Orgasmo Seco: será que isso é realmente um problema? Entenda!

Orgasmo Seco: será que isso é realmente um problema? Entenda!

publicado por

Muito comum nas mulheres e pouco experimentado para os homens, o orgasmo seco se apresenta com intensidades semelhantes ou maiores do que um orgasmo ejaculatório.

Porém, nem todos percebem esse fenômeno, especialmente os homens, justamente porque estão condicionados à ejaculação. Por outro lado, as mulheres estranham um orgasmo mais molhado, como o squirt, já que a maioria não experimenta esse tipo de orgasmo.

Entretanto, o orgasmo mais seco pode ser mais benéfico para todas as pessoas. No caso dos homens, pode ter maior qualidade de prazer na relação sexual, pois se torna capaz de prolongar sua duração.

Além disso, podem vivenciar menos quedas na ereção e maior controle da ejaculação. Entenda mais sobre o assunto a seguir!

Afinal, o que é um orgasmo seco?

Sabemos que, nos homens, a urina e a ejaculação passam pelo mesmo canal: a uretra. Existe um músculo localizado perto do colo da bexiga, chamado de esfíncter. Ele é responsável por reter a urina até que seja a hora de eliminá-la.

Em uma relação sexual, mais especificamente, durante o orgasmo, o esfíncter se contrai para bloquear a entrada da ejaculação na bexiga. Assim, o sêmen passa pela uretra e sai pela ponta do pênis.

Entretanto, em um orgasmo sexo — também chamado de ejaculação retrógrada — esse músculo não exerce sua função. Desse modo, o sêmen consegue entrar na bexiga, em vez de ser expelido pelo pênis.

Apesar de ser incomum, esse fenômeno não afeta as sensações de prazer durante o sexo e e nem é considerado uma doença ou afeta a saúde do indivíduo.

Mas, será que o orgasmo seco é uma disfunção do organismo?

Conforme dissemos logo acima, especialistas afirmam que esse acontecimento não traz qualquer prejuízo à saúde e nem é considerado uma doença. Contudo, isso não significa que o fenômeno não foi estudado.

Em situações atípicas, a ejaculação retrógrada pode ocorrer devido a tratamentos específicos — como os contra o câncer — , o uso de certas medicações, lesões na bexiga ou próstata, entre outros fatores.

Quando nenhum desses aspectos está envolvido, esse tipo de orgasmo costuma acontecer em homens jovens, que conseguem manter uma ereção por mais tempo, ou conseguem alcançar o clímax mais vezes.

Com isso, o orgasmo seco acontece no fim do ato sexual, pois já não há mais líquido ejaculatório para ser expelido.

Homens e mulheres podem ter orgasmo seco?

Quem pode ter orgasmo seco

Antes de mais nada, é importante destacar que o elemento principal da relação sexual é explorar o momento e compartilhar o prazer com o parceiro.

Então, qualquer outra questão deve permanecer em segundo plano; duração, intensidade, acessórios e, principalmente, ejaculação.

Isso porque, como vimos nos tópicos anteriores, a ausência de ejaculação não representa ausência de prazer.

Não é à toa que grande parte das mulheres atingem o orgasmo sem expelir qualquer líquido da vagina. Na prática, a ejaculação feminina pode ou não ocorrer, independentemente se a mulher atingiu o clímax.

Também conforme citado mais acima, os homens podem experimentar o orgasmo seco, devido a diferentes fatores. Portanto, é válido afirmar que tanto o homem quanto a mulher podem experimentar esse tipo de orgasmo.

Como saber se um homem já teve um orgasmo seco?

É bem provável que todos já o experimentaram na adolescência, mais especificamente no início da vida sexual, quando iniciaram a masturbação. Nesse período, o orgasmo não vem acompanhado da ejaculação. Isso só acontece com o hábito.

Porém, na vida adulta, o foco passa a ser somente a ejaculação. Com isso, a ansiedade se faz mais presente e as demais sensações passam despercebidas.

Também pode acontecer do homem vivenciar o orgasmo mais seco, mas não prestou atenção na sensação. O orgasmo seco é um orgasmo em que se sente prazer psicológico, mas não há ejeção de qualquer fluido pela uretra.

E o contrário, ejaculação sem orgasmo, existe?

