7 mitos sobre o Tantra para parar de acreditar AGORA!

7 mitos sobre o Tantra para parar de acreditar AGORA!

publicado por

tags: Tantra, Massagem Tântrica, Terapia Tântrica

O Tantra no ocidente é cercado de mistério e admiração. Para alguns praticar o Tantra é quase o mesmo que praticar o Kama Sutra, para outros é sinônimo de libertinagem, sexo grupal ou relações poliafetivas.

Praticar o Tantra é ser naturalista na sua essência, se conhecer e enfrentar suas sombras para assim superá-las e tomar consciência do seu ser e sentir.

Ai vão 7 boatos sobre o Tantra e porque você não deve esquecê-los. Está na hora de trazer essa filosofia transformadora para sua vida.

Mito 01: Tantra é sobre ficar horas fazendo sexo.

A VERDADE É: O tempo da relação não define a qualidade da mesma.

Você pode usar o Tantra na sua vida sexual tendo uma transa rápida ou em uma maratona de sexo. Enquanto na maioria das relações nós somente conectamos os nossos corpos, resultando num ato mecânico, limitado e muitas vezes vazio e não prazeroso, no Tantra os casal se conecta não só em corpo, mas em mente e espírito. Estar no momento presente e atento as suas sensações e as sensações de seu parceiro é muito mais importante que o tempo que você permanece transando. Para o Tantra o sexo é uma meditação, você tem que estar de corpo e alma conectado com seu parceiro.

As práticas do Tantra ensinam como estabelecer essa conexão através de exercícios de conexão com seu corpo, respirações e práticas de conexão com o outro.

Apesar de existirem respirações que ajudam a manter a ereção e elevar a energia sexual fazendo com que o controle da ejaculação fique mais fácil o objetivo não é somente prolongar o sexo. Quando você aproveita e respeita o corpo do outro como um todo, começa a passar mais tempo gozando dos momentos de prazer ao invés de querer logo chegar ao orgasmo. O Tantra ajuda a alcançar novos patamares de prazer e novas sensações através de uma conexão mais profunda entre o casal.

Mito 02: Você precisa de um(a) parceirx para praticar o Tantra.

A VERDADE É: O Tantra não é sobre fazer sexo. Mas ter consciência de seu corpo, seu prazer e cultivar sua energia.

Praticar o Tantra é como aprender Yoga ou alguma arte marcial: Você começa por entender seu corpo praticando respirações, relaxamentos e meditação. Todas essas práticas te tornam mais confiante e te torna hábil em controlar seu corpo e sua energia sexual. Todos nós temos uma kunda, onde fica armazenada nossa energia sexual e geralmente não somos ensinados a entrar em contato com ela.

O Tantra é um caminho de auto-conhecimento. Quando você se empodera de seu corpo, derrete seus bloqueios, ultrapassa suas limitações você fica mais confiante, mais energético, com mais energia e vitalidade. Isso irradia para o meio que você vive e as pessoas começam a te sentir mais brilhante e atraente.

Mito 03: Tantra é só para aquele pessoal que consegue ficar horas meditando e se energizando com cristais.

A VERDADE É: Praticar o Tantra é despertar seus sentidos. E meditar é simplesmente acalmar a mente e abrir espaço para a sua essência, seja ela qual for.

Qualquer coisa que te ajude a diminuir a frequência de pensamentos é uma forma de meditação, o que por sua vez é uma forma de yoga. Existem literalmente milhares de formas de meditar, não só a tradicional pose sentada no chão de olhos fechados e em silêncio.

Correr pode ser uma forma de meditar. Assim como dançar, cantar ou praticar algum esporte. Tudo isso pode te levar a um estado meditativo, que envolve seu corpo em meio ao som, movimento e prazer.

Tantra pode te levar a isso através de centenas de técnicas de meditação dinâmica. E não, você não precisa receber um certificado de 200 horas de yoga para tal. Todos são bem-vindos.

Mito 04: Tantra é somente sobre alcançar orgasmos inacreditáveis.

