O que é terapia tântrica? Saiba qual é a função do terapeuta

O que é terapia tântrica? Saiba qual é a função do terapeuta

publicado por

Poucas palavras foram tão mal interpretadas e deturpadas nas línguas ao redor do mundo quanto a palavra Tantra. Mencioná-la fora de hora ou lugar pode causar desconforto, constrangimento, ou até risadinhas quase infantis dadas por adultos crescidos porém desinformados.

Apesar disso, é possível dizer que poucos sabem, realmente, o que é terapia tântrica. Você já parou para pensar no assunto?

O papel do terapeuta tântrico gera bastante dúvidas. Afinal, o que ele faz? Como trabalha? Quem ele atende? Com o que ele lida? Uma série de interrogações surgem na cabeça das pessoas que ainda não conhecem profundamente o poder do Tantra.

Se você quer saber o que é a terapia tântrica, de verdade, e tirar as suas dúvidas acerca do assunto, não se preocupe; preparamos um artigo completo para te ajudar a desmistificar o Tantra de uma vez por todas.

Afinal, o que é terapia tântrica?

Para começar, é importante deixar claro o que a terapia tântrica não é: sexo.

Se você comparecer a uma sessão de terapia tântrica com essas expectativas, a frustração é certa. Da mesma forma, se receber esse tipo de abordagem da pessoa que o atender, saiba que você não esteve diante de um profissional sério.

O papel do terapeuta tântrico deve ser o de desprogramar conceitos, de quebrar paradigmas e limpar seu corpo dos condicionamentos que ele tenha a respeito dos estímulos que recebe.

Então, afinal, o que é a o que é terapia tântrica? A terapia tântrica é um conjunto de técnicas que, ao serem aplicadas, alteram a bioquímica e a percepção que temos do nosso corpo.

Fale com um Terapeuta Tântrico filiado à Rede Metamorfose

Aditi e Pranshu

Aditi e Pranshu

Sadhika Prem

Sadhika Prem

Prem Aditi (Olga)

Prem Aditi (Olga)

Talita Cruz

Talita Cruz

Rajan Prem

Rajan Prem

  • Olá, eu Rajan Prem tenho a satisfação de lhe apresentar uma forma de se auto conhecer através do toque amoroso e gentil.
  • São Carlos
  • Perfil Completo

Prem Sahi

Prem Sahi

Priscila Sundari

Priscila Sundari

  • Esse é um convite para um encontro consigo mesmo, com seu corpo, sensações e emoções. Com muito amor no processo. Terapia e Cursos Tântricos
  • São Paulo (Capital)
  • Perfil Completo

Prem Abir

Prem Abir

  • Terapeuta Corporal Tântrico formado e credenciado pela Sadhana Comunna Metamorfose, em todas as modalidades do Método Deva Nishok.
  • Curitiba
  • Perfil Completo

Sada Surmani

Sada Surmani

Sabá Sadyk

Sabá Sadyk

Deva Viresha

Deva Viresha

  • Sou apaixonada pelo trabalho e acredito firmemente na capacidade de cura e transformação que a massagem tântrica pode oferecer.
  • Fortaleza
  • Recife

    Perfil Completo

Nana Tantra

Nana Tantra

Caroline Pepper

Caroline Pepper

Evandro Palma

Evandro Palma

  • Formado em Psicologia, é Terapeuta Corporal certificado em todas as modalidades do Método Deva Nishok. É coordenador do Espaço Evandro [..]
  • São Paulo (Capital)
  • Perfil Completo

Vivian Portela

Vivian Portela

Devi (Manoela Freitas)

Devi (Manoela Freitas)

Amita Bholi

Amita Bholi

Eduardo Seara

Eduardo Seara

Bodh Prem

Bodh Prem

 Paula

Paula

Bruna Ribeiro

Bruna Ribeiro

Guilherme Poyares

Guilherme Poyares

Marcelle Araujo

Marcelle Araujo

 Júlia

Júlia

Alberto Santágueda

Alberto Santágueda

Prem Meera

Prem Meera

Karina

Karina

Nayano Prem

Nayano Prem

Sandra

Sandra

Deva Sarasi

Deva Sarasi

Puja Puran

Puja Puran

Prem Gaya (Melissa Bittencourt)

Prem Gaya (Melissa Bittencourt)

Desmistificando a terapia tântrica

O terapeuta tântrico vai trabalhar com a sua sexualidade, não com sexo. Para isso o Tantra apresenta uma série de recursos que foram sistematizados nessa terapêutica.

