emoções. Nesse caso, a penetração é dispensável. Promove-se a experimentação de diversas práticas genitais ou corporais, sem que haja a motivação da fecundação, da ejaculação ou da penetração.
* A energia sexual pode ser utilizada para a transcendência, um novo estado de percepção, de sensibilidade e de consciência. Nesse caso, uma vez que todo o corpo, inclusive os genitais, tenha se livrado do condicionamento negativo que determina o ato sexual convencional, primitivo, a pessoa pode experimentar um alto nível de penetração, não compulsiva, cadenciada e legitimada por intenções de adequação ao prazer em níveis muito mais altos do que o convencional.

Esse novo entendimento sobre a energia sexual de base só pode acontecer através dos caminhos sensoriais do nosso corpo. Por isso, dizemos que o caminho tântrico acontece por meio dos sentidos físicos e não por vias intelectuais.

A pessoa precisa praticar as meditações, precisa conviver com um grupo de afinidades, com pessoas ligadas aos propósitos do trabalho, precisa ter espelhos comportamentais, onde possa perceber que seu comportamento está mudando, alcançando outras nuances de troca com maior equilíbrio.

O sexo convencional é neurotizante, cheio de ansiedades, obssessivo e compulsivo, desvitalizante e apropriativo. Como consequência, produz muita insatisfação entre seus praticantes. As mulheres reclamam dos homens e são as mais insatisfeitas, os homens reclamam das mulheres e também se sentem insatisfeitos. Ninguém aprendeu a arte de compreender a linguagem do corpo, a linguagem do sexo, ou como o sexo atua nos indivíduos, influenciando-os.

Quando se fala em sexo, o mercado consumidor associa o prazer com fetiche, com a fantasia, com brinquedos eróticos. Mas, em anos de pesquisas, eu pude comprovar que poucas mulheres conseguem utilizar um vibrador de forma adequada, os homens muito menos. Pouquíssimas pessoas conhecem os seus genitais de forma saudável. Nada se sabe sobre o clitóris, sobre a anatomia feminina ou masculina, pouco se sabe sobre as manipulações genitais que trazem um reforço positivo sobre a intensificação do prazer e do orgasmo.

Mesmo as escolas de medicina negligenciam a importância dos genitais e sua influência para a saúde e o bem estar da pessoa. Os fundamentos da sexologia estão estabelecidos sobre a visão procriativa do sexo e da sexualidade. As fases de desenvolvimento da libido são analisadas sobre o comportamento adolescente e não se propõem práticas mais resolutivas, pois os aspectos vinculados ao desenvolvimento sexual esbarram nas implicações filosóficas, éticas, morais e espirituais das pessoas.

Psicólogos e psiquiatras, com poucas exceções, não sabem o que fazer com a energia sexual e suas neuroses. Mesmo a ênfase proporcionada pela Bioenergética e pela visão reichiana deixam a desejar, deturpando alguns princípios sobre a energia sexual, para deixá-los com ares mais acadêmicos, de forma que possam ser aceitos pelas universidades. Poucos centros de estudo da sexualidade, no mundo inteiro, estão realmente abertos para uma pesquisa e um desenvolvimento baseados exclusivamente na observação das condições humanas, de forma neutra e imparcial.

Como as propostas de vanguarda oferecidas pelo meio acadêmico não surtem bons resultados na maioria das pessoas, o sexo se desvia e vai tomando outros modelos de conduta, sofrendo desvios como o voyerismo, swingers, sadomasoquismo, ou ainda outras formas perversas e agressivas de lidar com a energia sexual, na esperança de encontrar algum sentido que permita à pessoa sentir o prazer e o orgasmo. Muitos homens e mulheres acabam se tornando compulsivos e patológicos, impotentes e anorgásmicos, pois não há uma ressignificação adequada da subida da energia sexual para os centos de decodificação do prazer, localizados no cérebro.

O Tantra é uma Escola de Sexo?

O Tantra não é uma escola de sexo, é uma escola de reeducação sensorial com repercussões em toda a sua vida. Ressignificar a influência e a importância da energia sexual sobre o seu Ser irá fazer uma grande diferença em sua forma de viver.

As pessoas que procuram a Comunna Metamorfose para desenvolverem-se através do Tantra, vão pouco a pouco alterando o seu padrão energético e vibratório, saindo da ansiedade, da compulsão, da obsessão e dos quadros depressivos e neuróticos que caracterizam a falta de orgasmos.

Quando a pessoa entra nos grupos com uma motivação puramente sexual, ela causa inúmeros desequilíbrios, que interferem no seu processo de desenvolvimento e no desenvolvimento das outras pessoas. Nos grupos, o desenvolvimento sensorial e perceptivo acontece através das meditações ativas e das vivências, potencializando a sensibilidade e abrindo a percepção. Não há a utilização de rituais ou esoterismos, para que o indivíduo entre em contato com a sua própria natureza, sem scripts ou roteiros a serem seguidos, permitindo que a liberdade de sentir dissolva os mecanismos repressores e o conduza até a sua sabedoria interior, presente no seu templo interno, o templo do seu próprio corpo.

