Terapia Tântrica: O Orgasmo É Uma Questão de Qualidade de Vida

Terapia Tântrica: O Orgasmo É Uma Questão de Qualidade de Vida

tags: Terapia Tântrica, Orgasmo

A Terapia Tântrica promove uma ressignificação da sexualidade de quem a busca. Como terapia corporal auxilia no processo de reeducação sexual, uma vez que, devido ao contexto histórico, social, religioso e cultural, o que se recebe em termos de educação sexual é falho, muitas vezes não esclarecedor, e repressor, gerando crenças limitantes e condicionamentos comportamentais. É uma poderosíssima ferramenta para a cura de traumas e/ou bloqueios e amplamente indicada para o tratamento das mais diversas disfunções sexuais, entre elas, as mais recorrentes em sessões de atendimento: disfunção erétil (dificuldade de alcançar ou manter a ereção), ejaculação precoce (incapacidade de controlar o reflexo ejaculatório), falta de libido (falta de vontade ou interesse sexual), vaginismo (contração involuntária dos músculos próximos à entrada para a vagina), anorgasmia (impossibilidade de ter orgasmos) ou dispareunia (dor no ato sexual). Ainda, ela é uma excelente escolha para o caminho do autoconhecimento, pois promove uma ampla conexão com o corpo e descoberta de uma nova consciência corporal.

Mas o que será que acontece com o corpo de quem se submete à uma sessão de Massagem Tântrica, abordagem pela qual a Terapia Tântrica é baseada?

Se considerado que durante uma sessão de Massagem Tântrica, a chance de se ter orgasmo, seja ele de qual natureza ou intensidade for, aumenta; o que será que acontece, principalmente, no cérebro, o centro processador de sensações, sentimentos e emoções?

Recentemente, o site Science Alert publicou uma matéria sobre um estudo que foi realizado para saber o que acontece com o cérebro durante o orgasmo. Pela análise de imagens das tecnologias fMRI (Functional Magnetic Resonance Imaging) e/ou PET (Positron Emission Tomography) os pesquisadores puderam avaliar a atividade neuronal no cérebro e medir o fluxo sanguíneo cerebral dos candidatos. As principais conclusões a que esse estudo chegou, foram as seguintes:

  1. O córtex orbitofrontal lateral. Essa região é a sede do comportamento social e é a área responsável pela razão, tomada de decisões, julgamento de valores, medo e ansiedade. Eis que durante o orgasmo, essa região tem a sua atividade significativamente diminuída. Portanto, poderíamos dizer que ter orgasmos, auxilia no desenvolvimento da autoconfiança para combater medos, bem como, ser uma forma de vencer a ansiedade.

  2. Muitas partes espaciais do cérebro estão envolvidas para se ter o orgasmo. Entre elas: a) Tálamo, que integra informações sobre o toque, movimento e memórias sexuais; b) Hipotálamo, que produz a ocitocina e auxilia na coordenação da excitação e c) Áreas Motoras, responsáveis pela movimentação, principalmente pélvica, durante o estímulo sexual.

  3. Durante o orgasmo, ocorre a liberação de um hormônio chamado dopamina. Esse hormônio é responsável pela sensação de prazer, desejo e motivação.

  4. Também durante o orgasmo, ocorre a produção e liberação de prolactina, o hormônio associada à produção de leite e desenvolvimento das mamas. Esse hormônio é secretado tanto em mulheres como em homens e é responsável pela sensação de satisfação que surge após orgasmo.

  5. O orgasmo estimula o cérebro de forma semelhante de quando se usa alguma droga ou se escuta a música favorita. Ou seja, o cérebro não diferencia o prazer sexual de outras experiências prazerosas. Está localizado na parte frontal do cérebro, estando um pouco acima das órbitas oculares, e por sua vez, tem conexão direta com as áreas sensoriais e com as estruturas do sistema límbico relacionado à emoção e à memória.

  6. O cérebro libera substâncias que deixam o corpo menos sensível à dor. Com a ativação da glândula pituitária, localizada na base do cérebro, ocorre a liberação da ocitocina, endorfina e vasopressina, que promovem a diminuição da sensibilidade à dor, além de proporcionar a sensação de intimidade e de conexão.

  7. O orgasmo e a dor, ativam as mesmas áreas no cérebro. Talvez isso explicaria por que algumas pessoas associam o “sentir dor” com o “ter prazer”.

  8. Após o orgasmo, o cérebro também libera ocitocina, hormônio relacionado à capacidade de criar vínculos sociais e desenvolvimento da confiança. Sua liberação pós-orgasmo produz a sensação de felicidade e sonolência ao corpo, bem como, o aumento de serotonina, que promove o bom humor e relaxamento. Em algumas pessoas, também promove a vontade de ficar abraçadinho e tirar uma soneca.

