O que a vagina tem a lhe dizer

O orgasmo feminino como uma prática de cura criativa

O que a vagina tem a lhe dizer

publicado por Camila Fraga

Medium

com

a

Eu fui encontrar uma terapeuta tântrica. Nas últimas semanas, estudando sobre sexualidade feminina, a palavra “tantra” era recorrente nos estudos que li sobre o assunto. A ideia de que a mulher deve entrar em si mesma e não depender do outro era algo que sempre foi um dos meus princípios, mas que quase nunca era posto em prática.

Afinal, é muito difícil liberar alguns tipos de memórias e padrões que são claramente impostos pela sociedade. Sem contar que, a sexualidade feminina, não muito estudada, é pouco difundida. A ideia de que um homem precisa fazer uma mulher gozar é bastante perigosa em vários sentidos. Até porque o orgasmo é algo teu e precisa ser descoberto e experimentando primeiramente com você, depois com o outro.

Eu sabia que estava trilhando esse tipo de caminho agora, do tantra, porque estava preparada para isso. Tinha organizado minha mente para novas experiências e construído isso ao longo do tempo. Eu me sentia um pouco mais livre que de costume e irradiada por uma potência criativa que há muito tempo tinha se apagado em mim.

A casa (localizada próximo do metrô Paraíso, São Paulo), onde acontece os atendimentos, é aconchegante e bonita. Várias plantas ornavam o ambiente, com um jardim muito bonito logo na entrada. Esperei um pouco, até que Cláudia me encontrou ali na frente. Eu tinha chegado até ela por conta de um grupo de facebook. Expliquei que estava escrevendo sobre processos femininos e o tantra era um tema que se fazia presente em diversos estudos.

Cláudia é uma mulher jovem e energética. Ela me deu um abraço e sentamos uma em frente a outra. Eu pedi para gravar a conversa e ela aceitou.

Em menos de alguns minutos, me falou algo que combinava com diversas coisas que eu havia lido e experimentado: “A mulher precisa entender que o orgasmo é dela. O homem pode tê-la ajudado a chegar lá, mas o orgasmo é dela. Não coloque expectativas em pessoas ou coisas. É só você. Esteja inteira. Não fique dependente do outro. Temos que aprender o lance do desapego. Realmente trabalhar e viver isso. Quando algo é muito bom, você quer reter. Caímos em padrões antigos, da nossa infância, da falta, quando a mãe corta o vínculo com a gente. Temos que trabalhar essa dependência”.

Talvez era o que eu precisasse escutar naquele ponto. Eu sabia que às vezes era difícil se desapegar de alguns padrões. E até de sentimentos, mesmo que a gente não entenda eles muito bem de primeira. A verdade é que quando as pessoas não estão preparadas para vivenciar profundamente suas sexualidades (o que geralmente não estão, por conta de todos esses anos em que o aprendizado predominante sobre sexo é a pornografia), elas simplesmente farão de tudo para sabotar a situação.

“No tantra, o corpo responde de uma forma completamente diferente. Os estímulos são diferentes. A forma como você acessa o orgasmo e o prazer são completamente diferentes. Você modifica os padrões com os quais tem os hábitos consolidados”.

Temos muitos padrões estabelecidos sobre sexo, mas o maior tabu de todos ainda é o orgasmo feminino. O orgasmo é uma fonte de poder para a mulher, onde ela acessa sua energia mais criativa, sua confiança, sua autoestima e seu amor próprio. Segundo Naomi Wolf, “a vagina proporciona às mulheres as sensações que as levam a criar, explorar, se comunicar, conquistar e transcender. (…) a verdade é que uma vagina bem tratada é um meio que libera, no cérebro feminino, o que podemos chamar, sem exagero, de componentes químicos do significado da vida”. Então por que, mesmo com toda a liberação sexual, as mulheres ainda não estão vivenciando esse orgasmo pleno? Será que é por que os homens não sabem o que fazer com seus corpos ou também por que elas mesmas se prendem a preconceitos orgásticos e não vivenciam em sua plenitude seus próprios corpos?

“O orgasmo é de quem? É nosso! Você vai ter que gozar com qualquer um, no sentido de conhecer o seu corpo. A responsabilidade é sua também. Eu tenho notado muito esse tipo de comportamento. O sexo é feito sozinho?”.

