A capacidade de deixar um pouco melhor onde se passa
publicado por Deva Harischandra
Há pessoas que consideram vantagem tirar proveito de situações, pessoas e lugares. Por onde passam, acreditam que se dão bem por retirar algo, enganar e usar as pessoas, passar alguém pra trás, pensando em benefício próprio apenas, sem se importar com mais nada.
E há pessoas que sempre encontram uma forma de deixar mais bonito, alegre e agradável o lugar por onde passam, fazem a diferença de maneira positiva na vida das pessoas que encontram, se relacionam com as situações de forma responsável e amorosa.
Somos humanos e muitas vezes acabamos oscilando entre esses padrões. Mas quanto mais se eleva o nível de consciência, nos percebemos como unidade, como parte de tudo e passamos a mudar nosso olhar e nossas atitudes nesse sentido.
Cada um de nós é cheio de potências, qualidades e habilidades que podem contribuir com o meio em que estamos. Podemos utilizar todas elas para cooperar, deixando de lado a visão de uma realidade em que estamos competindo uns com os outros.
É comum que tenhamos sido criados acreditando que a vida é uma luta e que precisamos atacar e nos defender o tempo todo. Que tudo é difícil de conquistar e que o mais forte prevalece. Mas é possível perceber que essa é apenas uma visão equivocada que nos foi ensinada, e que podemos romper com ela, e que todos ganhamos mais quando cooperamos do que quando competimos.
Temos oportunidades diárias de melhorar o nosso entorno, consertando algo, deixando por onde passamos mais bonito, cuidando da natureza, sendo generosos e gentis, lançando olhares e sorrisos acolhedores, palavras que incentivam, tendo atitudes carinhosas, uma escuta atenciosa, estando presentes, sendo honestos, distribuindo gestos amorosos, ensinando algo, partilhando nossas potências, sendo cuidadosos e respeitosos com quem amamos, com quem nem conhecemos e com a gente mesmo.
Há inúmeras formas de contribuir financeiramente, materialmente, energeticamente, emocionalmente, servindo de alguma forma... Cada um de nós pode contribuir. O primeiro passo é conhecer e reconhecer as próprias potências e se colocar a serviço naturalmente quando possível ou mesmo se voluntariar pra fazer algo em um determinado dia e horário.
Se perguntar como o amor agiria em determinadas situações pode ajudar a direcionar as ações nesse sentido. Cuidar de si mesmo é fundamental para isso também, só pode cuidar quem está bem cuidado. Para doar algo é preciso ter em abundância, não se transborda o que não se tem.
Temos muitas possibilidades de partilhar os talentos deixando por onde passamos uma marca bonita, útil e amorosa da nossa presença. Que saibamos aproveitar as oportunidades e deixar um pedacinho do nosso melhor por onde passarmos.