Uma dessas ferramentas são as meditações. Elas ajudam a dissolver as couraças que as emoções ruins, as repressões e outras experiências criam no nosso corpo, tornando-o mais leve, limpando-o das somatizações que esses sentimentos desagradáveis possam causar.

Além disso, essas meditações trabalham a produção hormonal de diversas glândulas, gerando descargas de serotonina, ocitocina e outros hormônios ligados ao prazer e à alegria.

Também é importante lembrarmos que a terapia tântrica e a massagem tântrica não são sinônimos. O que é terapia tântrica: um conjunto de técnicas que engloba, dentre muitas outras abordagens, a massagem.

Sendo assim, a massagem tântrica é apenas um dos trabalhos que um terapeuta do Tantra pode realizar. Uma massagem tântrica tem propósitos diferentes de uma massagem convencional; sua função é trazer novas sensações e ressignificar o prazer sentido pelo corpo.

Em uma primeira etapa, a massagem tântrica busca espalhar a sensação orgástica por todo o organismo, encadeando nesse processo agrupamentos musculares nunca antes utilizados no orgasmo.

Sim, é possível sentir o orgasmo – essa reação bioelétrica – em músculos do corpo todo, não apenas nos genitais.

Esse encadeamento ajuda a intensificar, prolongar e expandir o efeito terapêutico do orgasmo. A partir daí a massagem pode ser usada para tonificar e fortalecer os músculos genitais, possibilitando-os sustentar níveis maiores de bioenergia.

Para que serve a terapia tântrica?


Um dos principais motivos das relações durarem tão pouco, ou gerarem orgasmos sem intensidade, são os músculos sexuais hipotônicos.

Assim como um atleta precisa preparar seu corpo e sua musculatura para aguentar um maior nível de exigência, os músculos vaginais e penianos também precisam de tonificação para sustentarem mais energia, provocando orgasmos muito mais intensos.

Para que serve a terapia tântrica?

Todas essas técnicas e desenvolvimentos mostram o que é terapia tântrica. Ela tem se mostrado muito útil no tratamento de várias disfunções sexuais, tanto masculinas como femininas – anorgasmia, problemas de ereção, ejaculação precoce, dispareunia, entre outros.

Não apenas isso, a prática da terapia tântrica – por mexer com a bioquímica do cérebro, produção hormonal e outros aspectos da sensibilidade – pode levar a pessoa a outros estados de consciência, ou seja, apresenta caráter meditativo.

Todo esse processo acaba por alterar a maneira que você encara sua sexualidade. Ele tira o foco do orgasmo psicogênico – aquele no qual precisamos usar a mente e suas fantasias – e reativa o centro sexual original do nosso corpo, localizado próximo da base da nossa coluna, justamente na área onde se encontra o Chakra Swadhisthana.

Uma jornada que nos tira dos pensamentos e artifícios da mente e nos leva às sensações do corpo.

Seja como tratamento de problemas e disfunções, seja como um caminho de autoconhecimento, saber o que é terapia tântrica e conhecer suas práticas pode ser uma experiência libertadora.

Principais benefícios

Como você pode perceber, existem diversos tipos de benefícios envolvidos na prática da terapia tântrica, seja ela feita por meio de massagens, meditações, ou qualquer outra forma de abordagem.

Veja agora algumas das principais mudanças que você pode esperar ao começar a aplicar a terapia tântrica no seu dia a dia:

Entenda como funciona a terapia tântrica

Agora que você já sabe o que é terapia tântrica, é preciso entender que, antes de qualquer coisa, a terapia tântrica começa com um processo de conhecimento entre você e o seu terapeuta.

O profissional responsável deve ser capaz de comunicar de maneira clara todos os processos que serão executados, tirando dúvidas e trabalhando com inseguranças à medida que elas surgem.
O primeiro passo para a terapia tântrica é o que chamamos de anamnese, ou seja, uma espécie de entrevista, onde o terapeuta irá entender melhor os seus motivos para procurar a terapia tântrica e quais técnicas podem ajudar no seu processo de autoconhecimento.

