Eu não consigo conversar abertamente no meu relacionamento
publicado por Lorena
Essa é uma questão recebida frequentemente dentro da Terapia. Muitos casais tem dificuldade de estabelecer um diálogo de forma aberta e sincera com o seu parceire, independente do tempo que essa relação foi estabelecida.
Uma das maiores queixas que recebo dentro do consultório, é a dificuldade de expor os desejos, uma parte fica com medo do que o outro vai achar, se vai julgar ou não, o que será exposto, fica com medo de como o outro vai reagir diante do que é falado. Criamos uma fantasia em relação ao outro, elaboramos todo o cenário na nossa cabeça de como o outro vai reagir com determinada situação, e isso, colabora para os gatilhos emocionais surgirem.
Geralmente, os nossos medos estão relacionados a experiências que vivemos ao longo da vida, o medo é apenas uma das emoções que podem ficar registradas no nosso corpo e no inconsciente, por isso, quando entramos no campo da fantasia e buscamos deduzir o que o outro vai sentir, fala muito mais sobre o que eu posso ter vivido em relação a determinado assunto ou remete a uma sensação que está registrada nas minhas células.
O que isso tem a ver em manter um diálogo aberto dentro da relação? A relação pode ser um espaço para que você possa se sentir seguro para conversar com quem você escolheu dividir a vida naquele momento. Quando eu privo de expor os meus desejos e necessidades dentro da relação, eu alimento a minha criança ferida que sempre abriu mão do que queria para agradar o papai e a mamãe, para ser o filho ou a filha exemplar, para dar orgulho e satisfazer o outro.
Continuamos repetindo o mesmo padrão ao longo da vida, mas de forma inconsciente, de inúmeras formas, por exemplo, eu evito falar das minhas vontades, eu evito falar quando algo me incomoda para evitar o atrito, não quero discutir, não quero falar o que eu sinto por medo de desagradar o outro, para ser aceito eu me silêncio porque dessa forma serei aceito, eu me apago para estar com outro, dessa forma, eu não incomodo e serei amado.
Como eu posso começar a me sentir seguro para falar a respeito do que eu desejo ou de como eu me sinto dentro da relação? Conversando de forma sincera. Sim. Você vai sentir medo, vai querer desistir, vai pensar e criar cenários na sua cabeça de como o outro vai reagir, porém, se você não tomar essa iniciativa, a sua vida corre um grande risco, viver uma relação a mercê das vontades do outro. Recomendo fortemente a Psicoterapia para que você possa se sentir mais seguro e ter um espaço para compartilhar as suas angústias, para aprender a filtrar o que você realmente deseja falar para o outro e que sinta segurança em relação a isso.
Não existe mágica. Não existe receita de bolo que eu possa prescrever para você. É importante que você aprenda a identificar quando é o ser humano adulto que está falando e quando é a sua criança ferida que está na cena. Medos, angústias, raiva, alegria, prazer, todos sentimos... É importante acolher essas emoções, aprender a filtrar para que você possa novamente se expressar de forma autêntica.