Fazer terapia?
publicado por Deva Harischandra Jéssica
Há quem torça o nariz para essa possibilidade, quem acredite que terapia é pra gente doida, desequilibrada, que apenas algumas pessoas precisam buscá-la... Há quem ache uma frescura, uma bobagem, um mimimi...
Eu percebo que vivemos em uma sociedade que por muitas de suas características, já nos adoece aos montes. Seja fisicamente, mentalmente, emocionalmente e energeticamente. Acredito ainda, que para além dessa questão social, carregamos em nossas células e corpo energético, memórias trazidas da nossa ancestralidade e ainda de outras existências.
A meu ver, todos temos questões que podem ser trabalhadas em terapia. Eu tive o privilégio de me permitir algumas delas, entre as quais, a terapêutica tântrica se destaca de forma incrivelmente transformadora na minha vida.
Compartilho aqui alguns dos aprendizados mais que significativos, verdadeiros divisores de águas na minha vida. Foi necessário investir muito tempo, dinheiro e energia para absorvê-los. Mas sou imensamente grata por ter tido a oportunidade de conhecê-los e colocá-los em prática no meu dia a dia. Talvez, eles possam ser muito úteis a você também. Ao longo de muitas vivências, práticas terapêuticas e psicoterapia, eles passaram a fazer parte de mim, fique à vontade para usar todos aqueles que também fizerem sentido pra você:
É importante se olhar com amorosidade, reconhecer as próprias potências e qualidades.
Não vale a pena reviver o passado. Há coisas que devem ser deixadas por lá. Devolva o que é do seu pai e da sua mãe e siga. Você pode construir a pessoa que quer ser e isso começa agora.
Honre a sua história, perceba o quanto ela foi importante na sua construção. Mas o passado não é um lugar em que se precise viver mais. Ressignifique o que doeu. E solte.
Conheça e reconheça as suas excelências. Você as tem. Olhe para elas, admire-as e carregue-as com carinho. São partes de você.
Cada um de nós pode escolher o que fazer da própria vida.
Não existe fazer o certo. Mesmo que você esteja fazendo um monte de besteiras, você não sabe disso. Faça o melhor que você pode a cada dia.
Permita-se sentir-se como está se sentindo de verdade.
Rompa com as ideias que você traz consigo encaixotadinhas. Com as respostas prontas que você já tem pra tudo. Aprenda a se relacionar com as situações que lhe são apresentadas. Corticalize.
Seja compreensivo(a) com você mesmo(a), da mesma forma que é com os seus melhores amigos. Não seja destrutivo(a) consigo.
Tire as pessoas que você admira de um pedestal. Ninguém é bom em tudo. Ninguém sabe tudo. Todos temos nossos lados sombra. Humanize mais as pessoas.
Se valorize em primeiro lugar. Se olhe com aceitação plena. Veja você. Não dê importância para o que você acha que os outros pensam a seu respeito. Não se desvalide pela opinião dos outros. Se cuide. Seja independente.
Não se importe com olhares estranhos para você. As pessoas não imaginam os processos vividos e proporcionados pelo seu trabalho. Tenha compaixão por essas pessoas. Assuma que você incomoda e está tudo bem.
Pare de ver um lado ruim em tudo. Tome as coisas boas que chegam para você. Toda vez que você se fizer uma crítica, crie um contraponto a ela.
Perceba sempre se o que você está pensando está carregado de certo e errado. Certo pra quem?
Limpe as falas do passado que ecoam na sua cabeça e te fazem se sentir mal. Elas pertencem a quem as disse. Saia do padrão de acreditar nelas. Perceba o gatilho e solte.
Liberte-se da ideia de que você tem que ser perfeito(a). Quem disse que você tem que estar bem o tempo todo? Te permita.
Não é porque você é terapeuta que precisa acolher todo mundo. Há pessoas que estão prontas pro teu atendimento e outras não. E está tudo bem. Respeite-se!
Cada um desses aprendizados foi muito importante pra mim, e eu agradeço imensamente por ter tido a oportunidade de conhecer cada terapeuta e vivenciar os processos conduzidos por eles. Fui agraciada com esses aprendizados, e sou consciente que tenho ainda muito a aprender, mas celebro cada um deles. Compartilho com muito carinho esses presentes que a vida me deu. Se algum deles fizer o seu coração sentir que também é pra você, fico muito feliz que faça uso dele sem moderação.
Namastê!