Cláudia esclareceu algumas coisas interessantes sobre o tantra. Por exemplo, o trabalho do tantra se foca em outras questões. Não é só o orgasmo. Ele, por sinal, é a última coisa. Para ser vivenciado em sua profundidade, é necessário trabalhar primeiro a autoestima, o reconhecimento e os padrões que estão lá no subconsciente que vem à tona durante a massagem. “Mexe com todas as estruturas. A pessoa começa a acessar lembranças. Algumas entram em catarse durante o processo”.

“Cada terapeuta atende de uma maneira, dependendo da queixa do interagente. A primeira massagem será pelo segundo nível (Êxtase) que é o estímulo da pele e depois da Yoni (Vulva). Depois da mulher estar receptiva ao toque, será realizada as manobras na vulva e o uso do bullet de forma não invasiva para ajudar na percepção e crescimento da onda orgástica. A movimentação energética inicia desde o primeiro toque e vai gradativamente aumentando para o uso do bullet”.

Esses estímulos são geralmente contrários aos que você está acostumada, ou seja, o orgasmo é acessado de outra maneira.

O orgasmo é um meio de liberação. Mas, por conta de como a sexualidade é retratada atualmente, acabamos tendo a noção errada de que o orgasmo é apenas um estado momentâneo de êxtase, sem nos preocupar com nossos corpos e com nossas energias. O corpo é nosso e precisa ser cuidado, escutado, amado. Precisamos entender que liberamos sim coisas, que temos sim o êxtase, mas que é também uma potência criativa e que quanto mais trabalharmos em cima dela, mais brilho e energia teremos em nós.

Cláudia olhava em meus olhos enquanto contava todas aquelas histórias sobre mulheres e suas dificuldades em encarar suas sexualidades de forma positiva. Fiquei ainda mais interessada quando ela começou a me explicar que em alguns pontos do tantra, a energia é transformada em picos criativos. Essa energia é levada para outros chakras do corpo.

“Trabalhamos com carga e não descarga. Orientamos essa carga. Quando você faz subir pelos chakras, ela distribui a energia em seu corpo. A energia vai e volta. Somos carga e descarga. No orgasmo comum só acontece a descarga, então você acaba com essa energia. Essa energia não vai diretamente pra criatividade, nem para as coisas boas que você quer. Uma cliente já falou que dorme menos, tem mais pique, tá mais alegre e feliz”.

Claro que você precisa ter um terapeuta confiável que saiba conduzir a energia.

Ela tirou todas minhas dúvidas sobre a prática. Uma espécie de conectividade energética (as quais eu vinha dando “sorte” de ter nos últimos tempos) tomou conta da sala, enquanto começamos a contar de experiências pessoais.

Foi quando entendi que o que eu vinha experimentando não era sorte. Todas as coisas positivas que estavam acontecendo, eram na realidade, frutos do meu próprio trabalho comigo mesma. Eu estava me permitindo a essas energias.

Demos um longo abraço antes de eu ir embora e marcamos a minha sessão para dali 1 semana.

“Você vê o crescimento e começa a trabalhar a sexualidade de forma completa. O gozo é uma palavra mal vista ainda no Brasil. Mas tem a ver com a celebração da vida. Como está sendo seu gozar?”

Veja a matéria completa na página original (Medium)







Outras reflexões

Como é a nudez pra você? A sua própria e a das outras pessoas? Acha belo? Vulgar? Te incomoda ou de fascina de alguma forma? Há quem se...
Cheguei à conclusão que não sabia o que era ser uma mulher realmente livre, plena, viva, vibrante, pulsante. Vivia enclausurada pelos meus...
Parece que está cada vez mais difícil se relacionar amorosamente. Segundo Zygmunt Bauman, estamos vivendo a era dos amores líquidos, onde o...
Quando eu era criança: Eu gostava de correr por aí, sentir o vento, subir em árvores, explorar o mundo. Todo o tempo que eu estivesse na...
A Terapia Tântrica é composta por técnicas de respiração, meditações ativas ou massagem tântrica. Independente de qualquer trabalho que...
O potencial humano para o prazer sexual se inicia até mesmo antes do nascimento, na vida intra-uterina e não se extingue com a velhice como...
Com o tempo, nos relacionamentos, especialmente aqueles de longo prazo, há uma crescente relutância nas mulheres em fazer amor, e...
Essa é uma questão recebida frequentemente dentro da Terapia. Muitos casais tem dificuldade de estabelecer um diálogo de forma aberta e...
A prática do Tantra desperta muita curiosidade, apesar de muitos ainda terem uma visão distorcida do assunto. Primeiramente, é importante...
Todos passamos por épocas em que nos odiamos, não gostamos muito do nosso corpo e muito menos temos consciência a respeito da nossa...
Em profundo silêncio, olhe dentro e observe... Observe seu entusiasmo pela vida...Perceber que se você está simplesmente entediado consigo...
Certa vez, em uma aula de Biodanza de um facilitador que eu admiro muito, ele nos convidou a olharmos com honestidade para nosso interior e...
Veja todos

