Psicanálise
A revelação do inconsciente
Há uma parte da mente humana chamada inconsciente a qual, como o nome sugere, está oculta, não é consciente. É essa parte da mente que governa e controla a vida das pessoas sem que elas tenham conhecimento disso.
Desde sempre, os fenômenos mentais intrigaram o ser humano levando-o a práticas destinadas a curar os indivíduos afetados por tais fatos. Com o nascimento da ciência moderna aqueles fenômenos passaram a ser estudados com rigor científico por muitos médicos.
Vale observar que até esse ponto a existência de uma parte desconhecida do intelecto, embora pressentida, permanecia praticamente ignorada. Coube a um médico neurologista, Sigmund Freud, revelá-la, bem como descrever o papel fundamental desempenhado pelo inconsciente na saúde mental humana. A ele, Freud, deve-se a criação da Psicanálise.
Como já mencionado, essa parte da mente, agora compreendida, governa e controla a vida das pessoas. E, por que o inconsciente governa e controla a vida das pessoas? Porque ele guarda, possivelmente, desde a concepção delas, os registros das sensações e suas consequências na formação das respectivas personalidades.
A forma com que essas sensações são registradas no inconsciente de um novo ser será determinante no desenvolvimento de sua saúde mental, e, em decorrência disso, a sua aptidão para realizar seu potencial na busca da felicidade.
Ocorre, porém, que desde o nascimento os seres humanos têm desejos e necessidades. Desejam para sobreviver quando bebês: alimento, carinho, afeto; mais adiante: aconselhamento, orientação dos pais ou de quem os substitua.
O inconsciente não envelhece, e os desejos não satisfeitos no estágio adequado do desenvolvimento pessoal consomem a energia que poderia ser utilizada para fins do crescimento sadio da pessoa.
Além do mais, quando os seres humanos enfrentam situações que têm ligação com aquele desejo infantil insatisfeito, comportam-se, já na idade adulta, como a criança que foram um dia e desejando ainda que inconscientemente, o suporte da mãe ou do pai.
O que é a Psicanálise? E que papel ela desempenha em tais situações?
Ela é a técnica que com o auxílio do Psicanalista permite que a pessoa com depressão, angústia, medo, hostilidade, inibição, pânico libere por meio de um trabalho de autoconhecimento a energia necessária para seu desenvolvimento autônomo, saudável e produtivo.
Consulte disponibilidade de sessões online.