Você já entendeu que o orgasmo e ejaculação, não necessariamente andam juntos. Nesse sentido, se é possível acontecer a ejaculação retrógrada, os homens também podem ejacular sem atingir o clímax durante o sexo.

Não existe nenhuma causa específica para isso; somente possibilidades. Fora da relação sexual, a ejaculação pode ocorrer naturalmente, durante o sono, por conta das contrações do períneo e da eliminação do conteúdo das vesículas seminais.

Porém, durante uma relação sexual, as principais causas da ejaculação sem orgasmo são psicológicas. Algo que gera ansiedade durante o ato, pode agravar a situação e incentivar a ejaculação precoce.

Os benefícios do Tantra para o orgasmo seco

Tantra e orgasmo seco

Agora que você já entendeu as diferenças entre orgasmo e ejaculação, bem como esses dois fenômenos podem acontecer isoladamente em uma relação, vamos abordar o assunto sob um outro viés.

De acordo com o Tantra, se a ejaculação marca o fim do ato sexual, um orgasmo seco pode representar novas possibilidades para mais orgasmos.

De modo geral, propõe-se o uso da energia sexual para promover diferentes sensações, que não costumam ser acessadas pelo indivíduo. Tais sensações podem proporcionar prazeres inéditos, potencializando a relação sexual.

Esse conceito surgiu a partir das considerações sobre as diversas possibilidades do sexo para os diferentes gêneros.

A mulher, por exemplo, é capaz de experimentar orgasmos múltiplos. Já os homens, geralmente precisam de um tempo para se recuperar, antes da próxima ereção. Nesse sentido, o orgasmo seco é uma alternativa a essa realidade.

Trata-se de um novo caminho para o prazer, que contraria a trajetória convencional, baseada em estímulos primários, seguida da penetração e ejaculação. Portanto, o Tantra ajuda o homem, e o casal, a encontrarem novas possibilidades de orgasmos.

Além disso, permite criar uma conexão mais sólida entre o casal, promove o autoconhecimento e ajuda os dois a superarem problemas, por meio de uma cumplicidade mais intensa.

Conheça a Terapia Tântrica!

Conclusão

Como você viu por aqui, o orgasmo seco é um fenômeno biológico que não causa qualquer prejuízo para a saúde do homem. Por meio do Tantra, pode ser explorado para oferecer novas possibilidades de orgasmos — tanto para o homem quanto para a mulher — e prazeres para o casal, aumentando sua conexão e cumplicidade.

Agni Maharani (Tina)
Terapeuta Corporal, utiliza as massagens e meditações tântricas do Método Deva Nishok para proporcionar estados alterados de percepção e consciência. Atua no processo de auto-conhecimento, cura de bloqueios e traumas emocionais, disfunções sexuais, além de expandir e intensificar a sensação orgástica. Atende homens e mulheres [...]

Veja o perfil completo




Outras reflexões

A libido é uma carga energética que tem origem na sexualidade como um todo. Muitas pessoas acham que a sexualidade localiza-se apenas no...
Você sabe responder a essa pergunta? Acredita que todos que dizem que te conhecem e gostam de você irão responder a essa pergunta de uma...
O sexo pode ser tão mais leve e divertido quando você entende que não precisa fazer caras e bocas.Quando você não precisa ser "a boa de...
Essa é uma questão recebida frequentemente dentro da Terapia. Muitos casais tem dificuldade de estabelecer um diálogo de forma aberta e...
Tradicionalmente muitas(o) profissionais oferecem massagem relaxante e como atrativo atribuem o final feliz.O que seria o final feliz?...
A raiva é uma emoção desprezada em nossa cultura. Se você foi ensinado desde cedo a sentir vergonha, por ter raiva ou por expressá-la, você...
Se você gosta de espiritualidade, meditação, é provável que já tenha ouvido falar do Tantra. Muitas pessoas agora estão se voltando para o...
Vejo muitos questionamentos, de mulheres, sobre como atrair a energia orgástica para o topo e fazer com que ela circule no corpo; sobre a...
Ouço com frequência, por pessoas que passam pela primeira sessão, “Por que eu esperei tanto tempo para vivenciar isso? ”. Não importa, do...
Sempre que falamos de Tantra, falamos não só de técnicas e práticas corporais de intervenção direta, como a massagem Tântrica, ou mesmo da...
Nos meus atendimentos no formato online e presencial aqui em Brasília, é muito comum alguns homens procurarem a terapia relatando essa...
Todas essas mensagens que mencionei abaixo, eu recebi de verdade via celular, além de muitas outras similares, são apenas alguns exemplos:...
Veja todos

