Pólipo Endomentrial/Endocervical
*Texto de caráter informativo.
publicado por Agni Maharani (Tina)
É um crescimento excessivo de células que ocorre na parede do útero. Pequenas bolinhas são formadas, parecidas com custos e se desenvolvem para o interior do útero. Os que aparecem no colo do útero são chamados de pólipos endocervical.
Mulheres na menopausa são as mais acometidas, porém, em mulheres mais novas também podem surgir, e isso pode dificultar a possibilidade de engravidar.
Os pólipos na maioria das vezes é uma lesão benigna, é importante acompanhamento com o seu médico a cada 6 meses. São raras os casos que viram malignos.
O pólipo pode ser descoberto através do exame de colpocospia ou ultra som transvaginal e pode ser assintomático, em alguns casos que apresentam sintomas a mulher pode sentir:
.sangramento vaginal entre cada menstruação
.sangramento vaginal após a menopausa
.menstruação muito abundante
.cólicas fortes
.sangramento vaginal após a relação sexual
Em casos raros, os pólipos que se localizam no colo do útero podem infeccionar, se isso ocorrer pode acontecer um corrimento vaginal amarelado.
Alteração do hormônio estrógeno tem ligação direta com o aparecimento dos pólipos. Obesidade, sobrepeso, hipertensão ou uso de tamoxifeno (medicação para tratamento de câncer de mama) também são possíveis causas.
Na maior parte dos casos os pólipos uterinos não necessitam de tratamento e o ginecologista pode recomendar apenas observação.
*procure o seu ginecologista.
*texto feito com base na consulta em tuasaude.com.br