Disfunção Erétil
publicado por Deva Harischandra
A disfunção erétil é um problema que pode deixar o homem extremamente mal emocionalmente, prejudicando bastante sua qualidade de vida em diversos aspectos.
Existem diferentes estágios. Há casos em que o homem consegue ter uma ereção, mas não consegue sustentá-la. E há casos em que não consegue ter uma ereção de forma nenhuma.
É bastante comum que homens que tenham passado por uma prostatectomia (procedimento cirúrgico de retirada da próstata), levem um certo tempo para conseguir ter e manter uma ereção novamente. Durante esse período, a inervação que se encontra em processo de recuperação não provoca uma ereção, há uma diminuição da oxigenação dos cilindros cavernosos do pênis que a causam. O início da recuperação ocorre a partir de três meses após o procedimento e pode demorar até mais ou menos dois anos. Nesse caso, os estímulos da massagem tântrica podem ajudar a restabelecer memórias corporais ligadas ao prazer, bem como a reorganizar novas sinapses neurais, ativando novas condições que podem conduzir a novas possibilidades de orgasmo.
É muito importante destacar que em qualquer estágio da disfunção erétil, estando relacionada a diferentes causas, é fundamental o acompanhamento de um(a) urologista, bem como estar com os exames e orientações médicas em dia. Há muitas questões de saúde física que podem estar envolvidas, como diabetes e hipertensão, em que o corpo já não consegue bombear o sangue para sustentar uma ereção. Em casos assim, todas essas questões precisam ser controladas antes de iniciar com as sessões de massagem tântrica.
A massagem vai ajudar quando não houver nenhuma questão medicamentosa, nenhuma questão física. Ajuda e muito quando a disfunção erétil está relacionada a questões psico-emocionais e de crenças, mesmo que a pessoa não tenha consciência sobre elas.
O tantra vai auxiliar esse homem a resgatar a sua auto-confiança, trabalhar a sua consciência corporal, precisa sentir o corpo (há casos em que ele não consegue perceber se está tendo uma ereção ou não, é preciso ir acordando o corpo para o sentir). É necessário trabalhar a respiração, a sustentação da energia no corpo, o resgate da confiança interna em si mesmo, no seu próprio potencial.
Geralmente os homens que desenvolvem uma falta de confiança capaz de desencadear uma disfunção erétil são pessoas que estão em um momento de transição na vida: estão passando por um momento de estresse muito grave, ou por uma perda muito grande, ou não se sentem mais amados, ou perderam o(a) parceiro(a), ou faliram financeiramente, ou foram traídos, ou se separaram, ou algo do tipo. Todas essas questões devem ser trabalhadas de forma acolhedora e contínua. É importante que ele perceba o que não está mais conseguindo sustentar na vida, qual situação ou qual sentimento o está fazendo se sentir impotente.
São momentos em que o homem se sente desconectado do próprio poder e isso se reflete na dificuldade em ter ou manter a ereção. Essa impotência significa: “Eu estou impotente diante da situação que eu estou vivendo”. O tantra vai trazendo no corpo a consciência do quanto ele é sim potente, e vá percebendo a sua própria força. Não é um trabalho só genital, é um trabalho que leva em consideração o ser humano como um todo, de trazer todo esse potencial de vida que está adormecido para fora. Em geral, esses casos são mais simples de resolver.
Quando a disfunção erétil está relacionada a crenças muito poderosas, pode ser um pouco mais difícil e lento o processo. Crenças do tipo: “Sexo é feio, errado, sujo”, “Ser homossexual é errado”, “Vivo com uma pessoa que me diminui”, “Sou muito cobrado”, “Sou todo errado”, “Sou incapaz”, “Não faço nada direito”, “Sou fraco”, “Não sou suficiente”, “Sou menor que meu/minha parceiro(a)”, entre tantas outras, podem representar cobranças e crenças muito pesadas, são questões que necessitam ser trabalhadas psicologicamente, em conjunto com a questão física.
O tantra empodera. Quanto mais massagem a pessoa vai recebendo, mais vai se empoderando, isso vem da própria energia sexual circulando no corpo. É um trabalho inerente à energia sexual sendo ativada.
A Sensitive Massagem tem um papel fundamental nesse processo. Para provocar novas sinapses neurais e aumentar o potencial bioelétrico do corpo. Ela pode conduzir a pessoa ao encontro com o seu poder poder pessoal, com a sua auto-estima, a sua força. Em conjunto com as manobras específicas na região genital, vai auxiliar na sustentação da ereção. É um trabalho associado. Tanto do corpo em si, da estrutura emocional, junto com a questão física da resposta do corpo. Expandir o potencial orgástico é expandir todo um potencial de vida.