Os trabalhos da Comunna Metamorfose não possuem nem mesmo um cunho terapêutico, muito comum nas abordagens do NeoTantra. São usados apenas os métodos de vivências e meditações, numa convivência harmônica criada dentro de um Campo de Energia livre das motivações sexuais.

Não, o Tantra não é um manual de sexo, de posturas rituais rígidas e dogmáticas. O Tantra do Caminho do Amor na Comunna Metamorfose trata da nossa relação com essa energia vital; da forma como nos apropriamos dela, da forma como fazemos uso dela, da sua relação com os Chakras, centros energéticos localizados no corpo; de como a energia é direcionada para a otimização da vida em vários níveis, em múltiplas transcendências.

O Tantra aprimora a percepção dessa energia e a potencializa, sensibilizando-nos com o prazer. O resultado final pode ser comprovado por quem já experimentou um orgasmo muito superior ao conhecido, uma nova forma de viver com muito mais alegria, compreensão e aceitação.

Na Comunna Metamorfose, o Tantra começa com o trabalho corporal, no qual o corpo é o início, o meio e o fim em si mesmo. Seu corpo tem nuances desconhecidas, que só são possíveis de alcançar com a depuração da sensibilidade.

Trazemos no corpo as marcas de fortes condicionamentos impostos pela sociedade ao longo de nossas vidas. Nossos trabalhos objetivam o descondicionamento do corpo, da mente, das emoções e do espírito.

O corpo é o caminho para uma compreensão profunda, que diz respeito aos nossos medos e fraquezas, nossos sentimentos de inferioridade ou de grandeza; as atitudes comportamentais que adquirimos para sobreviver no meio social.

O Tantra é sensorial e desrepressor.

"O sexo é a energia mais vital do homem e não deveria constituir um fim em si mesmo. O sexo deveria guiar o homem até sua alma. O objetivo é: desde a luxúria até a luz, do sexo à supraconsciência"
Osho - Do sexo à Supraconsciência.

Para participar de qualquer trabalho da Rede Metamorfose, seja dos grupos ou das vivências ou das Massagens Tântricas que oferecemos, desvencilhe-se de intenções sexuais. Todos os nossos trabalhos atendem a uma necessidade de desenvolvimento sensorial e isso é feito através de trabalhos meditativos ou situações estudadas e colocadas dentro de uma condição terapêutica.

Fale com um terapeuta tântrico

Shakti Madhu

Shakti Madhu

Juhi Prem

Juhi Prem

Maya Prema

Maya Prema

Gupta (Eduardo)

Gupta (Eduardo)

Eduardo Seara

Eduardo Seara

Victoria

Victoria

Prem Abir (Luiz Carlos)

Prem Abir (Luiz Carlos)

  • Terapeuta Corporal Tântrico formado e credenciado pela Sadhana Comunna Metamorfose, em todas as modalidades do Método Deva Nishok.
  • Curitiba
  • Perfil Completo

Sadhika Prem

Sadhika Prem

Prem Ameeta

Prem Ameeta

Nayano Prem

Nayano Prem

Nayade Benício

Nayade Benício

  • Tantra é o conhecimento mais profundo da energia sexual, é aceitar e compreender que a dor e o prazer coexistem no mesmo corpo.
  • Brasilia
  • Perfil Completo

Mansoor (Tania Souza)

Mansoor (Tania Souza)

  • Terapeuta Corporal, iniciado no Centro Metamorfose em 2011. Comportamento em várias técnicas e atividades ligadas ao desenvolvimento [..]
  • Lisboa
  • Tenerife