A VERDADE É: Sim, você provavelmente terá orgasmos bem intensos, talvez inclusive múltiplos deles, mas o Tantra não é somente sobre sexo.

Para o Tantra a energia sexual é a energia mais potente do nossos corpo, porque ela é a única que pode criar outra vida. Mas ela também é a porta para a compreensão da sua própria vida e de seus sonhos.

Sim, sexo é um ato sagrado para o Tantra e pode ser o caminho para um estado meditativo e de prazer, além de uma conexão de alma com seu parceiro. Você pode sentir a iluminação que é estar conectado com todo o universo.

Mas o Tantra antes de tudo trata seu corpo, que é seu Templo sagrado, nascido de um ato igualmente sagrado. E esse Templo experiência toda a saga da sua vida. O Tantra te ajuda a abrir seu coração, permitindo sentir e aceitar sua luz e suas sombras para que você possa seguir de forma mais natural e intuitiva, livre dos medos que geralmente nos bloqueiam.

Mito 05: Tantra é uma religião, ou um culto.

A VERDADE É: O Tantra é uma filosofia pois não prega nada como “certo” ou “errado”, não detém mandamentos ou tabus e suas práticas não vão contra os princípios de nenhuma crença.

Enxergar a vida de forma naturalista, praticar yoga, cuidar do corpo, da alimentação, meditar, recitar mantras e se reconectar com você mesmo, seu corpo e seu prazer através dessas práticas não vai contra qualquer religião.

Você pode contra argumentar e dizer: Mas o Tantra prega que o sexo é natural e sagrado enquanto as religiões cristãs falam que o sexo é o pecado. Jesus nunca falou que sexo era pecado, mas sim a comunhão de duas almas e que deveria ser abençoado por seu pai. Temos que tomar cuidado em como a Igreja pode distorcer um discurso.

Apesar de existirem vertentes Tântricas que incluem idolatria a deuses hindus suas práticas do dia-a-dia não tem nenhuma ligação com eles. Recitar mantras como “Amém” ou “Shalom” surtem o mesmo efeito que “Om Nama Shivaya” quando entoados com fé.

Mito 06: Tantra promove o sexo casual e relações abertas ou poliafetivas.

A VERDADE É: Existe uma expressão tântrica que diz: Tudo nesse mundo pode ser um remédio ou um veneno, depende do quanto você toma e como você usa.

Algumas pessoas que se dizem “tântricas” podem usar seu conhecimento para romantizar relações que na verdade são tóxicas ou abusivas. Eles podem tentar parecer que tem algum poder mágico, que todas as pessoas que dormem com elas saem encantadas e transformadas. Que o mundo ideal é um mundo de liberdade onde todos podem fazer sexo com todos (e depois que você se envolve percebe que esse argumento só vale para o outro lado).

Essas pessoas estão completamente enganadas e tem uma falsa percepção do que é Tantra e do que a filosofia promove (ou simplesmente a distorceram para sua conveniência).

Não importa se você tem uma relação monogâmica ou não, não há nada de casual com essa prática.

O que o Tantra faz é praticamente nos partir no meio. Nos faz nos acostumarmos a nos sentirmos vulneráveis ao próximo, a querermos nos conectar de corpo e alma, a não termos medo de amar, seja uma ou mais pessoas.

O Tantra destrói aquela parte nossa que tem medo de experimentar coisas novas, ele aquece nosso coração e nos mostra o que realmente queremos. E criamos uma capacidade plena de nos comunicar de maneira segura e objetiva. Queremos o que é autêntico aos nossos desejos e aos nossos relacionamentos.

Durante esse processo podemos nos encontrar perdidos e confundir “libertação” com “estravazar”. Podemos começar a ter coragem de experimentar e expressar nossas vontades. Mas se depois de prová-las vemos que não é para nós, e está tudo bem. O importante é não se forçar a algo que não convém a você.

