O que é terapia tântrica? Saiba qual é a função do terapeuta

O que é terapia tântrica? Saiba qual é a função do terapeuta

publicado por

Poucas palavras foram tão mal interpretadas e deturpadas nas línguas ao redor do mundo quanto a palavra Tantra. Mencioná-la fora de hora ou lugar pode causar desconforto, constrangimento, ou até risadinhas quase infantis dadas por adultos crescidos porém desinformados.

Apesar disso, é possível dizer que poucos sabem, realmente, o que é terapia tântrica. Você já parou para pensar no assunto?

O papel do terapeuta tântrico gera bastante dúvidas. Afinal, o que ele faz? Como trabalha? Quem ele atende? Com o que ele lida? Uma série de interrogações surgem na cabeça das pessoas que ainda não conhecem profundamente o poder do Tantra.

Se você quer saber o que é a terapia tântrica, de verdade, e tirar as suas dúvidas acerca do assunto, não se preocupe; preparamos um artigo completo para te ajudar a desmistificar o Tantra de uma vez por todas.

Afinal, o que é terapia tântrica?

Para começar, é importante deixar claro o que a terapia tântrica não é: sexo.

Se você comparecer a uma sessão de terapia tântrica com essas expectativas, a frustração é certa. Da mesma forma, se receber esse tipo de abordagem da pessoa que o atender, saiba que você não esteve diante de um profissional sério.

O papel do terapeuta tântrico deve ser o de desprogramar conceitos, de quebrar paradigmas e limpar seu corpo dos condicionamentos que ele tenha a respeito dos estímulos que recebe.

Então, afinal, o que é a o que é terapia tântrica? A terapia tântrica é um conjunto de técnicas que, ao serem aplicadas, alteram a bioquímica e a percepção que temos do nosso corpo.

Desmistificando a terapia tântrica

O terapeuta tântrico vai trabalhar com a sua sexualidade, não com sexo. Para isso o Tantra apresenta uma série de recursos que foram sistematizados nessa terapêutica.

Uma dessas ferramentas são as meditações. Elas ajudam a dissolver as couraças que as emoções ruins, as repressões e outras experiências criam no nosso corpo, tornando-o mais leve, limpando-o das somatizações que esses sentimentos desagradáveis possam causar.

Além disso, essas meditações trabalham a produção hormonal de diversas glândulas, gerando descargas de serotonina, ocitocina e outros hormônios ligados ao prazer e à alegria.

Também é importante lembrarmos que a terapia tântrica e a massagem tântrica não são sinônimos. O que é terapia tântrica: um conjunto de técnicas que engloba, dentre muitas outras abordagens, a massagem.

Sendo assim, a massagem tântrica é apenas um dos trabalhos que um terapeuta do Tantra pode realizar. Uma massagem tântrica tem propósitos diferentes de uma massagem convencional; sua função é trazer novas sensações e ressignificar o prazer sentido pelo corpo.

Em uma primeira etapa, a massagem tântrica busca espalhar a sensação orgástica por todo o organismo, encadeando nesse processo agrupamentos musculares nunca antes utilizados no orgasmo.

Sim, é possível sentir o orgasmo – essa reação bioelétrica – em músculos do corpo todo, não apenas nos genitais.

Esse encadeamento ajuda a intensificar, prolongar e expandir o efeito terapêutico do orgasmo. A partir daí a massagem pode ser usada para tonificar e fortalecer os músculos genitais, possibilitando-os sustentar níveis maiores de bioenergia.

Para que serve a terapia tântrica?

Um dos principais motivos das relações durarem tão pouco, ou gerarem orgasmos sem intensidade, são os músculos sexuais hipotônicos.

Assim como um atleta precisa preparar seu corpo e sua musculatura para aguentar um maior nível de exigência, os músculos vaginais e penianos também precisam de tonificação para sustentarem mais energia, provocando orgasmos muito mais intensos.

Para que serve a terapia tântrica?