  9. O corpo da mulher tende a seguir liberando ocitocina após o orgasmo, o que poderia explicar a motivação de muitas mulheres após o orgasmo.

  10. Em pessoas incapazes de sentir o estímulo genital, o cérebro pode “remapear-se” para permitir o corpo a sentir prazer. É possível sentir orgasmo a partir do toque na pele (o que talvez pudesse explicar o poder da Sensitive Massage, primeiro estágio da terapia corporal tântrica e carro-chefe de todo o trabalho desenvolvido durante uma sessão de massagem).

  11. O orgasmo pode ser uma forma de a natureza nos enganar para o ato da reprodução.

  12. Ter orgasmos ajuda o cérebro a se manter saudável, devido ao aumento do fluxo sanguíneo.

  13. E por último, ter orgasmos sugere que ocorre o estímulo da ovulação em algumas mulheres.

    Pode-se- dizer então, que os nossos corpos, tanto do ponto de vista anatômico, fisiológico

ou biológico, vêm preparados com todas as ferramentas necessárias para o desenvolvimento da sensação de satisfação, prazer e bem-estar, e consequentemente, com a capacidade de autocura. Quando a barreira da descoberta do próprio corpo é vencida, a sexualidade e a liberdade para sentir prazer e ter orgasmo, passa a ser algo natural e pleno, e é aí que a Terapia Tântrica auxilia, mostrando e conduzindo para o processo de autocura e plenitude. Conhecer o próprio corpo e permitir que ele aproveite ao máximo as suas capacidades biológicas, é o mesmo que dizer que é possível treiná-lo para que a energia sexual seja aproveitada de forma mais consciente e parcimoniosa. Quando se desperta para essa possibilidade, há a oportunidade para o desenvolvimento da expansão da qualidade de vida nas mais diferentes esferas, que segundo a Medicina Tradicional Chinesa, esse Chi sexual (energia vital sexual) não só cura doenças, como também seria capaz de prevenir o surgimento de outras. Talvez a frase que melhor expresse isso seja “An orgasm a day keeps the doctor away” (“um orgasmo por dia mantem o médico afastado”). Ou seja, é uma questão de qualidade de vida.

Referências Bibliográficas

* Duna, F. & Goldberg, P. Jogos de Paixão – Técnicas orientais milenares para alcançar a  felicidade e bem-estar através do sexo fantástico. Editora Record. Rio de Janeiro-São Paulo. 1999.
* Site Science Alert – Artigo original publicado e disponível em https://www.sciencealert.com/here- s-what-happens-to-your-brain-when-you-orgasm - Acessado em fevereiro de 2020.

[ arte ilustrativa: "Ode to Orgasm" - Peter Van Straten ]




Outras reflexões

Ele estava meio triste. Tinha terminado um relacionamento longo há 5 meses. Estava tentando ficar bem. Sentia que tinha que fazer algo a...
É um prazer gerado na dependência da visualização de conteúdos eróticos, cenas sensuais/casuais e permite diversas imaginações numa...
Com conceitos que remetem à espiritualidade, as técnicas de massagem tântrica são milenares. Mesmo que essas técnicas tenham sido...
Dando sequencia do artigo anterior aonde esgotamos tudo que poderia ser falado sobre larvas astrais bem como suas diversas fontes...
Afetividade é a relação de carinho ou cuidado que a pessoa tem consigo mesma ou com alguém que lhe seja íntimo ou querido. É um estado...
E se eu te pedir pra fazer uma lista rápida contendo apenas dez, das suas inúmeras qualidades? Espero que você consiga listá-las bem...
La petit mort é como os franceses chamam o ápice erótico, o orgasmo... Para Bataille na pequena morte erotica se experimenta o...
Estamos vivendo entre jovens viciados em pornografia, mães solteiras aos 14 anos, casais que não conseguem manter uma relação por muito...
Para o bem ou para o mal, quando somos crianças nós copiamos os comportamentos dos adultos. É assim que nós aprendemos a viver. A criança...
Veja todos

