Reavivar a consciência respiratória

Respiração Rebirthing

Reavivar a consciência respiratória

publicado por Vanessa da Silva (Deva Yatri)

tags: Respiração

Você pode passar pela vida inteira sem perceber que você respira.
O importante não é só o respirar muito e respirar bem, que é ótimo! Mas é afinar a percepção de quando não estou respirando o suficiente.

– José Ângelo Gaiarsa


A respiração acontece em todos os momentos na vida. Respiramos de dia e a noite, acordados e dormindo. Somos capazes de ficar por um tempo, às vezes, até um tempo longo sem alimentos e água, mas sem respirar, morreríamos.

Quando falamos de respiração, falamos de vida, falamos de emoção, falamos de saúde mental, você já percebeu que sua respiração é alterada de acordo com seu estado emocional? Então, respire, profundamente.

Percebeu como estava sua respiração até eu pedir para que você respire?

Quando praticamos uma respiração consciente, com frequência, observamos com mais clareza e rapidez os estados em que nos encontramos emocionalmente. É importante estar atento à respiração para que consiga se manter em um estado de presença, liberar a ansiedade e conseguir lidar com mais tranquilidade com situações de estresse. 

Observe quando está com raiva, o que acontece com sua respiração?

Quando está emotivo, quando está com medo, feliz, apaixonado...

Por que temos esse reflexo na respiração? Acontece por causa da reação de fuga e ataque, quando o corpo se sente em perigo, a respiração fica mais rápida e curta, ele precisa do máximo de oxigênio que puder capta para reservar energia. Isso acontece em qualquer situação de estresse, é um mecanismo automático de defesa. No dia a dia, com excesso de informações e atividades, acabamos nos acostumando a respirar dessa forma, rápida e curta, por isso o corpo está sempre em estado de alerta, de ataque e fuga, com isso, o nível de estresse eleva, por não respirarmos corretamente. Com a respiração profunda o corpo libera substâncias calmantes no cérebro, entende que está seguro, e pode relaxar, os músculos ficam menos tensos, o corpo desarma, os batimentos cardíaco desacelera.

A respiração fala muito sobre nosso emocional, manter a prática de respiração consciente é importantíssimo inclusiva para a saúde mental, essa prática é indica para controle do estresse.
São muitos os benefícios da prática de respiração circular, alguns deles são:

Mudar a forma de respirar leva um tempo de prática, mas é importante para sua saúde e vitalidade. As práticas de respiração, são cansativas, no primeiro momento, depois se tornam prazerosas. No final das sessões você se encontra em um estado de leveza e tranquilidade.
Preciso destacar a ressignificação de fatos ocorridos no decorrer da sua vida, que até então, te atrapalhavam seguir em frente.

Mude sua forma de respirar, assim, vai enxergar a vida de uma nova forma.

Vanessa da Silva (Deva Yatri)
Psicoterapia Corporal, Terapeuta formada em Terapia Tântrica, Renascimento e Terapias Integradas de Respiração pela Comunna Metamorfose. Formada em ThetaHealing, TRE® Tension Release Exercises (Exercícios de Redução das Tensões e Estresse), Formada em Hipnose Terapêutica pelo Instituto Elsever - SP, Coaching pelo Instituto Kalíle e PSC [...]

Veja o perfil completo

Quer receber as newsletters?