Então, as sessões são executadas de acordo com um planejamento previamente acordado entre você e o seu terapeuta. Explicamos mais sobre o funcionamento da terapia tântrica nos tópicos a seguir:

Qual é o papel do terapeuta tântrico?

O papel do terapeuta tântrico é ser um canal para que você trabalhe o seu próprio corpo, a sua própria energia e o seu próprio prazer. Sendo assim, o profissional está ali como um auxílio, e não deve tomar o protagonismo no tratamento.

Muitas pessoas, principalmente aquelas que ainda estão iniciando no Tantra, depositam muito das suas expectativas de prazer sobre o terapeuta. Mas isso é um erro. Estamos condicionados a procurar o nosso próprio prazer no outro e o Tantra é uma ferramenta que nos ajuda a desmistificar isso.

Qual o papel do terapeuta tântrico

A sessão de terapia tântrica

A sessão de terapia tântrica pode ser diferente para cada pessoa. O papel do terapeuta é entender as necessidades de cada cliente e usar as ferramentas do Tantra para tratá-lo da melhor maneira.

Para alguns, as primeiras sessões de terapia podem envolver a meditação e a respiração circular, por exemplo. Enquanto isso, para outros, a primeira sessão pode ser uma massagem Sensitive, que ativa os pontos de sensibilidade adormecidos do corpo.

O que importa é que você tenha a mente aberta para as novas sensações proporcionadas pela prática e livre-se de concepções pré-estabelecidas sobre o que é, ou não é, o Tantra.

Aproveite para conhecer mais sobre a massagem tântrica com a Rede Metamorfose!

Conclusão

Ao longo dos anos, o Tantra e as suas práticas foram bastante mal entendidas. Por isso, pode ser difícil para a maioria das pessoas entender o que é terapia tântrica sem sofrer com alguma limitação relacionada ao preconceito.

Uma das maiores concepções equivocadas sobre a terapia tântrica, e mais especificamente as massagens tântricas, é que elas têm uma conotação sexual. No entanto, é importante frisar que, ainda que estas terapias ofereçam um tratamento para a sexualidade, elas não são sexuais.

A massagem também é apenas uma das ferramentas usadas por terapeutas tântricos. A terapia no Tantra também pode ser manifestada por meio de meditações, respirações ativas e muitas outras práticas.

Dentre os benefícios da terapia tântrica estão o aprimoramento dos sentidos de todo o corpo, a libertação de repressões sexuais, o aumento da libido e o tratamento de disfunções sexuais, como a ejaculação precoce;

Se você também quer conhecer mais profundamente o que é terapia tântrica e como ela pode ajudá-la a ter uma vida sexual mais satisfatória e livre de amarras, participe de um encontro com um instrutor credenciado pela Rede. O Ser que você será lhe espera!

Sangito Deva
Encontrei no Tantra um caminho de cura muito profundo; desde as minhas primeiras práticas em 2004 percebi que o Tantra tinha um potencial de aliviar muitas das minhas neuroses e compulsões ligadas à sexualidade. Desde então não parei de mergulhar. Em 2013 comecei as práticas [...]

Veja o perfil completo




Outras reflexões

Você já se sentiu diminuído diante da presença de alguém que você admira muito? Ao nos compararmos, podemos acabar acreditando que uma...
Não fazemos ideia e nem sempre mensuramos a dimensão do quanto o corpo está diretamente ligado a constituição do corpo psíquico e por...
A cultura pode ser bastante destrutiva para pessoas que se encontrem fora dos padrões impostos, aceitos e incentivados. É muito comum que...
A Meditação Dinâmica é uma técnica criada pelo Osho para que a gente pudesse começar a aprender a meditar. Ela tem 1h de duração e 5...
Eita capacidade de ser um grande cobrador da gente mesmo. Carrascos das nossas imperfeições. Tiranos das nossas falhas. De onde vem essa...
Dizem que mais cedo ou mais tarde todo homem irá brochar, pelo menos uma vez na vida. Se tratando de fatores patológicos como hipertensão e...
São tantas as preocupações que rondam nossas mentes e as permitimos tirar a nossa paz desde a infância e ao longo de toda a nossa vida. É...
Quase sempre que eu atendo mulheres, elas nunca sentiram prazer sexual. Mas esse não é o motivo que as fizeram procurar terapia, elas...
Muita gente estranha esse nome. Me perguntam se sou estrangeira. Acham esquisito e difícil de pronunciar. Deva Harischandra é o meu...
Por definição, ejaculação precoce é uma disfunção sexual masculina, diagnosticada quando o homem ejacula antes de completar 2 minutos do...
Muitos me perguntam o que é o Tantra e como desenvolvo meu trabalho ... A primeira pergunta é realmente desafiadora pois é impossível...
O que você diz a si mesmo diariamente, pode ajudá-lo ou prejudicá-lo. As palavras têm poder. Uma palavra específica tem o poder de destruir...
Também chamada de vaginite inflamatória descamativa, um tipo de corrimento vaginal volumoso e abundante. A secreção aumenta dia a dia...
Veja todos

