Sexo após o câncer de próstata

publicado por Agni Maharani (Tina)
Os homens que passaram pelo tratamento do câncer de próstata podem se deparar com uma nova realidade na relação sexual, alguns ficam receosos de que a atividade sexual acabe por completo. Isso se dá pela probabilidade de Disfunção Erétil e incontinência urinária, elas podem se instalar durante o tratamento, a boa notícia é que ambas podem ser trabalhadas trazendo qualidade de vida.
Mais de 50% dos pacientes podem evoluir para uma Disfunção leve ou moderada. Trabalhar a parte psicológica é fundamental, pois toda cirurgia gera um trauma. Além disso é importante ter em mente sobre o que pode ser reversível, considerando a idade, hábitos, doenças associadas e fumo.
A rotina sexual pode ser retomada após 45 dias pós cirurgia, o médico nessa etapa já deve prescrever estimulantes sexuais que servem como terapia medicamentosa. Outra terapia indicada é a fisioterapia pélvica e massagem tântrica.
Nessa fase o próprio paciente irá se perceber e definir junto com o seu médico a continuidade da medicação ou não.
Sobre o orgasmo: a sensação continua exatamente a mesma, só terá a ausência da ejaculação, então o orgasmo passa a ser somente seco, a produção hormonal não é afetada.
*na prática, com alguns interagentes que atendi em estágio inicial pós tratamento a massagem tântrica contribuiu para que a Disfunção Erétil fosse revertida, os interagentes que vieram tardiamente também obtém resultados, e dependendo do caso uma nova adaptação ao prazer.
A prevenção ainda é o melhor remédio, cuide-se, converse com seu médico.