Tantra para Idosos
Como a Terapêutica Tântrica pode ajudar?
O potencial humano para o prazer sexual se inicia até mesmo antes do nascimento, na vida intra-uterina e não se extingue com a velhice como muitos parecem acreditar. O componente biológico da sexualidade vai se modificando e se alterando com o passar dos anos, afetando a intensidade e a qualidade da resposta sexual. Os efeitos da idade acabam se manifestando no aspecto físico e psicológico de cada pessoa, fazendo com que as suas respostas sexuais sejam comprometidas.
Homens e mulheres, após os cinquenta anos, se vêem afetados pela idéia negativa da “Andropausa/Menopausa”, acreditando que seu histórico sexual está irremediavelmente comprometido, tornando-se irritáveis, deprimidos, paranóicos, doentes. Muitos não sabem como encontrar um caminho de suporte e apoio terapêutico que os auxilie a ultrapassar essa fase de transformações hormonais extremamente afetável.
Os componentes da resposta sexual impactam de forma diferente as pessoas, sendo que o orgasmo masculino é o mais vulnerável e suscetível aos efeitos do envelhecimento. É cientificamente comprovado que a idade não tem efeitos análogos sobre as mulheres, que permanecem capazes de reações orgásticas múltiplas, durante toda a vida.
Em nossas pesquisas na Comunna Metamorfose, atribuímos este resultado negativo que ocorre com os homens como uma consequência da flacidez excessiva dos músculos ejaculadores, que ficam incapazes de atuar no reflexo ejaculatório. Na mulher, a hipotonia (baixo tônus muscular) afeta principalmente os músculos do clitóris e os intra-vaginais, criando situações dolorosas e excessivamente sensíveis, ressecamentos e outros problemas ligados à baixa emoliência no interior dos músculos. A detumescência (falta de fluidificação adequada) causa inúmeros transtornos na aplicação da energia sexual, para homens e mulheres. Consequentemente, o impulso sexual entra em declínio, afetando o interesse pelo sexo.
A recuperação do tônus dos músculos sexuais em homens e mulheres, através de manobras mecânicas especialmente elaboradas para essa finalidade, tem demonstrado um aumento imediato na resposta sexual, que proporciona a recuperação dos estímulos e a reativação das respostas sexuais. A falta dos estímulos sexuais adequados, após os 50 anos, compromete a produção e a liberação de andrógenos.
Andrógeno é o termo genérico para qualquer composto, natural ou sintético, geralmente um hormônio esteróide, que estimula ou controla o desenvolvimento e manutenção das características masculinas em vertebrados ao ligar-se a receptores andrógenos. Isso inclui a atividade dos órgãos sexuais masculinos acessórios e o desenvolvimento de características sexuais secundárias masculinas. Os andrógenos, descobertos em 1936, também são chamados de hormônios androgênicos ou testóides e são os esteróides anabólicos originais. São precursores de todos os estrógenos, os hormônios sexuais femininos. O primeiro e mais bem conhecido andrógeno é a testosterona.
A falta e diminuição dos andrógenos causa depressão, irritabilidade, falta de energia, e dificuldades sexuais. No homem, não existe uma mudança abrupta relacionada com a idade na fisiologia reprodutora, como acontece com as mulheres em que o “climatério” é consequência da cessação do funcionamento ovariano. O homem experimenta conflitos psico-fisiológicos que afetam a sua sexualidade, em consequência da perda de força muscular dos músculos ejaculadores, afetando os níveis de andrógenos que necessitam de estímulos sexuais para serem produzidos.
O funcionamento sexual feminino durante os anos da menopausa é extremamente variável e depende do estado psíquico geral da mulher, mas as mulheres idosas conservam a capacidade de gozar orgasmos múltiplos. Estudos indicam que 25% das mulheres de 70 anos ainda se masturbam, mas muitas mulheres cessam de ter relações sexuais entre os 50 e os 60 anos. Esta abstinência é influenciada, principalmente, por fatores sociais e psicológicos. Quando as mulheres idosas perdem seus parceiros, em geral não tendem a procurar substitutos.
As mudanças no trofismo muscular (tônus dos músculos sexuais) são mais profundas nas mulheres do que nos homens, causados pelo súbito declínio de estrogênio e progesterona. Essas mudanças físicas, entretanto, não impedem a produção de orgasmos, ao contrário dos homens, que necessitam de uma condição trófica muscular a ponto de permitir a ereção peniana, sua sustentação pelo tempo adequado e também pela condição da perda de tônus nos músculos ejaculadores.
Os trabalhos oferecidos pela Metamorfose atuam sobre o tônus muscular de todos os músculos sexuais e estimulam a produção dos hormônios responsáveis pelas respostas sexuais de homens e mulheres. São especialmente recomendados para homens e mulheres com idade superior aos 45 anos, como uma forma de amenizar a diminuição dos hormônios que afetam a libido, o bem-estar e o equilíbrio geral do corpo.
Tantra é o conhecimento mais profundo que existe sobre a energia sexual, a energia vital. Seu uso correto é responsável pela beleza, juventude e atração entre os sexos. Somente o Tantra, através dos milênios, tem se atrevido a ensinar isso com a simplicidade, com a pureza e com a profundidade que os ensinamentos precisam ser passados.
Melhore a qualidade das suas relações!
Agende uma sessão de aconselhamento com um terapeuta credenciado.