NÃO ME TOQUES
A sensorialidade na constituição física, psíquica e emocional
publicado por Sasha - TANTRA TERRA
Num artigo anterior mensuro a importância e nascimento do corpo e como ele permeia o nascimento e a constituição do psiquismo, e como esse corpo se torna o grande precursor das nossas experiencias psíquicas e emocionais.
Dentro do psiquismo e sob o viés da psicanálise a sensorialidade ganha uma nova dimensão e a inclusão do corpo na escuta sensível se torna um fator relevante no que tange o terreno das psicopatologias como uma construção de estados irregulares de personalidade, saúde, casos de limitação e psicossomatizaçoes.
Antes de adentrarmos ainda mais o terreno do psiquismo junto a Freud, Reich e Lowen e compreendermos como estes autores foram primordiais no construto corpo-psique e entender que a experiencia tátil seria por assim dizer, um modelo da experiencia psíquica, vamos entender e abordar ainda mais o que é o toque, ferramenta de suma importância inquestionável no trato a terapia Tântrica em suas diversas modalidades.
O corpo é composto por uma mistura química que é potencializada através de algumas atitudes e sentidos em uso. O toque é um dos principais estímulos corporais e que induz o sistema nervoso à produção hormonal gerando a sensação de bem estar, segurança, acolhimento, conforto e apropriação relacional, sendo fundamental também para o desenvolvimento da inteligência e habilidades cognitivas.
No quesito comunicação, o toque gera um efetivo de maior transmissão e leitura emocional, possibilitando formas distintas de maior impacto e proximidade através da abordagem do toque, e que por sua vez, também eficaz na redução da produção do cortisol, hormônio que gera estresse, e que por sua vez fortalece e aumenta a imunidade.
O toque em si está intimamente relacionado à produção do ocitocina, hormônio que promove a sensação de amor, união social e bem estar. Além de melhora na qualidade dos relacionamentos, pois demonstra afeto e carinho, é relacionado também a identificação e reconhecimento das emoções dos outros.
Estudos pós segunda guerra mundial com crianças e mamíferos apontam que nossos bebês e filhotes resistem a carência e ausência de diversos fatores, até mesmo nutricionais, mas são incapazes de se desenvolverem saudavelmente e crescerem sem o toque amoroso. (Montager, 1988).
A capacidade de desenvolvimento corporal-psiquico-emocional que o Tantra sugere, vem sempre alinhado e associado através do desenvolvimento da Bioenergia através do toque. São muitos os tipos de diferentes estímulos sensoriais, um dos mais importantes é o toque borboleta proposto por Annie Reich, capaz de estimular o aprendizado do corpo-psique para as sensações de orgasmo seco para os homens, ou ejaculatórios para as mulheres no nível genital.
E para além do genital, ele possibilita estados alterados de consciência e orgasmos de corpo inteiro, orgasmo energético, orgasmo de platô sensorial, orgasmo múltiplos sensoriais, ativação e habilidade dos kama marmas em operar a função do prazer para além do exercício da sexualidade.
O corpo desperto desencadeia uma série de hormônios secretados pelo corpo que dispõe de inúmeros benefícios, e uma das habilidades da experiencia e condução ao toque é a sensibilidade emocional, neural cognitiva e criativa, além de expandir o campo criativo e percepção sensível ao outro e também ao ambiente.
Quem se permite ser tocado e conduzido, desde cedo, se permite o acolhimento e se permite um crescimento saudável em distintas fases da vida. O Tantra é uma ferramenta de condução sensorial extremamente potente e eficaz que não gera separatividade de demais campos vitais como seu corpo psíquico, emocional e até mesmo espiritual.
É através do desenvolvimento do ser humano que o desenvolvimento espiritual se estabelece.
O Tantra é um dos portais de desenvolvimento mais completos que podemos acessar.