Eventos com data marcada

abril 2024 Vila Madalena SP
abril 2024 Vila Madalena SP
  • 27 a 28 abril 2024
  • Espaço Vila Madalena
  • sábado 9h a domingo 18h
  • Perfil de Deva SarasiSarasi Saiba +
abril 2024 Ipiranga SP
maio 2024 São Paulo (Capital) SP
  • 1 a 30 maio 2024
  • Spaco TantraNana
  • quarta 19h a quinta-feira 22h30
  • Perfil de Nana TantraNana Saiba +
maio 2024 Itapeva MG
maio 2024 Vila Mariana SP
  • 3 a 5 maio 2024
  • Quantic Tantra
  • Espaço Shiva Shakti
  • sexta 19h a domingo 19h
  • Perfil de Verônica AnandaAnanda Saiba +
maio 2024 Garopaba SC
maio 2024 Itapeva MG
  • 18 a 19 maio 2024
  • Exclusivo para Mulheres
  • Comunna Metamorfose
  • sábado 9h a domingo 15h
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Saiba +
maio 2024 Brasilia DF
maio 2024 Itapeva MG
  • 24 a 26 maio 2024
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 17h a domingo 16h
  • Perfil de Paula RobertaPaula Saiba +
maio 2024 Vila Mariana SP
maio 2024 Itapeva MG
  • 30 mai a 2 junho 2024
  • Comunna Metamorfose
  • quinta 16h a domingo 14h
  • Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
junho 2024 Itapeva MG
  • 7 a 9 junho 2024
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 19h a domingo 15h
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Saiba +
junho 2024 Caxias do Sul RS
  • 8 a 9 junho 2024
  • Espaço Gaya
  • sábado 8h a domingo 19h
  • Perfil de Prem Gaya (Melissa Bittencourt)Gaya Saiba +
junho 2024 Itapeva MG
junho 2024 Itapeva MG
julho 2024 Itapeva MG
julho 2024 Piracanga BA
julho 2024 Itapeva MG
julho 2024 Belém PA
  • 26 jul a 30 novembro 2024
  • sexta 18h a sábado 20h
  • Perfil de Nana TantraNana Saiba +
julho 2024 Itapeva MG
  • 26 a 28 julho 2024
  • Turma Extensiva - Módulo 1
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 19h a domingo 15h30
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
agosto 2024 Itapeva MG
agosto 2024 São Paulo (Capital) SP
agosto 2024 São Paulo (Capital) SP
agosto 2024 São Paulo (Capital) SP
agosto 2024 Itapeva MG
  • 16 a 18 agosto 2024
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 19h a domingo 15h
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Saiba +
agosto 2024 Itapeva MG
  • 23 a 25 agosto 2024
  • Turma Extensiva - Módulo 2
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 19h a domingo 15h30
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
setembro 2024 São Paulo (Capital) SP
setembro 2024 Itapeva MG
setembro 2024 Itapeva MG
  • 27 a 29 setembro 2024
  • Turma Extensiva - Módulo 3
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 19h a domingo 15h30
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
outubro 2024 Itapeva MG
outubro 2024 São Paulo (Capital) SP
outubro 2024 Itapeva MG
  • 18 a 20 outubro 2024
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 19h a domingo 16h
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Saiba +
outubro 2024 Itapeva MG
  • 25 a 27 outubro 2024
  • Turma Extensiva - Módulo 4
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 20h a domingo 16h30
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
novembro 2024 Itapeva MG
novembro 2024 Itapeva MG
  • 14 a 17 novembro 2024
  • Comunna Metamorfose
  • quinta 17h a domingo 15h
  • Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
dezembro 2024 Itapeva MG
  • 6 a 8 dezembro 2024
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 20h a domingo 16h
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Saiba +
dezembro 2024 Itapeva MG