Para o Tantra não existe certo ou errado. Tudo pode ser permitido, desde que não exista uma relação de dominância e ego que possa fazer mal a você ou aos seus parceiros. Tantra é amor. Amor por você e pelos outros.

Portanto se você é uma pessoa monogâmica está tudo bem, se gosta de ter vários parceiros também está tudo bem. Se você gosta de ter sexo casual tudo bem ou se você prefere ter maior convivência com seus parceiros também está tudo bem. Quando você se permite, rompe suas barreiras e se conhece fica muito mais fácil descobrir o que lhe convém e mostrar sem medo isso.

Mito 07 – É muito espiritual.

A VERDADE É: As técnicas tântricas não são em nada estranhas, intangíveis ou místicas.

Tantra é uma filosofia prática a palpável, a milhares de anos trabalha com as manifestações físicas de suas práticas. O Tantra não trabalha com o etéreo, com o subjetivo. Tanto que muito do que já se pregava a 5 mil anos atrás hoje está sendo comprovado pelo medicina, psicologia e pela física quântica.

Freud e Jung comprovaram que a maioria das nossas neuroses tem origem sexual. A bioenergética vem comprovando como nossa energia circula e influencia em nossos estados de saúde. A ciência comprova como meditação e yoga ajuda em estados de ansiedade e estresse. A física já comprovou que tudo é feito de energia e está interligado.

O Tantra talvez seja a menos espiritual das filosofias. Uma simples sessão de Terapia Tântrica, uma aula de yoga ou de meditação já são suficientes para que qualquer pessoa se sinta diferente. E contra fatos não há argumentos.

Tantra é sobre entender que o sexo é a coisa mais natural e sagrada que podemos experenciar. Ela te ajuda a quebrar seus bloqueios quanto ao empoderamento do seu corpo e do seu prazer. Tantra é sobre unir corpo, mente e espírito. O que pode ser mais bonito que isso?

*Esse artigo foi baseado no artigo “7 myths about Tantra” com adaptações feitas por mim dentro do meu ponto de vista.

Deva Okmar Anand (João Molden)
Descubra o êxtase a cada dia, seja em seus relacionamentos, no trabalho ou em seu próprio corpo.Tantra é sobre consciência. E é isso que iremos trabalhar. Uma maior consciência emocional, sexual e em seus relacionamentos. Tratada de maneira integrada, afinal sexualidade não é somente o [...]

Veja o perfil completo




Outras reflexões

A libido é uma carga energética que tem origem na sexualidade como um todo. Muitas pessoas acham que a sexualidade localiza-se apenas no...
Você sabe responder a essa pergunta? Acredita que todos que dizem que te conhecem e gostam de você irão responder a essa pergunta de uma...
O sexo pode ser tão mais leve e divertido quando você entende que não precisa fazer caras e bocas.Quando você não precisa ser "a boa de...
Essa é uma questão recebida frequentemente dentro da Terapia. Muitos casais tem dificuldade de estabelecer um diálogo de forma aberta e...
Tradicionalmente muitas(o) profissionais oferecem massagem relaxante e como atrativo atribuem o final feliz.O que seria o final feliz?...
A raiva é uma emoção desprezada em nossa cultura. Se você foi ensinado desde cedo a sentir vergonha, por ter raiva ou por expressá-la, você...
Se você gosta de espiritualidade, meditação, é provável que já tenha ouvido falar do Tantra. Muitas pessoas agora estão se voltando para o...
Vejo muitos questionamentos, de mulheres, sobre como atrair a energia orgástica para o topo e fazer com que ela circule no corpo; sobre a...
Ouço com frequência, por pessoas que passam pela primeira sessão, “Por que eu esperei tanto tempo para vivenciar isso? ”. Não importa, do...
Sempre que falamos de Tantra, falamos não só de técnicas e práticas corporais de intervenção direta, como a massagem Tântrica, ou mesmo da...
Nos meus atendimentos no formato online e presencial aqui em Brasília, é muito comum alguns homens procurarem a terapia relatando essa...
Todas essas mensagens que mencionei abaixo, eu recebi de verdade via celular, além de muitas outras similares, são apenas alguns exemplos:...
Veja todos