Eventos com data marcada

abril 2024 Vila Madalena SP
abril 2024 Vila Madalena SP
  • 27 a 28 abril 2024
  • Espaço Vila Madalena
  • sábado 9h a domingo 18h
  • Perfil de Deva SarasiSarasi Saiba +
abril 2024 Ipiranga SP
maio 2024 São Paulo (Capital) SP
  • 2 a 30 maio 2024
  • Spaco TantraNana
  • quinta 19h a quinta-feira 22h30
  • Perfil de Nana TantraNana Saiba +
maio 2024 Itapeva MG
maio 2024 Vila Mariana SP
  • 3 a 5 maio 2024
  • Quantic Tantra
  • Espaço Shiva Shakti
  • sexta 19h a domingo 19h
  • Perfil de Verônica AnandaAnanda Saiba +
maio 2024 Garopaba SC
maio 2024 Brasilia DF
maio 2024 Itapeva MG
  • 25 a 26 maio 2024
  • Exclusivo para Mulheres
  • Comunna Metamorfose
  • sábado 9h a domingo 15h
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Saiba +
maio 2024 Vila Mariana SP
maio 2024 Itapeva MG
  • 30 mai a 2 junho 2024
  • Comunna Metamorfose
  • quinta 16h a domingo 14h
  • Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
junho 2024 Itapeva MG
  • 7 a 9 junho 2024
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 19h a domingo 15h
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Saiba +
junho 2024 Caxias do Sul RS
  • 8 a 9 junho 2024
  • Espaço Gaya
  • sábado 8h a domingo 19h
  • Perfil de Prem Gaya (Melissa Bittencourt)Gaya Saiba +
junho 2024 Itapeva MG
junho 2024 Itapeva MG
julho 2024 Itapeva MG
julho 2024 Piracanga BA
julho 2024 Itapeva MG
julho 2024 Belém PA
  • 26 jul a 30 novembro 2024
  • sexta 18h a sábado 20h
  • Perfil de Nana TantraNana Saiba +
julho 2024 Itapeva MG
  • 26 a 28 julho 2024
  • Turma Extensiva - Módulo 1
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 19h a domingo 15h30
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
agosto 2024 Itapeva MG
agosto 2024 São Paulo (Capital) SP
agosto 2024 São Paulo (Capital) SP
agosto 2024 São Paulo (Capital) SP
agosto 2024 Itapeva MG
  • 16 a 18 agosto 2024
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 19h a domingo 15h
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Saiba +
agosto 2024 Itapeva MG
  • 23 a 25 agosto 2024
  • Turma Extensiva - Módulo 2
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 19h a domingo 15h30
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
setembro 2024 São Paulo (Capital) SP
setembro 2024 Itapeva MG
setembro 2024 Itapeva MG
  • 27 a 29 setembro 2024
  • Turma Extensiva - Módulo 3
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 19h a domingo 15h30
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
outubro 2024 Itapeva MG
outubro 2024 São Paulo (Capital) SP
outubro 2024 Itapeva MG
  • 18 a 20 outubro 2024
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 19h a domingo 16h
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Saiba +
outubro 2024 Itapeva MG
  • 25 a 27 outubro 2024
  • Turma Extensiva - Módulo 4
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 20h a domingo 16h30
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
novembro 2024 Itapeva MG
novembro 2024 Itapeva MG
  • 14 a 17 novembro 2024
  • Comunna Metamorfose
  • quinta 17h a domingo 15h
  • Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
dezembro 2024 Itapeva MG
  • 6 a 8 dezembro 2024
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 20h a domingo 16h
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Saiba +
dezembro 2024 Itapeva MG