Autocuidado e Auto Responsabilidade
Com os estudos cada vez mais expansivos pela Física Quântica, já podemos afirmar que nada está parado. A estagnação e imobilidade são ilusões.
A primeira colocação importante é a tomada de consciência sobre a responsabilidade de cada pessoa em seu processo de viver bem, com saúde e qualidade de vida. Indo na contramão da ideia de que a saúde é de responsabilidade do médico, a medicina integrativa traz a visão de que a primeira escolha é cuidar-se e depois pensar em cuidar do outro. Principalmente quando se trata de profissionais de saúde, incluindo os terapeutas, o autocuidado deve ser prioridade, uma vez que apenas alguém saudável e emocionalmente equilibrado tem condições de ajudar alguém que está em desequilíbrio (KLEIN, 2020). O primeiro passo para ser saudável é tomar as “rédeas” da própria vida nas mãos, significando que cada pessoa é responsável por si e precisa aprender a conhecer o próprio corpo, sentir o que é necessário para se manter saudável, implicando em não “terceirizar” a saúde: não é o médico, terapeuta ou medicamento que torna o indivíduo saudável, mas as suas próprias escolhas. Por isso é preciso estudar, informar-se, buscar conhecimento (KLEIN, 2020).
Questionando sobre “o que é estar saudável”, Klein (2020) traz a mensagem de um pajé de 101 anos de idade, que ensina o seguinte ao seu povo: i) escuta interna – escutar o nosso corpo, prestando atenção aos sinais que as células dão, informando sobre o que acontece no interior –; ii) tudo está conectado, não existindo acaso, ou o “aconteceu do nada”, pois tudo o que acontece interfere no entorno e vice-versa; iii) tudo está em transformação; e iv) a Terra não é nossa, nós é que somos da Terra.
Em acréscimo, Romo (2021) coloca que a humanidade necessita sair do quadro de contaminação alimentar em que se encontra para que possa se ocupar da utilização de sua vida. Alguém que tem o organismo doente e intoxicado não possui capacidade suficiente de raciocínio para compreender que a vida é mais do que apenas sobreviver, quiçá de se importar com o próximo e com o meio ambiente.
Llompart (2020) também ressalta que cuidar da própria saúde é pensar nas gerações futuras, já que o estado atual de saúde de cada indivíduo é transmitido para os seus descendentes pelo DNA, incluindo as dependências químicas, de açúcares, glúten, e até os vícios emocionais e psíquicos. Assim, a base desta medicina é a desintoxicação e qualidade da alimentação.
Para efeito de ilustração, Llompart (2020) menciona um estudo norte-americano sobre o acúmulo de chumbo no organismo, proveniente de ar poluído: o chumbo é causador de quadros neuropsiquiátricos tal como a agressividade que resulta em violência, assassinatos, suicídios etc., de modo que quando há desintoxicação do chumbo do sangue, a agressividade da pessoa é drasticamente reduzida.