Todas essas técnicas e desenvolvimentos mostram o que é terapia tântrica. Ela tem se mostrado muito útil no tratamento de várias disfunções sexuais, tanto masculinas como femininas – anorgasmia, problemas de ereção, ejaculação precoce, dispareunia, entre outros.

Não apenas isso, a prática da terapia tântrica – por mexer com a bioquímica do cérebro, produção hormonal e outros aspectos da sensibilidade – pode levar a pessoa a outros estados de consciência, ou seja, apresenta caráter meditativo.

Todo esse processo acaba por alterar a maneira que você encara sua sexualidade. Ele tira o foco do orgasmo psicogênico – aquele no qual precisamos usar a mente e suas fantasias – e reativa o centro sexual original do nosso corpo, localizado próximo da base da nossa coluna, justamente na área onde se encontra o Chakra Swadhisthana.

Uma jornada que nos tira dos pensamentos e artifícios da mente e nos leva às sensações do corpo.

Seja como tratamento de problemas e disfunções, seja como um caminho de autoconhecimento, saber o que é terapia tântrica e conhecer suas práticas pode ser uma experiência libertadora.

Principais benefícios

Como você pode perceber, existem diversos tipos de benefícios envolvidos na prática da terapia tântrica, seja ela feita por meio de massagens, meditações, ou qualquer outra forma de abordagem.

Veja agora algumas das principais mudanças que você pode esperar ao começar a aplicar a terapia tântrica no seu dia a dia:

Entenda como funciona a terapia tântrica

Agora que você já sabe o que é terapia tântrica, é preciso entender que, antes de qualquer coisa, a terapia tântrica começa com um processo de conhecimento entre você e o seu terapeuta.

O profissional responsável deve ser capaz de comunicar de maneira clara todos os processos que serão executados, tirando dúvidas e trabalhando com inseguranças à medida que elas surgem.
O primeiro passo para a terapia tântrica é o que chamamos de anamnese, ou seja, uma espécie de entrevista, onde o terapeuta irá entender melhor os seus motivos para procurar a terapia tântrica e quais técnicas podem ajudar no seu processo de autoconhecimento.

Então, as sessões são executadas de acordo com um planejamento previamente acordado entre você e o seu terapeuta. Explicamos mais sobre o funcionamento da terapia tântrica nos tópicos a seguir:

Qual é o papel do terapeuta tântrico?

O papel do terapeuta tântrico é ser um canal para que você trabalhe o seu próprio corpo, a sua própria energia e o seu próprio prazer. Sendo assim, o profissional está ali como um auxílio, e não deve tomar o protagonismo no tratamento.

Muitas pessoas, principalmente aquelas que ainda estão iniciando no Tantra, depositam muito das suas expectativas de prazer sobre o terapeuta. Mas isso é um erro. Estamos condicionados a procurar o nosso próprio prazer no outro e o Tantra é uma ferramenta que nos ajuda a desmistificar isso.

Qual o papel do terapeuta tântrico

A sessão de terapia tântrica

A sessão de terapia tântrica pode ser diferente para cada pessoa. O papel do terapeuta é entender as necessidades de cada cliente e usar as ferramentas do Tantra para tratá-lo da melhor maneira.

Para alguns, as primeiras sessões de terapia podem envolver a meditação e a respiração controlada, por exemplo. Enquanto isso, para outros, a primeira sessão pode ser uma massagem Sensitive, que ativa os pontos de sensibilidade adormecidos do corpo.

O que importa é que você tenha a mente aberta para as novas sensações proporcionadas pela prática e livre-se de concepções pré-estabelecidas sobre o que é, ou não é, o Tantra.

Aproveite para conhecer mais sobre a massagem tântrica com a Rede Metamorfose!

Conclusão

Ao longo dos anos, o Tantra e as suas práticas foram bastante mal entendidas. Por isso, pode ser difícil para a maioria das pessoas entender o que é terapia tântrica sem sofrer com alguma limitação relacionada ao preconceito.