Eventos com data marcada

março 2024 Brooklin, São Paulo SP
  • 15 a 17 março 2024
  • Para você que não está interessado em uma simples técnica, mas aprender a fazer a diferença na energia que você sente e transmite!
  • Espaço Raj Brooklin
  • sexta 19h a domingo 19h
  • Perfil de Verônica AnandaAnanda Saiba +
março 2024 Brooklin, São Paulo SP
  • 17 a 19 março 2024
  • Espaço Raj Brooklin
  • domingo 19h a terça-feira 20h
  • Perfil de Verônica AnandaAnanda Saiba +
março 2024 Rio de Janeiro RJ
  • 23 a 24 março 2024
  • sábado 9h a domingo 18h
  • Perfil de Rosana JayaJaya Saiba +
março 2024 Itapeva MG
  • 23 a 24 março 2024
  • Exclusivo para Mulheres
  • Comunna
  • sábado 9h a domingo 17h
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Saiba +
março 2024 Vila Mariana SP
março 2024 Cidade de São Paulo SP
  • 24 março 2024
  • Espaço Amaresh
  • domingo 9h às 13h
  • Perfil de Amara RossRoss Saiba +
março 2024 Itapeva MG
abril 2024 Cidade de São Paulo SP
  • 4 abr a 2 maio 2024
  • Spaco TantraNana
  • quinta 19h a quinta-feira 22h30
  • Perfil de Nana TantraNana Saiba +
abril 2024 Itapeva MG
abril 2024 Cidade de São Paulo SP
  • 6 a 7 abril 2024
  • Delerium
  • Spaco TantraNana
  • sábado 9h a domingo 16h
  • Perfil de Nana TantraNana Saiba +
abril 2024 Vila Madalena SP
abril 2024 Itapeva MG
abril 2024 Caxias do Sul RS
  • 20 a 21 abril 2024
  • Espaço Gaya
  • sábado 8h a domingo 19h
  • Perfil de Prem Gaya (Melissa Bittencourt)Gaya Saiba +
abril 2024 Ipiranga SP
maio 2024 Itapeva MG
maio 2024 Brasilia DF
maio 2024 Itapeva MG
  • 24 a 26 maio 2024
  • Comunna
  • sexta 17h a domingo 16h
  • Perfil de Paula RobertaPaula Saiba +
maio 2024 Itapeva MG
  • 30 mai a 2 junho 2024
  • Comunna
  • quinta 16h a domingo 14h
  • Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
junho 2024 Caxias do Sul RS
  • 8 a 9 junho 2024
  • Espaço Gaya
  • sábado 8h a domingo 19h
  • Perfil de Prem Gaya (Melissa Bittencourt)Gaya Saiba +
junho 2024 Itapeva MG
junho 2024 Itapeva MG
julho 2024 Itapeva MG
julho 2024 Itapeva MG
julho 2024 Online Virtual
  • 26 jul a 27 outubro 2024
  • Spaco TantraNana
  • sexta 18h a domingo 19h
  • Perfil de Nana TantraNana Saiba +
julho 2024 Itapeva MG
agosto 2024 Itapeva MG
agosto 2024 Itapeva MG
agosto 2024 Itapeva MG
setembro 2024 Itapeva MG
setembro 2024 Itapeva MG
  • 27 a 29 setembro 2024
  • Turma Extensiva - Módulo 3
  • Comunna
  • sexta 19h a domingo 15h30
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
outubro 2024 Itapeva MG
outubro 2024 Itapeva MG
novembro 2024 Itapeva MG
novembro 2024 Itapeva MG
  • 14 a 17 novembro 2024
  • Comunna
  • quinta 17h a domingo 15h
  • Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
dezembro 2024 Itapeva MG
  • 13 a 15 dezembro 2024
  • Comunna
  • sexta 17h a domingo 18h
  • Perfil de Deva NishokNishok Saiba +