Eventos com data marcada

novembro 2025 Jundiaí SP
  • 14 a 16 novembro 2025
  • Curso de Tantra na natureza
  • sexta 19h a domingo 19h
  • Perfil de Verônica AnandaVerônica Saiba +
novembro 2025 Jundiaí SP
novembro 2025 Lavrinhas SP
novembro 2025 Caxias do Sul RS
  • 22 a 23 novembro 2025
  • Espaço Gaya
  • sábado 8h a domingo 19h30
  • Perfil de Prem Gaya (Melissa Bittencourt)Gaya Saiba +
novembro 2025 Vila Madalena SP
  • 22 a 23 novembro 2025
  • Espaço Vila Madalena
  • sábado 8h a domingo 17h
  • Perfil de André CatanhoAtash Saiba +
novembro 2025 Vila Madalena SP
novembro 2025 Itapeva MG
  • 28 a 30 novembro 2025
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 19h a domingo 15h
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Saiba +
novembro 2025 Lago Norte Brasília/DF
novembro 2025 Vila Mariana SP
  • 29 a 30 novembro 2025
  • sábado 9h30 a domingo 19h30
  • Perfil de Luciana GarimaGarima Saiba +
novembro 2025 Brasilia DF
  • 30 novembro 2025
  • Para homens maiores de 18 anos.
  • Espaço Astrea
  • domingo 14h às 18h
  • Perfil de Vitor ShivVitor Saiba +
dezembro 2025 Vila Madalena SP
dezembro 2025 Caraíva BA
dezembro 2025 São Paulo (Capital) SP
  • 5 a 7 dezembro 2025
  • Do Coração para o Ser
  • Divino Lótus
  • sexta 9h a domingo 16h
  • Perfil de Gilson NakamuraGilson Saiba +
dezembro 2025 Vila Madalena SP
dezembro 2025 Itapeva MG
  • 12 a 14 dezembro 2025
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 19h a domingo 15h
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Saiba +
dezembro 2025 Vila Madalena SP
dezembro 2025 Itapeva MG
dezembro 2025 Itapeva MG
  • 27 dez a 1 janeiro 2025
  • Festival de fim de ano
  • Comunna Metamorfose
  • sábado 15h a quarta-feira 16h
janeiro 2026 Itapeva MG
janeiro 2026 Goiânia GO
janeiro 2026 Vila Madalena SP
  • 20 janeiro 2026
  • Meditação Dinâmica Adaptada
  • terça-feira 20h às 22h
  • Perfil de Gilson NakamuraGilson Saiba +
janeiro 2026 Itapeva MG
  • 23 a 25 janeiro 2026
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 16h a domingo 16h
  • Perfil de Sadharma Prem (Fábio Silos)Sadharma Saiba +
fevereiro 2026 Vila Madalena SP
fevereiro 2026 Itapeva MG
  • 6 a 8 fevereiro 2026
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 15h a domingo 15h
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Saiba +
março 2026 Vila Madalena SP
março 2026 Vila Madalena SP
  • 10 março 2026
  • Meditação Kundalini
  • terça-feira 20h às 22h
  • Perfil de Gilson NakamuraGilson Saiba +
março 2026 Itapeva MG
  • 13 a 15 março 2026
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 16h a domingo 16h
  • Perfil de Sadharma Prem (Fábio Silos)Sadharma Saiba +
março 2026 Vila Madalena SP
março 2026 Ilhabela (Ilha Bela) SP
  • 28 mar a 29 novembro 2026
  • sábado 8h a domingo 18h
  • Perfil de Amara RossRoss Saiba +
março 2026 Vila Madalena SP
abril 2026 Vila Madalena SP
  • 14 abril 2026
  • Meditação Nataraj
  • terça-feira 20h às 22h
  • Perfil de Gilson NakamuraGilson Saiba +
abril 2026 Vila Madalena SP
maio 2026 Vila Madalena SP
  • 26 maio 2026
  • Meditação Osho Vipassana
  • terça-feira 20h às 22h
  • Perfil de Gilson NakamuraGilson Saiba +
junho 2026 Vila Madalena SP
junho 2026 Vila Madalena SP
julho 2026 Vila Madalena SP
  • 7 julho 2026
  • Meditação Gibberish & Let-Go
  • terça-feira 20h às 22h
  • Perfil de Gilson NakamuraGilson Saiba +
julho 2026 Vila Madalena SP
agosto 2026 Vila Madalena SP
agosto 2026 Vila Madalena SP
  • 18 agosto 2026
  • Meditação Chakra Breathing
  • terça-feira 20h às 22h
  • Perfil de Gilson NakamuraGilson Saiba +
setembro 2026 Vila Madalena SP
setembro 2026 Vila Madalena SP
outubro 2026 Vila Madalena SP
outubro 2026 Vila Madalena SP
outubro 2026 Vila Madalena SP
novembro 2026 Vila Madalena SP
  • 10 novembro 2026
  • Meditação Nadabrahma
  • terça-feira 20h às 22h
  • Perfil de Gilson NakamuraGilson Saiba +
novembro 2026 Vila Madalena SP
dezembro 2026 Vila Madalena SP