    Perfil Completo

Jessica Gomez

Jessica Gomez

Budhi Prem

Budhi Prem

Amita Bholi

Amita Bholi

Mahamani Prem

Mahamani Prem




Outras reflexões

Uma vez, não me lembro ao certo quem, nem onde, alguém propôs que como exercício de autoconhecimento, fizéssemos uma fofoca sobre nós...
Todos aqueles que já tiveram um relacionamento mais longo sabem que, mesmo depois daqueles primeiros meses juntos em que não se cansam um...
O envelhecimento é um processo fisiológico e natural pelo qual todos os seres vivos passam. Hoje, graças aos avanços da medicina, vivemos...
Bem-vindos ao ano do Sol! Nosso astro regente desse ano nos surpreendeu com alguns acontecimentos que, sinceramente, quem não esperava uma...
Ao longo desses últimos 12 meses analisando o padrão energético do vírus covid-19/Sars/Cov-2, pude fazer correlações importantes. Como...
Num artigo anterior mensuro a importância e nascimento do corpo e como ele permeia o nascimento e a constituição do psiquismo, e como esse...
Quando se trata de energia sexual, é fácil ficar confuso e mal orientado, se não tivermos o conhecimento correto. Há muitas pessoas se...
Buscando compreender de forma mais aprofundada sobre as bases biológicas do A.M.O.R, encontrei um artigo científico que abordava sobre...
No nosso último artigo, falamos sobre o registro de abandono qualificando-o com as tendencias inconscientes que trazem na vida do...
Veja no final desta página:* Lista de Instrutores de Pompoarismo* Lista de Workshops e Cursos de Tantra Você certamente já ouviu falar dos...
Ser divino, saiba que você é fisicamente, mentalmente, emocionalmente e espiritualmente mais forte do que pode imaginar. Você tem uma...
Veja todos

Eventos com data marcada

março 2024 Brooklin, São Paulo SP
  • 15 a 17 março 2024
  • Para você que não está interessado em uma simples técnica, mas aprender a fazer a diferença na energia que você sente e transmite!
  • Espaço Raj Brooklin
  • sexta 19h a domingo 19h
  • Perfil de Verônica AnandaAnanda Saiba +
março 2024 Brooklin, São Paulo SP
  • 17 a 19 março 2024
  • Espaço Raj Brooklin
  • domingo 19h a terça-feira 20h
  • Perfil de Verônica AnandaAnanda Saiba +
março 2024 Rio de Janeiro RJ
  • 23 a 24 março 2024
  • sábado 9h a domingo 18h
  • Perfil de Rosana JayaJaya Saiba +
março 2024 Itapeva MG
  • 23 a 24 março 2024
  • Exclusivo para Mulheres
  • Comunna
  • sábado 9h a domingo 17h
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Saiba +
março 2024 Vila Mariana SP
março 2024 Cidade de São Paulo SP
  • 24 março 2024
  • Espaço Amaresh
  • domingo 9h às 13h
  • Perfil de Amara RossRoss Saiba +
março 2024 Itapeva MG
abril 2024 Cidade de São Paulo SP
  • 4 abr a 2 maio 2024
  • Spaco TantraNana
  • quinta 19h a quinta-feira 22h30
  • Perfil de Nana TantraNana Saiba +
abril 2024 Itapeva MG
abril 2024 Cidade de São Paulo SP
  • 6 a 7 abril 2024
  • Delerium
  • Spaco TantraNana
  • sábado 9h a domingo 16h
  • Perfil de Nana TantraNana Saiba +
abril 2024 Vila Madalena SP
abril 2024 Itapeva MG
abril 2024 Caxias do Sul RS
  • 20 a 21 abril 2024
  • Espaço Gaya
  • sábado 8h a domingo 19h
  • Perfil de Prem Gaya (Melissa Bittencourt)Gaya Saiba +
abril 2024 Ipiranga SP
maio 2024 Itapeva MG
maio 2024 Brasilia DF
maio 2024 Itapeva MG
  • 24 a 26 maio 2024
  • Comunna
  • sexta 17h a domingo 16h
  • Perfil de Paula RobertaPaula Saiba +
maio 2024 Itapeva MG
  • 30 mai a 2 junho 2024
  • Comunna
  • quinta 16h a domingo 14h
  • Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
junho 2024 Caxias do Sul RS
  • 8 a 9 junho 2024
  • Espaço Gaya
  • sábado 8h a domingo 19h
  • Perfil de Prem Gaya (Melissa Bittencourt)Gaya Saiba +
junho 2024 Itapeva MG
junho 2024 Itapeva MG
julho 2024 Itapeva MG
julho 2024 Itapeva MG
julho 2024 Online Virtual
  • 26 jul a 27 outubro 2024
  • Spaco TantraNana
  • sexta 18h a domingo 19h
  • Perfil de Nana TantraNana Saiba +
julho 2024 Itapeva MG
agosto 2024 Itapeva MG
agosto 2024 Itapeva MG
agosto 2024 Itapeva MG
setembro 2024 Itapeva MG
setembro 2024 Itapeva MG
  • 27 a 29 setembro 2024
  • Turma Extensiva - Módulo 3
  • Comunna
  • sexta 19h a domingo 15h30
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
outubro 2024 Itapeva MG
outubro 2024 Itapeva MG
novembro 2024 Itapeva MG
novembro 2024 Itapeva MG
  • 14 a 17 novembro 2024
  • Comunna
  • quinta 17h a domingo 15h
  • Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
dezembro 2024 Itapeva MG
  • 13 a 15 dezembro 2024
  • Comunna
  • sexta 17h a domingo 18h
  • Perfil de Deva NishokNishok Saiba +