Eventos com data marcada

março 2024 Brooklin, São Paulo SP
  • 15 a 17 março 2024
  • Para você que não está interessado em uma simples técnica, mas aprender a fazer a diferença na energia que você sente e transmite!
  • Espaço Raj Brooklin
  • sexta 19h a domingo 19h
  • Perfil de Verônica AnandaAnanda Saiba +
março 2024 Brooklin, São Paulo SP
  • 17 a 19 março 2024
  • Espaço Raj Brooklin
  • domingo 19h a terça-feira 20h
  • Perfil de Verônica AnandaAnanda Saiba +
março 2024 Rio de Janeiro RJ
  • 23 a 24 março 2024
  • sábado 9h a domingo 18h
  • Perfil de Rosana JayaJaya Saiba +
março 2024 Itapeva MG
  • 23 a 24 março 2024
  • Exclusivo para Mulheres
  • Comunna
  • sábado 9h a domingo 17h
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Saiba +
março 2024 Vila Mariana SP
março 2024 Cidade de São Paulo SP
  • 24 março 2024
  • Espaço Amaresh
  • domingo 9h às 13h
  • Perfil de Amara RossRoss Saiba +
março 2024 Itapeva MG
abril 2024 Cidade de São Paulo SP
  • 4 abr a 2 maio 2024
  • Spaco TantraNana
  • quinta 19h a quinta-feira 22h30
  • Perfil de Nana TantraNana Saiba +
abril 2024 Itapeva MG
abril 2024 Cidade de São Paulo SP
  • 6 a 7 abril 2024
  • Delerium
  • Spaco TantraNana
  • sábado 9h a domingo 16h
  • Perfil de Nana TantraNana Saiba +
abril 2024 Vila Madalena SP
abril 2024 Itapeva MG
abril 2024 Caxias do Sul RS
  • 20 a 21 abril 2024
  • Espaço Gaya
  • sábado 8h a domingo 19h
  • Perfil de Prem Gaya (Melissa Bittencourt)Gaya Saiba +
abril 2024 Ipiranga SP
maio 2024 Itapeva MG
maio 2024 Brasilia DF
maio 2024 Itapeva MG
  • 24 a 26 maio 2024
  • Comunna
  • sexta 17h a domingo 16h
  • Perfil de Paula RobertaPaula Saiba +
maio 2024 Itapeva MG
  • 30 mai a 2 junho 2024
  • Comunna
  • quinta 16h a domingo 14h
  • Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
junho 2024 Caxias do Sul RS
  • 8 a 9 junho 2024
  • Espaço Gaya
  • sábado 8h a domingo 19h
  • Perfil de Prem Gaya (Melissa Bittencourt)Gaya Saiba +
junho 2024 Itapeva MG
junho 2024 Itapeva MG
julho 2024 Itapeva MG
julho 2024 Itapeva MG
julho 2024 Online Virtual
  • 26 jul a 27 outubro 2024
  • Spaco TantraNana
  • sexta 18h a domingo 19h
  • Perfil de Nana TantraNana Saiba +
julho 2024 Itapeva MG
agosto 2024 Itapeva MG
agosto 2024 Itapeva MG
agosto 2024 Itapeva MG
setembro 2024 Itapeva MG
setembro 2024 Itapeva MG
  • 27 a 29 setembro 2024
  • Turma Extensiva - Módulo 3
  • Comunna
  • sexta 19h a domingo 15h30
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
outubro 2024 Itapeva MG
outubro 2024 Itapeva MG
novembro 2024 Itapeva MG
novembro 2024 Itapeva MG
  • 14 a 17 novembro 2024
  • Comunna
  • quinta 17h a domingo 15h
  • Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
dezembro 2024 Itapeva MG
  • 13 a 15 dezembro 2024
  • Comunna
  • sexta 17h a domingo 18h
  • Perfil de Deva NishokNishok Saiba +