Quem é o Gerenciador de sua Vida?
A responsabilidade deve partir de mim
publicado por Abigail Costa (Deva Dasi)
Eu estava estes dias pensando a respeito de tudo o que ocorreu em minha vida, e me senti imensamente grata por todas as situações que vivi, sejam essas boas ou não tão boas assim. E por que a Gratidão faz parte disso? Porque através de todas as minhas experiências fui capaz de seguir adiante, de estar realizando sonhos, de me sentir livre.
Nem sempre me senti dessa forma, principalmente antes de ter a consciência de minha responsabilidade em meus sucessos e fracassos. Mas a partir do momento que parei de me colocar na posição de vitima e fui para a posição de observador, tudo começou a mudar, a fazer sentido.
Talvez você não saiba, mas trabalhei por 9 anos da minha vida com Engenharia de Projetos. E, apesar de me doar integralmente aos projetos que fazia, não me sentia reconhecida pelos meus esforços. Sendo assim, criei um mundo no qual em minha cabeça , só eram promovidos os "puxa-sacos", os que tinham o famoso "QI".
Contudo, sou uma pessoa movida a desafios. E quanto mais eu me enraivecia pelo fato de me sentir injustiçada, mais árduo trabalhava e entregava para os meus projetos, só para provar a todos que eu era sim capaz de fazer tudo que eu quisesse.
O problema é que nunca ocorria o que eu realmente esperava: o reconhecimento, o aumento, a promoção de cargo. E junto com o sentimento de injustiça, me vieram pensamentos sobre a minha capacidade, sobre o real propósito de continuar a entregar tanto, sem receber nada em troca.
Foi a partir daí que decidi fazer alguma formação a mais, para que meu currículo ficasse melhor e pudesse conseguir outro emprego. E então decidi que faria uma Pós-Graduação em Administração de Empresas, para alcançar um título de liderança que eu já exercia há muito tempo (desde a minha formação acadêmica para ser mais precisa).
Coincidentemente, na pós tinha uma disciplina chamada Criação e Viabilidade de Projetos. E na minha grande arrogância em achar que já sabia tudo o que o professor diria, mal assisti às aulas, e o resultado foi ter que fazer uma prova substitutiva para alcançar a nota de aprovação.
E em um dado momento da explicação do professor sobre a minha nota na prova, ele disse a célebre frase:
"Tudo nesta vida é um projeto. Até a sua vida é um projeto. Se você não estiver gerenciando a sua vida, pode ter certeza que tem alguém fazendo isto por você, ou a sua empresa, ou a sua família, ou o companheiro..."
Pá! Pá! Pá! Foi o som que escutei mentalmente de várias bofetadas em minha cara... Comecei a refletir: Quem é que está gerenciando a minha vida? Sou eu mesma? Por que me sinto tão infeliz assim? Será mesmo que a culpa é da empresa? Da equipe? Dos "puxa-sacos"? Da minha família? Do governo?
Para minha grande supresa, percebi que eu realmente não estava gerenciando a minha própria vida. E quem era o culpado de ter colocado outra pessoa (ou instituição) nessa posição de gerência? MINHA.
Fui eu mesma que permiti que isso acontecesse comigo. E só cabia a mim mesma resolver o problema do meu próprio projeto.
A partir disso, e com uma imensa gratidão por ter percebido a tempo de mudar, fui buscar recursos para gerenciar a própria vida. E que recurso foi esse? Autoconhecimento através de um processo de Coaching. Neste processo, embora não tivesse a clara percepção de onde gostaria de chegar, foi fundamental para redescobrir habilidades, desejos, anseios, valores... Foi fundamental para que eu assumisse meu papel a ser desempenhado neste mundo, para assumir e viver a minha verdade, assumir as responsabilidades sobre os meus sucessos ou insucessos.
Não foi nada fácil, não está sendo fácil, pois uma vez que você retira alguém da posição de "gerente de sua vida" você pode sofrer retaliações. Podem tentar te desmotivar, tentar te diminuir, tentar te convencer do contrário, fazer com que você volte atrás.
Mas... de quem é a vida mesmo? De quem é a escolha? De quem é a liberdade? De quem é a responsabilidade? Única e exclusivamente SUA. E pouco importa a sua idade, quantos anos você tem de experiência, se tem títulos ou não, sempre é hora de mudar, de ocupar um lugar que é seu por direito!
E com você? Quem gerencia a sua vida? O seu projeto e bem mais precioso? Espero que essa posição de gerência esteja muito bem definida para você e para todos ao seu redor!