Uma das maiores concepções equivocadas sobre a terapia tântrica, e mais especificamente as massagens tântricas, é que elas têm uma conotação sexual. No entanto, é importante frisar que, ainda que estas terapias ofereçam um tratamento para a sexualidade, elas não são sexuais.

A massagem também é apenas uma das ferramentas usadas por terapeutas tântricos. A terapia no Tantra também pode ser manifestada por meio de meditações, respirações ativas e muitas outras práticas.

Dentre os benefícios da terapia tântrica estão o aprimoramento dos sentidos de todo o corpo, a libertação de repressões sexuais, o aumento da libido e o tratamento de disfunções sexuais, como a ejaculação precoce;
Se você também quer conhecer mais profundamente o que é terapia tântrica e como ela pode ajudá-la a ter uma vida sexual mais satisfatória e livre de amarras, visite o site da Rede Metamorfose! Aproveite para ler também outros artigos no blog da Rede Metamorfose.

Sangito Deva
Encontrei no Tantra um caminho de cura muito profundo; desde as minhas primeiras práticas em 2004 percebi que o Tantra tinha um potencial de aliviar muitas das minhas neuroses e compulsões ligadas à sexualidade. Desde então não parei de mergulhar. Em 2013 comecei as práticas [...]

Veja o perfil completo

Outras reflexões para você

O Tantra é chamado de caminho da transformação do desejo, tendo como objetivo principal se tornar mais íntegro e completo, e o Sagrado...
Os Kama marmas são zonas erógenas do corpo, sendo não tão obvias quanto às que geralmente conhecemos, e que acessadas através de estímulos...
No processo terapêutico que proponho, o pilar primordial e a integração do SER, equilibrando corpo físico, mental, emocional, energético...
Muitos me perguntam o que é o Tantra e como desenvolvo meu trabalho ... A primeira pergunta é realmente desafiadora pois é impossível...
A impotência sexual masculina também é definida como “disfunção erétil”. É um problema comum que atinge muitos homens ao menos uma vez,...
Recentemente atendi uma moça que teve pouquíssimas experiências sexuais na vida, apesar de já ter 38 anos. Ela nunca teve prazer nas...
Todas essas mensagens que mencionei abaixo, eu recebi de verdade via celular, além de muitas outras similares, são apenas alguns exemplos:...
Sexualidade feminina e saúde são temas que caminham em conjunto. Contudo, mesmo com os avanços da sociedade quanto aos papéis de gênero, a...
Eu, como um bom taurino, tenho que lembrar vocês do prazer, do sabor do prazer na vida. Você já se provou? Qual o seu sabor? Além do prazer...
A meditação é uma ferramenta que tem origem muito antiga, tem raiz nas tradições orientais como o budismo e hinduísmo, atualmente tem feito...
As relações sexuais entre o casal, com o tempo se tornam monótonas, algumas vezes frias, com o passar do tempo uma das partes ou as duas se...
Durante o período de isolamento, tenho recebido muitos contatos para atendimento, devido ao stress e a ansiedade que este período tem...
Estamos muito distantes dos tempos em que a Igreja Católica Apostólica Romana permitia relações sexuais apenas aos casados,...
Homens e mulheres podem desenvolver esse fetiche, as axilas possuem odor peculiar de pessoa pra pessoa, libera o feromônio(hormônio que...
Algumas pessoas não reagem bem quando sofrem uma rejeição. Aliás acho que poucas pessoas lidam bem com a rejeição, mas algumas chegam a...
Esta é uma entrevista que foi concedida por email para a Revista Men's Health, em 14/05/2015. Pela importância das informações descritas...
No nosso último artigo, falamos sobre o registro de abandono qualificando-o com as tendencias inconscientes que trazem na vida do...
Condição que promove dor genital ou pélvica durante o contato íntimo ou durante o pico do prazer. Essa disfunção é mais comum em mulheres e...
Veja todos

Receba novas reflexões por email...